Vote
Vote
Vote
Vote
Vote
Vote
Vote
Vote
Vote
Vote
Vote
Vote
Vote
Vote
Vote

Esconder

Guia 2021

Cadastre-se
anuncie
MENU

Cotação de Ingredientes

Guia de Fornecedores

CADASTRE SUA EMPRESA - CLIQUE AQUI


Mitos e verdades sobre produtos orgânicos

Nos últimos anos, os brasileiros passaram a se preocupar mais com a alimentação, não apenas com o intuito de emagrecer, mas também para seguir um estilo de vida mais saudável, longe de qualquer incomodo ou possíveis doenças causados pelas refeições consideradas muitas vezes inadequadas. Aquele ditado antigo de "você é o que você come" nunca fez tanto sentido igual faz agora, afinal, esses novos hábitos se tornaram tendência entre as pessoas.

Segundo a nutricionista e consultora da Banca do Ramon, Juliana Tomandi, os produtos orgânicos não são apenas definidos como alimentos que estão livres de químicas, mas que eles também devem estar inseridos dentro de um contexto social. "O produto orgânico não utiliza agrotóxico, hormônios, adubos químicos, transgênicos, drogas veterinárias ou antibióticos. E também deve ser cultivado num espaço que leve em consideração a sustentabilidade ambiental, econômica e social. Sendo assim, a agricultura orgânica busca, como um todo, um equilíbrio no ecossistema", explica.

Por que são mais caros?

Uma dificuldade que muitas pessoas têm para passarem, de fato, a consumir alimentos orgânicos, é o preço. O produto costuma ter o valor mais elevado por vários motivos, entre eles estão:

Demoram para crescer
São produzidos em menores escalas
Possuem custos que o próprio fazendeiro precisa arcar
Fazem parte de um mercado pequeno
Esses fatores mais a dificuldade de comercialização e distribuição deste produto, fazem com que os custos sejam mais elevados. Então, o aumento da demanda, aliado a inovações tecnológicas podem fazer com que os gastos desde a produção até a comercialização sejam reduzidos para que mais brasileiros possam comprar esses alimentos que são tão saudáveis.

Mitos e verdades sobre produtos orgânicos

Mesmo que tenha uma tendência de consumo sobre os alimentos orgânicos, ainda existe muitas dúvidas acerca do assunto, o que faz com que muitas pessoas hesitem em compra-los, por isso é importante saber mais a respeito do tema, para que, o consumo seja cada vez mais comum entre a população. Veja algumas dúvidas que são bastante frequentes entre os que querem passar a comer orgânicos ou até mesmo entre aqueles que já são adeptos:

Não precisa lavar


Mito. Mesmo que sejam produtos que estão livres de agrotóxicos precisam ser higienizados. Aliás, qualquer alimento independente da produção, deve ser lavado antes do consumo.

São rastreados

Verdade. A rastreabilidade é uma exigência das certificadoras, todo alimento possui uma identificação quem contém algumas informações, como o local de origem, tratos culturais aplicados e a lavoura que foi colhido.

Não são fiscalizados

Mito. Os produtos orgânicos são fiscalizados pelo Ministério da Agricultura e Inmetro. A lei que garante essa fiscalização é considerada uma das mais completas do mundo.

Podem ser consumidos crus

Verdade. Os alimentos podem ser consumidos crus, desde que sejam higienizados corretamente. Muitas pessoas descascam e cozinham os vegetais para eliminar os agrotóxicos, mas o consumo dos orgânicos pode ser, inclusive, com a casca.

Ajudam a emagrecer

Mito. Não existe qualquer relação com uso de produtos tóxicos com o emagrecimento. De um modo geral, são alimentos que fazem bem a saúde pelos nutrientes que oferecem, mas para emagrecer é necessário ter uma alimentação equilibrada aliada a prática de exercícios.




Notícias relacionadas



Envie uma notícia



Telefones:

Comercial:

11 99834-5079

Newsletter:

© EDITORA INSUMOS LTDA.

001