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Ambev prevê desempenho 'mais fraco' para marcas como Guaraná em 2018

A Ambev informou em teleconferência para jornalistas que espera um mercado de refrigerantes ainda volátil em 2018. O vice-presidente financeiro e de relações com investidores da Ambev, Ricardo Rittes, disse que a companhia prevê uma melhora na performance de vendas de bebidas não alcoólicas premium, que incluiria marcas como o energético Fusion e a e as bebidas Do Bem e um resultado mais fraco para as marcas mais populares, como Guaraná Antarctica.

"O portfólio de bebidas não alcoólicas premium é menor do que o portfólio de cervejas premium. Essa categoria de refrigerantes vai muito bem, e tem crescimento importante de volume, mas o peso é menor que o da cerveja", afirmou Rittes.

No quarto trimestre, as vendas de não alcoólicos da Ambev caíram 3,7% em volume, menos que a média do mercado no período, segundo a companhia. No ano, a retração foi de 4,3%

Em toda a operação, a companhia informou que o quarto trimestre foi o melhor em resultados tanto no Brasil quanto no exterior, se considerado todo o ano de 2017. As vendas no período corresponderam a 35% do total no ano.

Cervejas

Rittes destacou o crescimento de vendas da Budweiser de mais de 30% no Brasil em volume, no quarto trimestre. De acordo com o executivo, as marcas premium, como Stella Artois e Bohemia, já respondem por 10% das vendas de cerveja da Ambev no Brasil.

Em cerveja, a receita da companhia aumentou 15,2% e o volume avançou 5,1%, enquanto o mercado da bebida como um todo ficou estável no trimestre. O Ebitda ajustado cresceu 27,5%. No ano, as vendas cresceram 0,7% em volume, enquanto o resultado da indústria foi levemente negativo, afirmou Rittes. "Esse desempenho foi fruto de diversas iniciativas comerciais. As principais frentes foram reforçar as principais marcas, acelerar as vendas de marcas premium e expandir ocasiões de consumo dentro e fora de casa", afirmou.

O executivo também ressaltou o desempenho de vendas no varejo, impulsionadas pela comercialização da bebida em garrafas retornáveis. "Em 2017, 29% do volume de cerveja vendida no varejo foi de garrafas de vidro retornáveis. As minirretornáveis, de 300 mililitros, foram a principal embalagem desse canal", observou.

Rittes disse ainda que a companhia espera crescimento em vendas no Brasil neste ano, mas aguarda para o primeiro trimestre de 2018 resultados desafiadores, por causa do Carnaval antecipado e do clima mais chuvoso, além da base de comparação mais alta com igual período de 2017.

Parte do otimismo da companhia para o segmento de cervejas deve-se à expectativa de um efeito positivo da Copa do Mundo. A Ambev é umas das patrocinadoras do mundial na Rússia com a marca Budweiser. No Brasil, a companhia também pretende reforçar as ações com a marca Brahma durante os jogos da Fifa.

Questionado sobre uma possível elevação nos custos da companhia com marketing, Paiva disse que não prevê aumento significativo nesses investimentos por causa das ações na Copa do Mundo.




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