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Alibra lança a Mozzalet - uma nova cobertura para pizza

A Alibra, fornecedora de produtos lácteos em pó e de soluções em ingredientes para alimentos e pioneira no Brasil na produção de queijos análogos processados, lança mais um produto destinado à cadeia Food Service: A Mozzalet, desenvolvida para substituir parcialmente a mussarela tradicional proporcionando redução de custos. Com experiência neste segmento há cinco anos, desde quando lançou a Mozzana - cobertura para pizzas tipo mussarela, a Mozzalet inova trazendo uma nova tecnologia e melhor custo.

De acordo com o sócio da Alibra, João Bosco Pinheiro, a Mozzalet é uma cobertura para pizzas tipo mussarela que chega ao mercado apresentando como principais características: a alta performance e rendimento, redução de custos, excelentes propriedades de ralagem, fatiamento e derretimento. Além disso, o produto não aglomera depois de ralado, libera menos gordura após o forneamento, e possui baixo teor de lactose. "Como se trata de um queijo análogo, ele pode ser adaptado para atender às necessidades nutricionais específicas, dependendo da base de ingredientes utilizada", afirma Bosco.

Crescimento do mercado Food Service

Segundo a ABIA - Associação Brasileira das Indústrias da Alimentação, o mercado Food Service já representa 30% do faturamento da Indústria de Alimentos e Bebidas. A Associação também estima que nos grandes centros urbanos o número de refeições feitas fora de casa chegue a 30% das refeições totais. Apesar de significativo, o número ainda tem grande potencial de crescimento se comparado aos Estados Unidos e Europa, onde são destinados 50% e quase 70% respectivamente.

Já o IFB - Instituto Food Service Brasil reforça o crescimento apontando que entre 2011 e 2014, o faturamento deste setor saltou de R$ 121 bilhões para R$ 157 bilhões, apresentando uma média anual acima de 9%. A participação do Food Service no gasto das famílias com alimentação saltou de 24,1% em 2002 para 33,3% em 2014.

Diante destes números, Tiago Paschoini, Gerente de Vendas da Alibra, declara que o que motivou a empresa a lançar este produto, que integrará a linha Food Service, foi perceber, além do crescimento do setor, a oportunidade de oferecer uma cobertura que pode reduzir o custo final da pizza, principalmente em um mercado em que todos procuram melhorar a margem de lucro sem abrir mão da qualidade.

"O grande diferencial dos queijos análogos é a vantagem econômica diante dos tradicionais, já que o preço da mussarela convencional oscila ao longo do ano, acompanhando a oferta e demanda do leite".

"Como o mercado de Food Service é crescente no Brasil, produtos inovadores como a Mozzalet agregam às demandas cada vez maiores por produtos que tragam qualidade, praticidade e redução de custo", afirma Tiago Paschoini.

A Mozzalet se homogeneíza muito bem com a mussarela tradicional e, por isso, pode ser utilizado em diversas proporções dependendo do resultado de sabor, textura e consistência desejados. Além da pizza, a Mozzalet pode ser aplicada em recheios de pastéis, salgados, tortas e de massas em geral.

Paschoini explica ainda que a Mozzalet chegará às pizzarias, restaurantes, pequenas fábricas de salgados e cozinhas industriais através de distribuidores de produtos refrigerados e atacado de auto serviço (cash and carry). Além disso, a empresa disponibilizou um vídeo no site, no qual demonstra a performance e benefícios do produto.

Histórico dos Queijos análogos

Na fabricação dos queijos análogos, o leite e a gordura do leite presentes nos queijos tradicionais são parcialmenteou totalmente substituídos por proteínas de leite, gorduras vegetais e amidos modificados. A tecnologia de produção é a mesma utilizada na fabricação do queijo processado, através de calor, trabalho mecânico e sais fundentes.

Os queijos análogos também conhecidos como sucedâneos de queijo podem ser classicados como produtos lácteos ou parcialmente lácteos como a Mozzalet, ou análogos não-lácteos. Além do queijo análogo tipo mussarela, é possível produzir também queijo análogo tipo cheddar e parmesão, os quais podem ser comercializados em blocos, filetes, pedaços, fatias ou molhos.

"Apesar de sua produção ser recente no Brasil, na Europa e nos Estados Unidos ela já acontece há algum tempo devido ao preço atraente e funcionalidade. Além da redução de custos à cadeia Food Service, o produto oferece uma expansão mercadológica graças a demanda por intolerantes à lactose", diz o sócio da Alibra, João Bosco.

No Brasil, a estimativa é de que sejam consumidos aproximadamente 1000 toneladas de mussarela por dia em pizzas. "Nosso país representa um grandioso mercado, por isso a Alibra conta em seu portfólio com os queijos análogos", conclui.




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