Vote
Vote
Vote
Vote
Vote
Vote
Vote
Vote
Vote
Vote
Vote
Vote
Vote
Vote
Vote

Esconder

Guia 2021

Cadastre-se
anuncie
MENU

Cotação de Ingredientes

Guia de Fornecedores

CADASTRE SUA EMPRESA - CLIQUE AQUI


Saiba quais alimentos são aliados da memória

Você olha para o rosto de alguém conhecido e, na hora de lembrar o nome, a cabeça é tomada por um constrangedor vazio. Ou, pior: esquece datas ou compromissos importantes. Se você passa por essas saias justas com frequência, talvez seja o momento de cuidar com um pouco mais de carinho da sua memória.



Um dos caminhos para ficar com o cérebro em dia está diretamente relacionado ao estilo de vida. Diferentes estudos já comprovaram que a associação entre uma alimentação equilibrada, a prática regular de atividades físicas e estímulos permanentes do cérebro ? como leitura e o aprendizado de novas atividades ? é capaz de reduzir, inclusive, o risco de doenças neurodegenerativas como o Alzheimer. Segundo a neurologista da Santa Casa de Porto Alegre Liana Fernandez, cerca de 90% das pessoas que têm Alzheimer não carregam uma alta carga genética que favoreça o aparecimento da doença.

? O que se sabe é que os cuidados com a memória devem começar o mais cedo possível para que se diminuam os riscos de doenças neurodegenerativas na velhice ? diz a médica.



José Alves Lara Neto, vice-presidente da Associação Brasileira de Nutrologia, diz que o grande desafio da medicina hoje é conscientizar os pacientes sobre a importância da prevenção, com o uso mínimo de remédios:



? O maior inimigo da memória é o estresse crônico. Se o cérebro recebe uma sobrecarga de tensão muito grande, seja pela correria do dia a dia ou por doenças como diabetes e hipertensão, o risco de o indivíduo desenvolver problemas de memória é enorme. É preciso tirar esses fatores do caminho.



Nesse contexto, a alimentação vira uma grande aliada da memória. Segundo Gilberti Helena Hübscher, professora de nutrição da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), o cérebro produz um alto nível de estresse oxidativo, pois consome cerca de 20% do oxigênio captado pelo ser humano. Por isso, uma alimentação rica em antioxidantes ajuda a manter o corpo e a cabeça funcionando bem.

Lembre-se de pôr no cardápio

A pedido do caderno Vida, a nutricionista da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) Gilberti Helena Hübscher elaborou uma lista com exemplos de nutrientes que beneficiam a memória.

? Zinco: presente nas castanhas, nozes e amêndoas, é capaz de melhorar a sinalização neuronal, reduzindo a perda da memória natural da idade avançada.

? Magnésio: beneficia a plasticidade sináptica, gerando uma melhora nas habilidades de aprendizado e das memórias de curto e longo prazo. Encontrado em hortaliças de folhas verdes escuras, castanhas, peixes e cereais integrais.

? Colina: é outro nutriente considerado importante para o cérebro, pois participa da formação da acetilcolina, um neurotransmissor da memória. Pode ser encontrada na gema do ovo e na soja fermentada, como o missô.

? Ômega-3: auxilia na formação de novos neurônios. Este nutriente está presente na sardinha, no atum, no salmão e em outros peixes de águas profundas.

? Vitaminas do complexo B: colaboram para a melhora da função cognitiva. São encontradas nos cereais integrais como arroz, centeio, gérmen de trigo, feijão, carne vermelha, peixes e na gema do ovo.

? Vitamina C: exerce atividade antioxidante. Presente no mamão, melão, na laranja e na água de coco.

? Vitamina E: além de ser um antioxidante, auxilia na prevenção de doenças vasculares. Está presente no abacate, no óleo de girassol e em peixes.

? Vitamina A e betacaroteno: são antioxidantes e regulam a expressão dos genes. Carne, cenoura, batata doce, abóbora, tomate e brócolis são alguns exemplos de fontes.

? Ácido fólico: atua como fator de reações que influenciam o desempenho cognitivo. Encontrado no feijão, na batata, no brócolis e na vagem.

? Ácidos graxos poliinsaturados: regulam a energia na região cerebral e são componentes da estrutura das células nervosas e da bainha de mielina, que auxilia na rapidez com que as informações são transmitidas de uma célula para outra. Presentes no azeite de oliva, no óleo de canola e na linhaça.

? Ferro: sua deficiência diminui o fornecimento de energia e oxigênio ao cérebro. Está em carnes, feijão, lentilha e damasco.

? Carboidratos integrais: mantêm a glicose no sangue, principal fonte de energia do cérebro. São encontrados no arroz integral, na aveia
e nos cereais integrais em geral.

O QUE EVITAR

? Gorduras saturadas: em excesso, desencadeiam um processo inflamatório que afeta o funcionamento das células nervosas e acelera a perda de memória.

? Açúcar: o alimento aumenta a produção de insulina rapidamente no organismo, promovendo reações químicas que podem danificar as células cerebrais.

? Bebidas alcoólicas: o álcool toma o lugar da glicose nas células nervosas, porém, sem oferecer a mesma quantidade de energia, prejudicando seu funcionamento e, consequentemente, o processo de memorização, dentre outros.






Notícias relacionadas



Envie uma notícia



Telefones:

Comercial:

11 99834-5079

Newsletter:

© EDITORA INSUMOS LTDA.

001