Espanhol Português Inglês
Novidade - Cotação Online
GUIA ONLINE
DE FORNECEDORES
Fabricantes Distribuidores Empresas
Busca Geral
Participe agora mesmo
CADASTRE-SE AGORA MESMO!


Voltar

AVANÇO DA SUPLEMENTAÇÃO ALIMENTAR

Com a popularização da cultura da saúde, boa forma e bem-estar, a atividade física tem se estabelecido como prioridade nos momentos de lazer da população, seja uma corrida no parque ou a musculação na academia.

Aliado a isso, a preocupação com a alimentação é um fator cada vez mais importante na rotina dos esportistas e preparadores físicos e a elaboração da dieta apropriada vai muito além das três principais refeições do dia. A ingestão de cada macronutriente precisa ser cuidadosamente balanceada e isso é facilitado com o consumo de suplementos alimentares desenvolvidos estrategicamente para suprir essa necessidade, pois a obtenção dos nutrientes requeridos quantitativa e qualitativamente pela ingestão somente de alimentos comuns é mais difícil.

O balanceamento desses macronutrientes dependerá do objetivo que se pretende alcançar, como por exemplo, o ganho de energia, peso e/ou desenvolvimento e reconstrução da massa muscular. As formulações desses suplementos levam em consideração o índice glicêmico dos carboidratos, absorção das proteínas, tamanho da cadeia das gorduras e solubilidade das fibras. Os micronutrientes, minerais como ferro, zinco e magnésio e as vitaminas, também são utilizados na suplementação e podem ser recomendados para quem pratica atividades físicas.

O mercado de suplementos para esportistas vem crescendo ano a ano e alguns segmentos começam a investir nesse negócio. As apresentações mais conhecidas são cápsulas, comprimidos, pó e produtos prontos para consumo.

Em cápsulas e comprimidos a maior disponibilidade fica por conta das combinações de aminoácidos como BCAA, creatina e L-carnitina, responsáveis pela reconstrução da massa muscular, função também desempenhada pela albumina; da cafeína, que acelera o metabolismo promovendo aumento do desempenho nos exercícios e das vitaminas e minerais que complementam e regulam as funções do organismo. Já nas apresentações em pó, roubam a cena os shakes. Estes produtos podem ser ingeridos antes, durante ou pós-treino, conforme orientação profissional.

Nos últimos anos, a procura por produtos industrializados que agregam praticidade, sabor e funcionalidade tem crescido a nível global, gerando o interesse das empresas em desenvolver apresentações práticas e inovadoras, o que justifica o investimento e surgimento de comprimidos mastigáveis, gummies, bebidas prontas para consumo além de alimentos enriquecidos.

Dentre os suplementos nutricionais sólidos orais, a inovação fica por conta dos formatos arrojados, além da entrega dos nutrientes em dosagens únicas, que muitas vezes não podem ser aplicadas somente a um comprimido ou cápsula, já que esses seriam grandes e de difícil deglutição. Como solução diferenciada para as dosagens únicas, surgem os comprimidos mastigáveis em diversos sabores. Esses comprimidos apresentam menor dureza, o que os torna apropriados para a mastigação.

Saindo do mercado de sólidos orais e embarcando nas demais apresentações, o shake em pó, pioneiro em suplementação na forma de alimento, apresenta entre seus principais ingredientes as proteínas do soro e leite, carboidratos complexos, fibras, corantes e aromas. Dependendo do balanceamento pode também ser consumido como substituto de refeição já que muitas vezes os shakes são acrescidos de vitaminas e minerais.

As bebidas lácteas com alto teor de proteína, que eram encontradas apenas em pó para preparo, agora são encontradas também na versão pronta para beber. Esse mercado ainda é mais desenvolvido nos EUA, mas vem ganhando espaço em outras regiões do mundo já que essas bebidas são práticas, apresentam grande variedade no teor de proteína e nos sabores, além de conter também vitaminas e minerais.

Atualmente, com o número crescente de intolerantes à lactose, vegetarianos e veganos, essas bebidas já apresentam versões com alto teor de proteínas de fontes vegetais, como arroz, ervilha e soja, abrangendo um público maior.

A Blanver, empresa brasileira presente há mais de 30 anos no mercado, produz ingredientes e excipientes que auxiliam na fabricação destes suplementos.

Entre nossos produtos, os mais indicados para formulações de suplementos em cápsulas e comprimidos são o MICROCEL® e o SOLUTAB®. Nessas apresentações o suplemento se torna prático e facilmente transportável.

O MICROCEL®, celulose microcristalina, é uma fibra insolúvel de origem natural composta por partículas de alta porosidade que atua como agente de compressão, auxiliar de extrusão e fluxo, confere alta dureza e baixa variação de peso no processo produtivo, garantindo assim robustez e uniformidade ao produto final. O SOLUTAB®, croscarmelose sódica, por sua vez é um superdesintegrante que possui alta capacidade de absorção de água e assim sofre expansão radial, o que leva à desintegração completa de grânulos, pellets e comprimidos, disponibilizando os nutrientes presentes na formulação para absorção no organismo.

Quando a suplementação tem também o objetivo de ser incorporada na alimentação de forma saborosa e inovadora, a Blanver oferece além do MICROCEL®, a TABULOSE SC®.

Nas formulações de shake em pó, o mesmo MICROCEL® utilizado nos comprimidos pode ser utilizado como fonte de fibra insolúvel ajudando no funcionamento do intestino e na sensação de saciedade.

Já nas bebidas prontas para consumo, para obter uma bebida proteica homogênea e uniforme em que a formulação se mantenha estável durante toda a vida de prateleira, alguns ingredientes são utilizados e a celulose microcristalina coloidal vem sendo aplicada como um dos principais estabilizantes para este tipo de bebida. Comercializada com o nome de TABULOSE SC®, esse ingrediente tem a capacidade de minimizar a percepção da arenosidade proporcionada pelas proteínas assim como prevenir a separação de fases e a sedimentação de ingredientes insolúveis.

Aproveitando a oportunidade de combinar alimentação com suplementação, outras categorias estão investindo no desenvolvimento de produtos com alto teor de proteína. Já são encontrados no mercado: barras, sorvetes, pudins, molhos de salada, pastas de amendoim, iogurtes, chocolates, doces, snacks e cereais matinais ricos em proteínas. Essa variedade possibilita o consumo deste componente de uma forma mais atraente, permitindo a ingestão desses produtos em diferentes momentos do dia.

Entre as 10 principais tendências de alimentos apontadas no ano de 2016 pela Innova Market, está a alimentação “além do atleta”, que consiste em oferecer produtos que antes eram direcionados aos atletas, para o publico em geral, permitindo que os benefícios dos componentes nutricionais esportivos estejam disponíveis e acessíveis a todos.

Considerando a preocupação com a melhora da qualidade de vida, saúde e beleza, surgem outras formas de suplementação como, de A a Z, para idosos, gestantes, mulheres no período da menopausa, fortalecimento de cabelos e unhas, entre outros.

Blanver Farmoquímica e Farmacêutica S.A.

Tel.: (11) 4144-9400

blanver.com.br




Galeria de Imagens:



Downloads:



Envie um artigo



Telefone:

+55 11 5524-6931

Fique conectado:

Curta nossa Fanpage:
facebook.com/AditivosIngredientes

© EDITORA INSUMOS LTDA.

Av. Sargento Geraldo Santana,
567 – 1º andar
CEP 04674-225
São Paulo, SP - Brasil

001
script>