Espanhol Português Inglês
Novidade - Cotação Online
GUIA ONLINE
DE FORNECEDORES
Fabricantes Distribuidores Empresas
Busca Geral
Participe agora mesmo
CADASTRE-SE AGORA MESMO!


Voltar

Döhler anuncia cervejas funcionais

Status de Superalimento e alegações de artesanal são a chave impulsionadora da bebida NPD

A nutrição está se tornando um pilar central para um estilo de vida saudável para um número crescente de consumidores, afinal, “você é o que você come.” Embora o prazer e a satisfação desempenhem papel essencial em comer e beber, os consumidores estão à procura de produtos que não apenas tenham um bom sabor, mas também ofereçam valor saudável adicional. De acordo com a Döhler, a tendência para produtos naturais continua a crescer também. Isso se estende a todos os alimentos e, em particular, aàs categorias de bebidas. Como resultado, as bebidas funcionais que sustentam a saúde estão em ascensão.

“Um estilo de vida saudável está intimamente ligado a uma dieta equilibrada e saudável e é indispensável para manter a forma e a agilidade. Como parte dessa conscientização sobre a saúde, os consumidores estão procurando alimentos e bebidas com perfis nutricionais ideais, que são voltados para suas necessidades individuais e que podem ser parte de um estilo de vida saudável e ativo”, diz Christoph Witte, chefe de gerenciamento de produtos da Döhler.

As bebidas funcionais enriquecidas com proteínas vegetais ou aminoácidos se estabeleceram como as mais vendidas nos últimos anos, apoiando a tendência para uma dieta saudável, natural e baseada em vegetais. “Durante muito tempo, estavam disponíveis principalmente em academias ou lojas virtuais, mas hoje você pode encontrá-las em quase todos os supermercados”, observa Witte.

A Döhler oferece uma variedade de ingredientes para bebidas funcionais, como blends de vitaminas e minerais, proteínas vegetais à base de plantas e extratos botânicos exóticos. Todos eles fornecem alto valor nutricional e impressionam com um excelente perfil de sabor, diz Witte. "Com uma variedade tão ampla de soluções de produtos em oferta, podemos apoiar posicionamentos tão diversos quanto a saúde digestiva, saúde óssea e articular, sistema imunológico, saúde mental e níveis de energia".

Segundo Christoph Witte, além de ingredientes naturais e saudáveis, a curiosidade por “algo novo” também está agitando o mercado global de alimentos e bebidas. Os consumidores estão cada vez mais procurando novos sabores, texturas, produtos com cores diferenciadas e, em última análise, o prazer emocional que vem das experiências multissensoriais, observa Witte.

Por exemplo, os smoothies são populares há anos e não são mais apenas um purê de frutas. “A nova geração de smoothies oferece muito mais do que apenas nutrientes puros - suas propriedades sensoriais são realmente impressionantes”, afirma. Frutas tropicais, como goldenberry e goiaba, adicionam sabor fresco e frutado, super legumes, como abacate e aboobrinha, impressionam com nutrientes valiosos e nuances de sabor interessantes, enquanto as sementes de chia e linhaça criam uma sensação extra-crocante na boca, assim como o açafrão fornece uma cor brilhante natural. “Os smoothies de superalimentos são um verdadeiro destaque no setor de bebidas, com indulgência única para todos os sentidos”, acrescenta Witte.

A Guayusa é um novo ingrediente para bebidas inovadoras de chá RTD, de acordo com Witte. Também conhecido como chá de “super folha”, a guayusa é nativa da floresta amazônica na América do Sul, onde os povos indígenas a consumiram por milhares de anos. Devido ao teor natural de cafeína, diz-se que uma infusão de folhas de guayusa tem efeito estimulante, diz Witte. “As propriedades naturalmente revigorantes e o sabor refrescante fazem da guayusa uma base ideal para bebidas energéticas. Também oferecemos uma variedade de bebidas refrescantes bebidas de chá RTD à base de extrato de chá de guayusa, puro ou em combinação com sabores de frutas exóticas, bem como opções clean label”, observa.

O café frio é outra bebida popular desse novo estilo de vida. Pura ou em combinação com sabores frutados, caramelo ou chocolate, a tendência da bebida gelada está encantando os amantes do café em todo o mundo. “O café frio é perfeitamente sintonizado com a demanda por bebidas autênticas e de alta qualidade. Preparado delicadamente, sem qualquer fonte de calor, é menos amargo e menos ácido do que sua variante quente, mas com um sabor mais suave e ainda mais aromático, que o torna ideal para conceitos inovadores de bebidas e alimentos ”, explica Witte.

A nutrição baseada em plantas também está em ascensão. Seja por motivos de saúde ou devido a crenças éticas específicas, mais e mais consumidores estão retirando ou diminuindo os produtos animais e optando por seguir uma dieta puramente à base de vegetais ou simplesmente consumindo menos carne. Em resposta a essas tendências, a Döhler criou vários conceitos de produtos que refletem os estilos de vida atuais e “o espírito dos tempos”, diz Witte.

Em geral, a tendência para alimentos naturais e vegetais está crescendo globalmente e se estende a todas as categorias de bebidas. “Mas a naturalidade não significa mais simplesmente que o produto final contém ingredientes naturais”, continua ele. “Ao optar por comprar um produto, os consumidores querem contribuir ativamente para a proteção ambiental ou o comércio justo, com maior foco na origem e nas condições de produção do produto ou dos ingredientes em si. Cada vez mais consumidores estão escolhendo produtos orgânicos que se encaixam em seus estilos de vida saudáveis e sustentáveis ”.

Além disso, as bebidas artesanais continuam a moldar o mercado e estimular ainda mais a inovação no NPD. De acordo com Witte, “artesanal” significa autenticidade, produtos artesanais, confiabilidade e rotulagem limpa. “Essas características são altamente relevantes para os consumidores modernos de hoje”, afirma. "Portanto, não é nenhuma surpresa que a tendência artesanal, originada na indústria da cerveja, esteja rapidamente conquistando outras categorias de bebidas, como refrigerantes, chás e até mesmo água", acrescenta.

A Döhler desenvolveu uma gama de conceitos de refrescos, como Água Infundida com Frutas, Sodas Artesanais ou Água Botânica, todos focados no sabor autêntico dos ingredientes naturais, como sucos de alta qualidade e não concentrados (NFC) ou frutas, ervas e especiarias, e infusões, observa Witte.

A questão da redução do açúcar continua a dominar a indústria de alimentos e bebidas. Não apenas os governos estão aumentando a pressão com numerosas regulamentações regionais e compromissos voluntários, como os próprios consumidores também estão prestando mais atenção a uma dieta saudável. “Cada vez mais categorias oferecem aos consumidores alternativas de redução de açúcar. A tendência oferece um enorme potencial de crescimento no segmento de bebidas energéticas, que tem uma reputação um tanto negativa devido ao alto teor de açúcar das bebidas. Menos açúcar com o mesmo sabor e o aumento total de energia é o que os consumidores neste segmento estão procurando hoje ”, explica Witte.

Além de inúmeras soluções de adoçantes que permitem uma redução de até 100% no açúcar, a Döhler também oferece a linha MultiSense Sweet Flavor, que pode ser usada para reduzir até 3 Brix de açúcar sem usar adoçantes de alta intensidade. MultiSense pode melhorar ainda mais o sabor e o mouthfeel destes produtos de açúcar reduzido. “Os sabores criam um perfil de gosto bem equilibrado em produtos como refrigerantes carbonatados reduzidos (CSDs), bebidas não-alcoólicas e cervejas sem álcool”, conclui Witte.

O setor de bebidas é certamente maduro para inovação e NPD. Os desenvolvimentos atuais em toda a categoria de bebidas foram centrados em torno da saúde e bem-estar, como a reformulação do açúcar e a ideia mais ampla de “prazer mais leve” também continua a dominar. Globalmente, os produtores estão aproveitando a crescente demanda dos consumidores por refrigerantes que receberam uma reformulação clara e clean label, à medida que as inovações continuam a descartar o açúcar e reformular os produtos com alternativas mais naturais. A indústria pode esperar ver mais disso ao longo de 2019.




Envie uma notícia



Telefone:

11 5524-6931       11 99834-5079

Newsletter:

Fique conectado:

© EDITORA INSUMOS LTDA.

Av. Sargento Geraldo Santana,
567 – 1º andar
CEP 04674-225
São Paulo, SP - Brasil

001