Concorrente chinesa da Starbucks prepara IPO nos EUA, diz agência
A Luckin Coffee, a ambiciosa startup chinesa que está lançando milhares de lojas para concorrer com a Starbucks, está iniciando os preparativos para uma oferta pública inicial de ações (IPO, na sigla em inglês) nos EUA na qual poderia levantar cerca de US$ 300 milhões, disseram pessoas com conhecimento do assunto.
A empresa está trabalhando com o Credit Suisse Group na operação, que pode ser realizada já no segundo trimestre, segundo essas fontes. A Luckin pode adicionar mais bancos em um estágio posterior, disseram as pessoas, que pediram para não serem identificadas porque a informação é privada.
A Luckin está investindo fortemente no lançamento de 2,5 mil lojas adicionais neste ano após abrir cerca de 2 mil unidades em 2018, seu primeiro ano de operação. A companhia exerce pressão sobre a Starbucks, que transformou a China em seu mercado de mais rápido crescimento e no segundo maior entre os mais de 50 países nos quais opera.
A empresa chinesa espera que o foco na conveniência e na acessibilidade em termos de preço atraia trabalhadores de escritórios urbanos que não precisam dos grandes espaços de alto padrão oferecidos pela gigante americana. As unidades da Luckin não têm caixas e são projetadas para oferecer rapidamente itens para viagem e entregas. A Starbucks, que abriu sua primeira loja na China há 20 anos, só lançou um serviço de entregas em agosto em parceria com a Alibaba Group.
A Luckin, cuja avaliação mais recente é de US$ 2,2 bilhões, atraiu recursos de investidores como o fundo soberano de investimentos de Cingapura GIC e a China International Capital Corp. Além disso, fechou parceria com a gigante da internet Tencent Holdings.
Os planos para o IPO estão em fase inicial e os detalhes da transação podem mudar, disseram as pessoas. Representantes de Luckin e do Credit Suisse preferiram não comentar o assunto.