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DSM FOCA NO MELHORAMENTO NUTRICIONAL: NOVAS IDEIAS SOBRE NUTRIÇÃO GLOBAL E FORTIFICAÇÃO DE ALIMENTOS

“Trabalhamos com nossos clientes e com a maior comunidade para tratar e prevenir a desnutrição”, diz Anthony Hehir, diretor do segmento de negócios de Melhoria da Nutrição da DSM. Usando a ciência e sua experiência técnica, a DSM está lutando para combater a desnutrição global por meio de sua abordagem de “negócios com um propósito”. Hehir fala sobre o que impulsiona as principais tecnologias de fortificação de alimentos da empresa, pesquisas e futuros esforços de nutrição.

A equipe de Melhoria da Nutrição da DSM trabalha globalmente para lidar com as deficiências de micronutrientes e desnutrição nos países em desenvolvimento. Fazem isso principalmente através da fortificação de alimentos básicos, suplementos de saúde pública e alimentos terapêuticos ou de emergência, como mingaus, durante situações em que o acesso a alimentos normais é limitado. Desta forma, o papel atual da DSM no combate a desnutrição tem uma variedade de contextos.

Fortificação de alimentos básicos

A fortificação de alimentos básicos traz muitos benefícios: “É uma maneira fantástica para corrigir as deficiências de toda a população. Ele atinge quase todo mundo, é comumente consumido, não impacta na experiência alimentar do produto, é acessível e a pessoa não precisa mudar seus hábitos para incorporá-lo ”, diz Hehir.

Uma fortificação inovadora, particularmente “excitante”, é o arroz. O arroz é notoriamente desafiador para fortalecer, mas quase 20% das calorias do mundo vêm do carboidrato, explica ele. “Se você pensa em óleo, tudo que você faz é adicionar formas oleosas das vitaminas para fortificá-lo. Também com farinha, tudo que você faz é adicionar uma mistura de vitaminas em pó. Claramente, com o arroz, nenhum desses métodos poderia efetivamente funcionar.

Em vez disso, “nós codesenvolvemos uma tecnologia - usando extrusão - onde combinamos vitaminas e minerais (dos quais a população é deficiente) e misturamos isso com a farinha de arroz. Em seguida, adicionamos vapor e água para criar uma massa, que é então extrudada em alta temperatura e cortada em grãos em forma de arroz. Depois de esfriarem e secarem, eles parecem grãos de arroz, mas são, na verdade, pastilhas de vitaminas e minerais e podem ser adicionados ao arroz comum - geralmente em torno de 2% ”.

Este método de fortificação do arroz tem as características críticas da fortificação de alimentos básicos: é acessível e não requer mudança de hábitos do consumidor. Além disso, terá ampla influência: “Ao focar em um grão que é tão fortemente consumido, particularmente na Ásia, você pode imaginar o alcance e o impacto para as populações.”

Patrimônio científico e tecnológico

A forte competência científica e tecnológica da DSM, capaz de estimular o método de fortificação de arroz, é um diferencial que a DSM pode trazer para seus clientes, observa Hehir. “Se você olhar para o nosso portfólio, especialmente para as vitaminas, existem muitas formas. E, do ponto de vista de P&D, nós realmente focamos em formas adequadas para o propósito ”.

“Garantimos que os micronutrientes necessários possam ser facilmente incorporados ao produto final, que eles não interajam com outros ingredientes e que eles possam suportar o prazo de validade esperado do produto. Tudo isso é tão importante para o segmento de Melhoria da Nutrição quanto para outros segmentos de negócios da DSM. Estamos desenvolvendo formas de produtos, tecnologia e inovações adequadas ao seu propósito ”, diz ele.

Abordagens multiparticipativas e multifacetadas

A significativa competência tecnológica e científica da DSM, juntamente com o seu foco voltado ao consumidor final, permite trabalhar em colaboração com diversos parceiros. Como uma empresa B2B, diz Hehir, eles são muito mais fortes quando estão trabalhando com uma variedade de partes interessadas, como os seus valiosos clientes, ONGs, governos, doadores e instituições acadêmicas. Essa colaboração "encurta o tempo e aumenta o aprendizado e o impacto".

Essas parcerias com múltiplos interessados ajudam a lidar com a complexa questão da nutrição global, para a qual é necessária uma abordagem multifacetada. Alimentos básicos fortificados são uma medida que pode ser implementada para acessar uma ampla gama de pessoas deficientes em nutrientes. No entanto, não termina aí. “Você deve colocar os consumidores nisso e ajudá-los a entender mais para que possam cuidar de sua saúde. Ensiná-los como podem ter a saúde em suas próprias mãos é fundamental para mudar positivamente o comportamento em torno da nutrição. Os fabricantes também precisam continuar oferecendo produtos nutritivos.

A política, ele continua, também é crucial. “Na Europa, estamos vendo a legislação de rotulagem de alimentos evoluindo e regulamentos, como o imposto sobre o açúcar, chegando. Eu vejo essa tendência nos assuntos regulatórios crescendo não só nos EUA e no Reino Unido, mas também naqueles países que estão em ambos os lados da escala econômica, África do Sul, Índia, Brasil e México. Aqui, você tem o duplo fardo de pessoas abaixo do peso e com excesso de peso. Isso é duas vezes mais complicado de enfrentar".

Olhando para o futuro: Fatores sociais em torno da nutrição e nutrição personalizada.
Mães e crianças pequenas - especialmente durante os primeiros 1.000 dias de vida - são um foco para a iniciativa de Melhorias da Nutrição da DSM no momento, diz Hehir, pois há algumas variações nutricionais significativas a considerar quando se trata desses grupos. “Como uma mulher em idade fértil pode ter mais consciência de sua nutrição para que, quando seus filhos nascerem, eles sejam tão saudáveis quanto possível? Como podemos ajudar a garantir que as mães priorizem a nutrição? ”

Tudo depende do comportamento, diz ele. É fundamental envolver-se com fatores mais amplos do que simplesmente nutrição ao tentar obter acesso nutricional a diferentes grupos. “Temos que considerar o papel que o alimento desempenha em suas vidas. Entender a relação do consumidor com o alimento e o que isso significa para a nutrição ainda não é totalmente entendido. O nexo entre a ciência dos alimentos, o comportamento do consumidor e as lentes sociais está em jogo aqui ”. Nesse contexto, pode ser crucial entender o aspecto de compartilhamento da vida de muitas mulheres, por exemplo. Significando a probabilidade de que o produto nutricional específico que você forneceu será compartilhado entre os membros da família e, em última análise, não totalmente ingerido pela mulher; o destinatário alvo".

Por fim, a nutrição personalizada é um grande tema para a DSM como empresa. Hehir especula sobre o que um toque personalizado poderia trazer para os esforços globais de melhoria da nutrição. Ele cita exemplos, incluindo como a constituição genética de um indivíduo pode determinar como respondem a uma suplementação com micronutrientes. Então, se trabalhar com mulheres grávidas, por exemplo, testes personalizados poderiam ser usados para determinar como obter a melhor suplementação para ser o mais benéfico possível.

“A nutrição está no coração absoluto dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU e é a chave para desvendar o potencial humano. Para aqueles cujo estado nutricional está comprometido, a DSM continuará trabalhando, defendendo e inovando para garantir que essa lacuna crucial possa ser fechada ”.




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