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Allulose livre da rotulagem de “adição de açúcar”: o sucesso da FDA apresenta uma via comercial nos EUA

A adoção comercial da alulose nos Estados Unidos parece mais próxima do que nunca depois que a Food and Drug Administration (FDA) dos EUA anunciou que vai permitir que o adoçante de baixa caloria seja excluído do total Rótulos de fatos quando usados como ingrediente. Seguiu-se um longo processo que só foi prolongado pela paralisação do governo dos EUA na virada do ano.

“A chave por trás da alulose sendo excluída das declarações de rótulos 'açúcares totais' ou 'adição de açúcares' é que os dados mais recentes sugerem que a alulose é diferente de outros açúcares, pois não é metabolizada pelo corpo humano da mesma forma que o açúcar de mesa, Diz Susan Mayne, Ph.D., diretora do Centro de Segurança Alimentar e Nutrição Aplicada da FDA. "Ele tem menos calorias, produz apenas um aumento insignificante na glicose no sangue ou nos níveis de insulina e não promove a cárie dentária", acrescenta ela.

A notícia, anunciada ontem, foi bem recebida pelos principais fornecedores, a Tate & Lyle e a Ingredion (parceira da allulose com a japonesa Matsutani, pioneira na área de pesquisa e desenvolvimento de açúcar raro).

Ingredion, diz que o anúncio marca uma "mudança fundamental" na maior implantação da alulose nos EUA.“Liderar a comercialização da alulose em 2015 com DOLCIA PRIMA allulose nos deu a oportunidade de sermos os primeiros a trabalhar com fabricantes de alimentos e bebidas em seus desafios de redução de calorias usando esse ingrediente”, Abigail Storms, vice-presidente de marketing estratégico global da Tate & Lyle diz.

“Temos visto soluções incríveis, mas a rotulagem foi um obstáculo desafiador até agora. Estou animado com o impacto que podemos agora fazer junto com nossos clientes sobre a redução do consumo de açúcar em marcas de todas as categorias nos EUA. Este é um avanço na nossa capacidade de oferecer soluções relevantes para consumidores e clientes diante das crises de saúde de obesidade e diabetes de hoje ”, acrescenta.

Afrouz Naeini, Líder Regional da Plataforma para a Redução do Açúcar nos EUA / Canadá, na Ingredion, diz que o anúncio marca uma “mudança crucial” na maior implantação da alulose nos EUA. "Esta decisão abre uma nova porta para formuladores de produtos e desenvolvedores, à medida que eles buscam desenvolver produtos que atendam à demanda dos consumidores por redução de calorias e redução de açúcar", disse ela à FoodIngredientsFirst .

A alulose é um adoçante de baixa caloria que ocorre naturalmente em pequenas quantidades no trigo, algumas frutas (incluindo figos e passas) e uma variedade de outros alimentos e também pode ser fabricado. É um dos muitos açúcares raros que existem na natureza em quantidades muito pequenas.

A Tate & Lyle, que produz a DOLCIA PRIMA allulose (um açúcar raro de baixa caloria), recebeu a notícia. O ingrediente em tendência é 70% mais doce que o açúcar e ajuda os fabricantes a reduzir a sacarose em suas receitas e a desenvolver alimentos e bebidas com calorias reduzidas para atender à crescente demanda dos consumidores. A alulose tem 95% menos calorias que a sacarose.

Lançamentos com o ingrediente até agora têm sido poucos e distantes entre si, mas o apoio científico está crescendo. A Innova Market Insights relata que a atividade de patentes está prosperando em adoçantes naturais, com 42% de crescimento nas publicações da allulose apenas um indicador dessa tendência de pesquisa (global, 2018 x 2017).

Sob a regra de rótulo de fatos nutricionais de 2016 da FDA, a quantidade de alulose precisa ser contada para a quantidade de carboidratos totais, açúcares totais e açúcares adicionais declarados nos rótulos de Nutrição e Fatos Suplementares. Além disso, sob a regra de rótulo de fatos nutricionais de 2016, a alulose deve ser contada como quatro calorias por grama de adoçante nos rótulos Nutrição e Fatos suplementares. Este novo projeto de orientação estabelece que a FDA pretende exercer o poder de aplicação da lei para permitir que os fabricantes excluam a alulose do valor declarado no total e nas declarações de açúcares adicionados. Além disso, a orientação afirma que a FDA pretende exercer o critério da aplicação para permitir que os fabricantes usem 0,4 calorias por grama de alulose ao calcular as calorias da alulose em uma porção de um produto. Contudo,

A FDA planeja lançar em breve orientações adicionais para ajudar os fabricantes a cumprir os novos requisitos de rotulagem, incluindo uma orientação para abordar a declaração de açúcares adicionados em embalagens e recipientes de mel, xarope de bordo e certos produtos de oxicoco. Entretanto, a agência abordou as propriedades únicas da allulose no projeto de orientação emitido.

Danielle Schor, do Centro de Segurança Alimentar e Nutrição Aplicada da FDA, disse à FoodIngredients First que, embora os dados e informações da indústria fossem considerados, a agência conduziu uma revisão independente das evidências científicas. Foi uma orientação única para o que é um ingrediente único. “O documento de orientação preliminar é específico para a alulose. Não aborda nem inclui outros adoçantes. Os adoçantes de alta intensidade que não são quimicamente "açúcares" não estão incluídos na declaração de açúcar ", explica ela.

Em 20 de maio de 2016, a FDA anunciou o novo rótulo de informação nutricional para alimentos embalados para refletir novas informações científicas, incluindo a ligação entre dieta e doenças crônicas, como obesidade e doenças cardíacas. O novo rótulo tornará mais fácil para os consumidores fazer escolhas alimentares mais informadas. A FDA publicou as regras finais no Registro Federal em 27 de maio de 2016. O novo rótulo já está aparecendo nos pacotes antes mesmo de ser usado. Fabricantes com US $ 10 milhões ou mais em vendas anuais devem mudar para o novo rótulo até 1º de janeiro de 2020; os fabricantes com menos de US $ 10 milhões em vendas anuais de alimentos têm até 1º de janeiro de 2021 para cumprir as exigências.

Em 20 de maio de 2016, a FDA anunciou o novo rótulo de informação nutricional para alimentos embalados para refletir novas informações científicas, incluindo a ligação entre dieta e doenças crônicas, como obesidade e doenças cardíacas. Mayne ressalta que a alulose contará ainda para o valor calórico do alimento no rótulo - mas o documento de orientação declara a intenção da FDA de exercer o critério da aplicação para permitir o uso de uma contagem revisada e de menor número de calorias. Como com outros ingredientes, a alulose ainda deve ser declarada na lista de ingredientes.

“Esta é a primeira vez que a FDA declara sua intenção de permitir que um açúcar não seja incluído como parte das declarações de açúcares totais ou adicionados em rótulos, um reflexo de nossa abordagem flexível e baseada na ciência para a rotulagem de produtos alimentícios. Essa orientação é uma das várias que a FDA já divulgou ou em breve lançará para ajudar os fabricantes a atender aos novos requisitos de rotulagem ”, ressalta.

O FDA chegou a sua decisão após considerar dados e informações fornecidos em petições de cidadãos e outras informações submetidas a eles. Eles receberam uma petição da Tate & Lyle solicitando a isenção de alulose da declaração de "Carboidratos Totais", "Açúcares Totais" e "Açúcares Adicionados" no rótulo de Informações Nutricionais. A FDA também considerou uma petição cidadã solicitando o uso de um fator geral para o valor calórico da alulose de 0,4 calorias por grama (kcal / g) de The Food Lawyers e outra petição cidadã solicitando o uso de um fator geral para valor calórico da alulose de 0,2 kcal / g da Tate & Lyle. “Consideramos essas petições de cidadãos (bem como os comentários enviados aos boletos para essas petições de cidadãos) em conjunto com comentários a uma regra proposta intitulada“ Rotulagem de alimentos: Revisão dos rótulos nutricionais e de fatos complementares ”(79 FR 11880, 3 de março de 2014). Também realizamos uma revisão independente das evidências científicas relacionadas à alulose e metabolismo, valor calórico e cárie dentária ”, diz uma declaração da FDA.

A Tate & Lyle, que produz a DOLCIA PRIMA allulose (um açúcar raro de baixa caloria), recebeu a notícia. “Nossas equipes reguladoras, legais, nutricionais e de marketing trabalharam com a FDA para mostrar o potencial benefício à saúde que a alulose poderia ter para os consumidores dos EUA, se rotulado de maneira clara e apropriada”, diz Storms, da empresa. "É muito recompensador receber essa decisão e aproveitar o grande potencial que a allulose tem para reduzir calorias de maneira significativa e, ao mesmo tempo, oferecer bom gosto e funcionalidade", acrescenta.

Um comunicado da Tate & Lyle observa que a decisão da FDA abrirá caminho para que os fabricantes de alimentos e bebidas nos EUA colham a recompensa total pelos produtos que incorporam a alulose. Essa é a capacidade de fornecer tanto a redução de calorias quanto de açúcar nos produtos finais do consumidor, onde o ingrediente é usado. “Isso também garante uma melhor compreensão do consumidor sobre os verdadeiros benefícios que a celulose pode trazer - sem confundir os consumidores que prestam muita atenção às listas de ingredientes e rótulos nutricionais. Pesquisas mostram que listar um ingrediente como 'Açúcar' e 'Açúcar Adicionado', mas ter praticamente sem contribuir com calorias, é confuso para os consumidores ”, diz uma declaração.

Uma das histórias de negócios de ingredientes mais interessantes de 2018, foi a entrada da Ingredion em um relacionamento com a Matsutani Chemical Industry Co., Ltd. , principal produtora de ingredientes especiais do Japão. O acordo, que foi anunciado em dezembro passado, fará com que a fabricante de ingredientes ASTRAEA Allulose, no México, comercialize o produto nas Américas.

O sucesso da FDA apresentará uma plataforma maior para aumentar a conscientização sobre o adoçante. Naeini aponta para os resultados da recente pesquisa de consumo da Ingredion em mais de 1.000 consumidores dos EUA. Embora tenha mostrado que ainda há baixa conscientização dos consumidores em relação à alulose, isso é de se esperar devido à sua comercialização limitada. No entanto, ela observa que as descobertas mostram que compartilhar informações e educar os consumidores sobre as vantagens da alulose tem um impacto significativo na aceitabilidade positiva do ingrediente e na decisão de compra de produtos que contenham alulose.

A pesquisa identificou um alto nível de interesse entre os consumidores por adoçantes de baixa caloria que poderiam fornecer sabor doce e indulgência, particularmente para o segmento livre de açúcar (13 por cento da população dos EUA) que gerenciam condições como o diabetes. “A Allulose traz a este segmento a oportunidade de mais uma vez experimentar o sabor doce indulgente em produtos que não podiam mais desfrutar. Por fim, depois de ser informada sobre os atributos da alulose, mais de 70% dos consumidores expressam que estão interessados em comprar e experimentar produtos com alulose ”, conclui.




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