Vote
Vote
Vote
Vote
Vote
Vote
Vote
Vote
Vote
Vote
Vote
Vote
Vote
Vote
Vote

Esconder

Guia 2021

Cadastre-se
anuncie
MENU

Cotação de Ingredientes

Guia de Fornecedores

CADASTRE SUA EMPRESA - CLIQUE AQUI


Iniciativa alimentar futura: Bühler, Givaudan e Nestlé colaboram para impulsionar a inovação saudável e sustentável

Os principais participantes do setor de alimentos juntaram forças para apoiar financeiramente um novo projeto que visa acelerar o desenvolvimento de produtos alimentícios saudáveis que alavanquem as tendências de consumo. A Bühler, a Givaudan e a Nestlé são cofundadoras da Future Food Initiative (FFI), projetada para intensificar a busca por embalagens sustentáveis e livres de plástico e para garantir acesso à nutrição acessível como parte do desafio global de combater a fome, desnutrição e sustentabilidade.

Lançada pelo Instituto Federal Suíço de Tecnologia - ETH Zürich - e pelo Instituto de Pesquisa Ecole Polytechnique Fédérale de Lausanne (EPFL), a FFI conta com três parceiros industriais cofinanciando o projeto com a quantia de 4,1 milhões de francos suíços (US $ 4,1 milhões).

Seu objetivo primordial é expandir a pesquisa e a educação na área de ciências da alimentação e nutrição em interação com universidades e empresas.

“Estamos trabalhando por um sistema alimentar mais sustentável, do campo à mesa. A FFI contribuirá com pesquisas valiosas para ajudar a abordar questões e desafios relacionados à nutrição sustentável”, disse um porta-voz da Nestlé.

A iniciativa também busca reunir as competências da pesquisa acadêmica e industrial para desenvolver habilidades competitivas para futuras oportunidades de emprego.

“O primeiro enfoque do programa é relacionado com o estudo de variedades de plantas antigas para desenvolver alimentos saborosos e nutritivos, bem como alternativas às proteínas animais no leite. Os aspectos detalhados deste enfoque e futuras áreas de pesquisa estão sujeitos a mais discussão e aprovação”, observa o porta-voz.

A Nestlé continua sua jornada de sustentabilidade, não apenas cofinanciando este último projeto, mas também aumentando os esforços para incentivar mudanças na indústria. A maior empresa de alimentos e bebidas do mundo já se comprometeu a tornar 100% de suas embalagens recicláveis ou reutilizáveis até 2025.

A Nestlé também está acelerando sua jornada rumo a transparência total da cadeia de suprimentos, divulgando uma lista de seus fornecedores juntamente com uma variedade de dados sobre suas 15 commodities prioritárias, que cobrem 95% do fornecimento anual de matérias-primas da empresa. Estes incluem soja, carne, avelã e baunilha.

A empresa tem como objetivo evitar que qualquer de suas embalagens acabe em aterros sanitários ou como lixo. Ao invés disso, adotou um modelo de economia circular no qual as embalagens, particularmente os plásticos, são ativamente reutilizadas.

Fabio Campanile, Diretor de Ciência e Tecnologia da Givaudan, diz: “Como um parceiro estratégico com as capacidades, habilidades e conhecimento para apoiar futuras inovações, a Givaudan tem orgulho de ser cofundadora da FFI”.

“Os objetivos do programa estão intimamente alinhados com a nossa estratégia 2020, que se concentra em Sustentabilidade, Saúde e Bem-Estar e trabalhar com parceiros para criar alimentos saborosos. É somente através de colaborações como esta, reunindo a indústria, a academia e os melhores e mais brilhantes jovens cientistas, que seremos capazes de enfrentar os desafios do futuro”.

Stefan Scheiber, CEO do Bühler Group, diz que a parceria de cofinanciamento demonstra como a empresa, juntamente com a Givaudan e a Nestlé, está se intensificando como uma indústria para enfrentar os desafios da cadeia de valor dos alimentos.

“A ambição da Bühler é criar soluções inovadoras e sustentáveis, em parceria com os principais institutos de pesquisa, parceiros industriais e start-ups promissores no mundo da alimentação”, diz ele.

No mesmo contexto, a Bühler abrirá oficialmente seu campus de inovação CUBIC e receberá parceiros de inovação, clientes, start-ups e acadêmicos para se beneficiarem das novas instalações.

O envolvimento do Grupo Bühler na FFI segue de perto um momento marcante nos 150 anos de história da empresa, quando criou um novo segmento, Consumer Foods, que entrou em operação em 1º de janeiro de 2019. O Grupo quer se posicionar no crescente mercado de alimentos combinando os negócios atuais de chocolate, nozes, panificação e café com o negócio Haas.

“Lançamos essa iniciativa para reunir nossa expertise em pesquisa e inovação para encontrar abordagens inovadoras para alimentos saudáveis e uma cadeia de suprimentos sustentável”, afirma o Dr. Detlef Günther, Vice-Presidente de pesquisa e relações corporativas da ETH Zürich.

“Esta iniciativa criará parcerias para os professores de nossos dois institutos irmãos de tecnologia com empresas parceiras de absoluta excelência, em áreas críticas de pesquisa. Também oferecerá a vários talentosos jovens cientistas uma oportunidade única para o seu crescimento profissional e intelectual”, observa Andreas Mortensen, Vice-Presidente de Pesquisa da EPFL.

A FFI é criada em um momento em que um número crescente de fornecedores está envolvido em uma transformação sustentável. As empresas estão se conscientizando sobre a importância de minimizar a perda de alimentos e criar métodos sustentáveis para alimentar uma população em crescimento que não tenha um impacto negativo no meio ambiente.

As empresas de alimentos e bebidas estão se tornando cada vez mais conscientes das questões de sustentabilidade, incluindo o rápido início das mudanças climáticas e os impactos que eventos climáticos extremos podem ter na cadeia de fornecimento, particularmente em matérias-primas. De fato, a sustentabilidade está no centro do que muitos fornecedores líderes estão fazendo - aumentando seu compromisso com soluções de ingredientes sustentáveis baseadas em recursos renováveis. Muitos acreditam que é imperativo que façamos a transição para uma economia circular, usando recursos renováveis alimentados por energia renovável.

O consumidor cada vez mais atento e consciente também continua a catalisar mudanças na forma como as empresas produzem, embalam e rotulam seus produtos. Eles esperam transparência total, querem saber o que está em seu alimento e de onde vem.




Notícias relacionadas



Envie uma notícia



Telefones:

Comercial:

11 99834-5079

Newsletter:

© EDITORA INSUMOS LTDA.

001