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Aposta em produtos mais saudáveis e e-commerce

Nas últimas duas décadas, os períodos de crescimento econômico foram puxados principalmente pelo aumento do consumo das famílias. Fabricantes de alimentos, como a norte-americana Mondelez, líder no mercado brasileiro, surfaram nessa onda e fizeram do país um de seus principais mercados globais. Porém, a recente crise econômica colocou freio no ritmo de expansão, o que obrigou muitas empresas a rever seus planos. Entre vários exemplos, a Pfizer repassou sua divisão de nutrição à Nestlé e a Danone vendeu parte de sua fatia na Yakult.

A reviravolta do mercado, no entanto, não parece ter assustado a Mondelez, que possui uma fábrica em Vitória de Santo Antão. A empresa calcula que, puxada pelo desempenho Brasil, encerrará o ano com aumento de 17,9% nas vendas na América Latina, o que significará faturamento de US$ 53,20 bilhões. O Brasil responde por fatia de 46% do bolo da região. “O mercado brasileiro tem um imenso potencial de crescimento”, afirma Grazielle Parenti, diretora de assuntos corporativos e governamentais da Mondelez. “Superamos as dificuldades provocadas pela crise econômica e avançamos em todos os níveis.”

A estratégia da operação brasileira da Mondelez tem seguido à risca a cartilha global da companhia de fortalecer as operações regionais, consolidar os negócios com vendas pela internet e ampliar sua presença no segmento de alimentos mais saudáveis. “A alimentação saudável é uma tendência mundial e projetamos aumento gradual e consistente dos produtos feitos a partir de matérias-primas orgânicas”, afirma Grazielle.

O plano mais do que se justifica. Um relatório da agência de pesquisas Technavio estima crescimento anual de 6% do mercado global de alimentação saudável até 2020. Para o Brasil, a agência Euromonitor Internacional projetou expansão anual de 4% desse mercado até 2021.

A Mondelez criou uma espécie de movimento de conscientização, anunciando seu novo propósito: Snacking Made Right. A assinatura está baseada na premissa de entender os desejos e hábitos dos consumidores para oferecer o snack certo, para o momento certo, feito da maneira certa, conveniente para diversas ocasiões, e com ingredientes de fontes sustentáveis. Mas, inegavelmente, a missão é gigantesca, já que nem tudo que a empresa produz pode ser considerado amigo da boa forma.

A companhia é dona de marcas bem conhecidas do consumidor brasileiro, como chocolates Lacta e Bis, bombom Ouro Branco, biscoito salgado Club Social, chicletes Bubbaloo e Trident, bolacha recheada Trakinas, pastilhas Halls, requeijão Philadelphia, refresco em pó Tang, entre outros itens. Atualmente, a Mondelez opera por meio de 700 mil pontos de venda e três fábricas, em São Paulo, no Paraná e em Pernambuco.

Um dos principais pilares – se não for o principal – do plano estratégico da Mondelez é a digitalização de sua estrutura de distribuição. A companhia espera dobrar o volume de vendas pelo e-commerce no ano que vem, depois de crescer estimados 15% em 2018. Para isso, a empresa encomendou à Metrixlab uma inédita pesquisa para melhor compreender os hábitos dos brasileiros nos canais de compras on-line.




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