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Apas Show termina com boas perspectivas para os árabes

A maior feira de supermercados da América do Sul, a Apas Show, terminou nesta quinta-feira (10) com ótimas perspectivas para os 25 expositores do estande da Câmara de Comércio Árabe Brasileira, vindos do Egito, Emirados Árabes, Líbano, Sudão e Tunísia.

O sudanês Khalid Ombada, diretor-geral da Santos Import & Export Enterprises, contou que teve reuniões ao longo dos quatro dias de feira e estava negociando com o Grupo Vila Ervas, indústria brasileira de alimentos funcionais com distribuição nacional. O diretor do Grupo, Célio José, experimentou o chá de hibisco sudanês e levou amostras da planta, além de goma arábica. Para ele, o negócio está praticamente fechado. “Já trabalho com hibisco há muito tempo, trabalhamos com ele seco e também fazemos o chá solúvel; e o Khalid está me apresentando para a goma árabe, que também usamos em nossos produtos; estamos em negociação, é uma via de mão dupla”, disse José. Segundo Ombada, o solo do Sudão é mais rico em minerais do que o da Nigéria, que também produz o hibisco, e esse é o seu diferencial.

Egito

A Special Food Industry International (SFII), do Egito, já comercializa azeitonas no mercado brasileiro, e sua diretora administrativa, Yomna El Sheridy, contou que a empresa participa pela primeira vez da Apas Show. “É minha segunda visita ao Brasil e primeira vez na Apas. Já exportamos para São Paulo, Santos e outras cidades brasileiras, por meio de importadores e diretamente para empórios.” Além de aumentar as exportações para o Brasil, ela espera começar a exportar para o Uruguai e a Argentina, com o acordo de livre comércio Mercosul-Egito.

Para ela, a barreira do idioma é a maior dificuldade para fazer negócios. Essa opinião é compartilhada por sua conterrânea Nihal Said, diretora geral da Kemet for Natural Food, empresa especializada em pretzels salgados e doces. Essa é a primeira visita de Said à América do Sul, e ela se surpreendeu com a experiência aqui. “Não esperava que fosse uma feira tão grande e com bastante movimento, e me deu a oportunidade de conhecer o paladar dos brasileiros para adaptar nossos produtos para cá; também trocamos muitos contatos, foi muito positivo para nós”, contou. A Kemet exporta para mais de dez países, entre eles África do Sul, Nova Zelândia e alguns no Oriente Médio. “Nos reunimos com um supermercado e temos outra reunião marcada para amanhã (sexta-feira, 11); tem sido muito bom e a Câmara Árabe tem nos apoiado muito”.

A Mom’s Food, marca egípcia de pastas, molhos e sucos, também esteve no Brasil pela primeira vez. A diretora-geral Riham El Aasar contou que a empresa, apesar de ter apenas dois anos, exporta para quatro países: Emirados (Abu Dhabi), Estados Unidos, Reino Unido e Palestina. Para ela, a feira foi ótima para conhecer melhor o mercado e entender como ele funciona, desde os preços até o que pode ser melhor aceito pelo público brasileiro. “Nós descobrimos que aqui o forte são as nossas pastas e molhos, os sucos não têm muito espaço; já visitamos um supermercado e vamos visitar outro amanhã (sexta), estamos otimistas”, comentou Aasar.

O estande árabe

As empresas dos Emirados também avaliaram como positiva a experiência na Apas Show, fizeram contatos importantes e devem fechar negócio em breve, mas não quiseram divulgar nomes de potenciais parceiros. O gerente nacional de vendas da Maxifour (Líbano e Brasil), Alex Manjabosco, contou que está em negociação com duas empresas do Rio de Janeiro, uma de Santos, e mais de cinco do Rio Grande do Sul e de Minas Gerais, e que também houve bastante interesse de pequenos varejistas do interior de São Paulo, de Sorocaba, São José do Rio Preto e Itatiba.

Para o presidente da Câmara Árabe, Rubens Hannun, é importante dar continuidade nas negociações iniciadas na Apas Show. “O papel da Câmara árabe é dar apoio às empresas árabes fazendo o meio de campo para que elas fechem bons negócios e retornem no próximo ano”, disse. Para ele, o que mais impressionou foi o amadurecimento dos árabes, que vieram em maior número e trouxeram representantes de suas marcas. “Eles estão animados, vendo que está dando resultado, que tiveram boa receptividade; esse ganho de conhecimento é importantíssimo, e eles sem dúvida estão muito animados para voltarem nas próximas feiras”, concluiu




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