Vote
Vote
Vote
Vote
Vote
Vote
Vote
Vote
Vote
Vote
Vote
Vote
Vote
Vote
Vote

Esconder

Guia 2021

Cadastre-se
anuncie
MENU

Cotação de Ingredientes

Guia de Fornecedores

CADASTRE SUA EMPRESA - CLIQUE AQUI


Alimentos para uma boa noite de sono

O sono é necessário e a melatonina é o hormônio responsável por este. Porém, é preciso dormir bem o suficiente para atingir todas as fases do sono.

Sim, o sono tem fases e, dentre elas há, no início, apenas uma sonolência que acorda facilmente com qualquer barulho, depois vem um relaxamento e então o sono profundo. É nesta hora que há recuperação do corpo, consolidação da memória e do aprendizado, havendo liberação de hormônios, inclusive o que faz aumentar a massa muscular.

Se você acordar durante este tempo voltará para a primeira fase que é bem leve e não terá um sono reparador. Poderá acordar cansado, com o corpo dolorido, ficando irritado e compulsivo durante todo o dia.

A serotonina é um neurotransmissor que age no cérebro e acalma, dá sensação de bem estar, regula o apetite, melhora o humor e a concentração, além de atuar na síntese de melatonina. Já ao entardecer, esta serotonina vai reduzindo e dando espaço para a melatonina.

Como a serotonina atua no apetite explica-se o aumento da compulsão alimentar no final do dia, que nas mulheres é principalmente por alimentos doces. O detalhe é que a mulher precisa de mais serotonina do que o homem.

E o que fazer para ter bons níveis serotonina? Ela vem do triptofano, que é um aminoácido presente nos alimentos. Mas, para que ela possa atuar no cérebro é necessário o consumo de carboidratos e outras vitaminas.

Confuso? Não, é que na nutrição tudo é interligado. Os alimentos agem em sintonia, um nutriente depende do outro. Ainda bem que todos os alimentos são formados por diversos nutrientes.

O triptofano precisa estar associado a vitaminas do complexo B e também o magnésio, que entre tantas funções ainda ajuda no relaxamento muscular. É ai que entram todos os vegetais de folhas verdes escuras que são ricos em magnésio.

E, nem precisa sair atrás de listinhas de alimentos ricos em triptofano, magnésio, complexo B, cálcio, cromo e outros nutrientes. Eles estão presentes em frutas, vegetais, principalmente, os verdes escuros, grãos integrais e leguminosas, sementes oleaginosas, aveia, sementes de linhaça e girassol e nos peixes ricos em ômega 3 (sardinha, salmão, atum) e carnes magras de frango ou bovina, mas sempre alternando o consumo destes a cada dia.

Portanto evite os alimentos refinados, consuma vegetais pelo menos duas vezes ao dia, tenha refeições variadas e coloridas, consuma frutas diariamente, tome água ao longo do dia e pratique exercício físico regularmente.

É importante evitar alimentos estimulantes, principalmente no final do dia, para que eles não atrapalhem o seu sono. São eles café, chá mate, preto ou verde, chocolate, refrigerantes tipo cola, guaraná. Em contra partida, um chá pode ajudar no relaxamento e na boa noite de sono.

Junte folhas secas de melissa, maracujá, camomila e mulungu. Prepare uma infusão e tome meia hora antes de dormir. Melhor não adoçar, mas se preferir coloque uma colherinha de mel. Bom sono!!!




Notícias relacionadas



Envie uma notícia



Telefones:

Comercial:

11 99834-5079

Newsletter:

© EDITORA INSUMOS LTDA.

001