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Competindo pelo primeiro lugar: aquisição da Frutarom pela IFF agita a indústria de sabores

Enquanto a poeira assenta no acordo entre a International Flavours & Fragrances (IFF) e a Frutarom, no valor de US$ 7,1 bilhões, todos os olhos se voltam para a indústria de sabores e fragrâncias, já que a aquisição deve abalar o setor, uma vez que a alcançará o atual líder de mercado, a Givaudan.

A consolidação da indústria de sabores e fragrâncias tem sido efetivada desde que a gigante suíça Givaudan concordou, em março, em adquirir 40,6% das ações da Naturex, líder global em ingredientes naturais à base de plantas.

Também houve relatos anteriores na mídia israelense de que a Frutarom havia atraído interesse de aquisição.

E a aquisição da Frutarom, baseada em Israel, pela IFF, demonstra como as preferências dos consumidores por marcas menores, que apresentam produtos naturais que influenciam as tendências de saúde e bem-estar, estão impulsionando o mercado de sabores e fragrâncias. As duas empresas devem ter receita combinada de US$ 5,3 bilhões em 2018.

A aquisição da IFF também será a segunda maior de uma empresa israelense após a aquisição da Mobileye pela Intel, por US$ 15 bilhões.

Os 20.000 produtos da Frutarom são comercializados para mais de 10.000 clientes, em 120 países em todo o mundo. O Grupo Frutarom possui 1.900 funcionários em todo o mundo, com fábricas localizadas na Europa, América do Norte, Israel e Ásia.

Mas é o rápido crescimento da empresa que chamou a atenção, bem como o seu atraente portfólio de produtos, incluindo ampla especialização em recursos naturais.

A Frutarom vem ganhando força nos últimos dois anos, quando a empresa completou uma série de aquisições que marcam um crescimento significativo em sabores e fragrâncias.

Em dezembro passado, a Frutarom Industries assinou acordo para a compra de 51% das ações da empresa brasileira Bremil Indústria Ltda., o maior produtor de sabores salgados no Brasil, por um valor de aproximadamente US$ 73 milhões. Esta foi a décima segunda aquisição da Frutarom em 2017 e aconteceu apenas um dia após a assinatura de um acordo para adquirir a empresa Pollena-Aroma, empresa polonesa de aromas e fragrâncias.

Assim que o acordo for concluído, as ações da IFF serão listadas para negociação em Nova York, bem como serão negociadas na Bolsa de Valores de Tel Aviv. As expectativas são de que a transação seja concluída em seis a nove meses.

De acordo com o “atraente raciocínio estratégico” da IFF, a aquisição estabelecerá um líder do setor em sabor, aroma e nutrição naturais, já que 75% das vendas da Frutarom são naturais. A empresa diz que os negócios também criam um portfólio diferenciado e aprimoram as capacidades.

Além das capacidades de sabores altamente complementares da IFF e da Frutarom, o portfólio da Frutarom cria oportunidades para a expansão de categorias de rápido crescimento, como a de cores naturais, enzimas, antioxidantes e ingredientes para a saúde.

As empresas combinadas oferecerão aos clientes acesso a um portfólio abrangente com soluções mais integradas e a Frutarom aumenta significativamente a exposição da IFF aos clientes de pequeno e médio porte em franco crescimento, inclusive, private label. Aproximadamente 70% das vendas da Frutarom são para esses dois grupos de clientes, diz a IFF.

A FoodIngredientsFirst entrou em contato com as duas empresas para obter mais detalhes sobre a aquisição.

A IFF divulgou os resultados do primeiro trimestre de 2018, bem como reportou resultados e projeções estratégicas para o primeiro trimestre, encerrado em 31 de março de 2018.

As vendas líquidas reportadas no primeiro trimestre totalizaram US$ 931 milhões, aumento de 12% em relação aos US$ 828 milhões em 2017. Excluindo o impacto do câmbio, as vendas de moeda neutra aumentaram 7% em relação ao ano anterior.

O lucro operacional reportado no primeiro trimestre foi de US$ 175 milhões, contra US$ 130 milhões registrados em 2017, aumento de 34%. Excluindo o impacto do câmbio e os itens que afetam a comparabilidade, o lucro operacional ajustado neutro em moeda cresceu 12%, impulsionado principalmente pelo crescimento do volume, pelos benefícios associados às iniciativas de custo e produtividade e pelo mix de vendas favorável.

O lucro por ação (EPS) reportado no primeiro trimestre foi de US$ 1,63 por ação diluída versus US$ 1,45 por ação diluída registrado em 2017. Excluindo o impacto do câmbio e os itens que afetam a comparabilidade, o EPS ajustado neutro por moeda melhorou 12%.

"Começamos o ano muito bem, com crescimento robusto em todas as nossas principais métricas financeiras", disse o presidente e CEO da IFF, Andreas Fibig. “As tendências de primeira linha permaneceram fortes em ambos os negócios, com novas vitórias, volume e preços contribuindo para o crescimento. Nosso foco para impulsionar a diferenciação, equilibrar nossa base de clientes, maximizar nosso portfólio e gerar retorno está gerando resultados fortes ”.

“O crescimento com clientes locais e regionais foi forte, crescendo quatro vezes mais rápido do que nossos clientes globais. Ingredientes ativos cosméticos, moduladores de açúcar e sal, e POWDERPURE, em uma base autônoma, também cresceram dois dígitos. ”

“Iniciativas de custo e produtividade continuaram a desempenhar um papel integral em nossa capacidade de investir nos negócios, ao mesmo tempo em que proporcionaram crescimento robusto de lucros. Por meio da combinação dessas iniciativas, bem como do nosso forte crescimento de vendas, apresentamos lucro operacional de dois dígitos e crescimento de EPS. ”

A Fibig adicionada como empresa está em um forte começo de ano e confiante em alcançar os objetivos financeiros para 2018.

"E, embora ainda esteja no começo do ano, acreditamos que estaremos mais próximos do limite superior de projeção de vendas e lucros operacionais anteriormente comunicado", disse ele




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