Vote
Vote
Vote
Vote
Vote
Vote
Vote
Vote
Vote
Vote
Vote
Vote
Vote
Vote
Vote

Esconder

Guia 2021

Cadastre-se
anuncie
MENU

Cotação de Ingredientes

Guia de Fornecedores

CADASTRE SUA EMPRESA - CLIQUE AQUI


Fabricantes omitem uso de corante polêmico em alimentos vendidos no DF

Os brasilienses estão consumindo produtos alimentícios com corantes que podem fazer mal à saúde. O pior: sem saber. Pesquisa feita pela Vigilância Sanitária do Distrito Federal revela que 16% das amostras de farinha de mandioca analisadas na cidade contêm tartrazina, substância proibida nesse tipo de alimento. No caso dos doces, onde o uso é permitido, 19% dos fabricantes não informaram no rótulo a presença do corante, o que é exigido por resolução da Agência Nacional de Vigilância em Saúde (Anvisa).

A tartrazina, que dá a cor amarela a determinados alimentos, é estudada desde a década de 1970 e pode causar diversos malefícios à saúde, como explica a nutricionista Isabela Zago. “Esse corante pode gerar processos alérgicos, principalmente a longo prazo. Por isso, é perigoso, pois não se manifesta de forma imediata na maioria das vezes”, aponta a especialista.

Casos mais graves também podem ocorrer. “Pela semelhança química com o ácido acetilsalicílico (aspirina), pessoas que têm alergia a esse medicamento tendem a ter reações ao corante. Em crianças, causa agitação e, em uso continuado, aumenta as chances de alguns tipos de câncer”, completa a nutricionista Gabryella Batista.

Entre os alimentos em que a tartrazina é permitida estão doces amplamente consumidos por crianças. De 114 amostras de balas e pirulitos analisadas no Distrito Federal, 101 apresentavam corantes artificiais, representando 89% do total. Dessa quantia, 19% não declaravam o uso da tartrazina. Os dados são de 2015, mas foram divulgados agora.

Regulação
Os perigos da substância levaram a Anvisa a tornar obrigatória a informação nas embalagens sobre o produto, bem como restringir e regular o seu uso em alimentos e medicamentos. Além disso, foram criadas normas para a quantidade máxima que pode ser usada nas receitas. O produto também é conhecido como amarelo #5, E102, Amarillo 5, Yellow 5 e C.I. 19140.




Notícias relacionadas



Envie uma notícia



Telefones:

Comercial:

11 99834-5079

Newsletter:

© EDITORA INSUMOS LTDA.

001