Vote
Vote
Vote
Vote
Vote
Vote
Vote
Vote
Vote
Vote
Vote
Vote
Vote
Vote
Vote

Esconder

Guia 2021

Cadastre-se
anuncie
MENU

Cotação de Ingredientes

Guia de Fornecedores

CADASTRE SUA EMPRESA - CLIQUE AQUI


Consumir carboidrato é fundamental para o bom funcionamento do organismo

Quando o assunto é alimentação, sempre há alguns vilões protagonistas dos regimes alimentares, como o chocolate e o ovo já tiveram a sua vez. Atualmente, o carboidrato e o glúten são os nutrientes mais questionados, e as dietas que promovem a restrição indiscriminada dos alimentos destes grupos e prometem resultados milagrosos estão conseguindo cada vez mais adeptos, fato que preocupa os profissionais da área da saúde.

Beatriz Botéquio, consultora em nutrição da Associação Brasileira das Indústrias de Biscoitos, Massas Alimentícias, Pães & Bolos Industrializados (ABIMAPI), explica que ?para uma dieta ideal o correto é que seja feito o consumo variado de alimentos dentro de todos os grupos alimentares?. Ou seja, o que realmente proporciona uma melhor qualidade de vida e perda de peso é saber comer com equilíbrio.

?Os regimes que estão na moda, que defendem a restrição de um ou outro tipo de alimento, podem acarretar em carências nutricionais importantes e precisam ser olhados com muito cuidado? afirma Beatriz. De acordo com a nutricionista, retirar o carboidrato da alimentação, por exemplo, pode gerar fadiga além de carências de fibras e outros micronutrientes. Além disso, essa tendência vai contra praticamente todas as pirâmides alimentares adotadas.

Criado em 1999, pela pesquisadora Sonia Tucunduva Philippi, do Departamento de Nutrição da Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo (USP), o modelo brasileiro de pirâmide alimentar nada mais é do que um gráfico que indica a proporção que cada tipo de alimento que deve ser ingerido para que nosso organismo tenha todos os nutrientes necessários para uma vida saudável.

O carboidrato está presente na base deste gráfico, o que significa que deve ser ingerido em um número maior de porções diárias do que os demais grupos. ?Ele é nossa principal fonte de energia, garante o funcionamento do metabolismo de forma eficiente e, em falta, resulta em cansaço, fadiga muscular, alteração do sono, câimbras e perda de massa muscular? completa Beatriz. Por isto, a importância da oferta adequada de alimentos como arroz, trigo, milho e seus derivados ? massas, pães, bolos e biscoitos, que também são fontes de proteínas vegetais, fibras, vitaminas e sais minerais ? divididos em aproximadamente seis refeições por dia.




Notícias relacionadas



Envie uma notícia



Telefones:

Comercial:

11 99834-5079

Newsletter:

© EDITORA INSUMOS LTDA.

001