Vote
Vote
Vote
Vote
Vote
Vote
Vote
Vote
Vote
Vote
Vote
Vote
Vote
Vote
Vote

Esconder

Guia 2021

Cadastre-se
anuncie
MENU

Cotação de Ingredientes

Guia de Fornecedores

CADASTRE SUA EMPRESA - CLIQUE AQUI


No segundo dia da 20ª edição da Food ingredients South America, expositores e palestrantes mostram as principais tendências de consumo de alimentos e bebidas

Dia 23, além do pavilhão de exposições com as principais novidades da indústria alimentícia, a FiSA foi palco de apresentações dos principais temas do setor, como tendências de consumo e regulamentação. O encontro, que é o único na indústria de ingredientes alimentícios da América Latina, vai até amanhã, 25 de agosto, no Transamerica Expo Center, em São Paulo.

Confira as principais atrações:

Harmonização na regulação de alimentos na América Latina depende de integração econômica

Um dos painéis da Grade de Conferências da 20º Food Ingredients South America (FiSA) que aconteceu na manhã dessa quarta-feira, 24, tratou do tema harmonização e regulação de alimentos na América Latina e no Brasil. Um dos participantes, Juan Thompson, gerente executivo da Aliança Latino Americana de Nutrição Responsável (Alanur) apontou uma dificuldade para fazer a harmonização. “Há diferenças estruturais grandes em termos de economia dos países. Qualquer processo de harmonização exige um processo de integração econômica”.

Clara Giudice, presidente da Food Knowledge International, destacou que os países precisam enxergar além das questões nutricionais e seguir múltiplas linhas de ação para a harmonização. A primeira é a educação em alimentação sustentável, seguida de medidas de fiscalização sobre alimentos e bebidas, estratégias para fomentar atividade física, padronização dos rótulos, critérios para a publicidade e limitação de comercialização em determinados ambientes.

Rodrigo Martins Vargas, especialista em regulação e vigilância sanitária da Anvisa, reafirmou a busca constante da agência em aprimorar as práticas de regulação. Outra participante do debate, Helena Tavares, integrante da comissão técnica da Associação Brasileira das Indústrias de Alimentação (ABIA) ressaltou que a harmonização de alimentos é um processo complexo e cheio de dificuldades, mas é preciso levar em consideração diversos fatores como hábitos alimentares, culturas alimentares, educação, necessidades específicas do mercado e diversidade econômica e interpretação de dados técnicos e científicos.

Em aquecimento para o Innovation Tour, nutricionistas recomendam alimentos práticos e industrializados desde que sejam nutritivos

Uma pesquisa feita pela Equilibrium, agência e consultoria com foco na área de saúde e nutrição, com nutricionistas da região Sul e Sudeste do Brasil indica que a categoria não se opõe à recomendação de alimentos práticos e industrializados desde eles conservem propriedades nutricionais. A empresa, que está conduzindo os Innovations Tours na 20ª FiSA, cruzou dados de pesquisas de institutos como a Mintel e Euromonitor com os de uma pesquisa própria, feita com nutricionistas, para chegar às principais tendências para o mercado de alimentos.

Entre as tendências do levantamento da Equilibrium, está o fator natural. Além de saudável e funcional, os alimentos que agradam o consumidor possuem também características naturais. A proteína desponta como um alimento altamente benéfico e valorizado pelo consumidor, embora os produtos lácteos estejam em baixa, o que abre também oportunidades de mercado para as versões sem lactose de produtos. A pesquisa também sugere novos vilões na alimentação: o glúten e o açúcar.

O consumidor também tem preferência por praticidade e conveniência, optando por alimentos saudáveis em embalagens práticas e porções certas. Outra tendência levantada pela pesquisa é a busca de informação por parte do consumidor. Nutricionistas também têm se informado bastante pelos meios digitais, segundo o levantamento. Tanto para nutricionistas como para consumidores a origem dos alimentos é muito importante. A linha comportamental na nutrição é apontada também como tendência. Segundo ela, nenhum alimento é proibido desde que faça parte de uma alimentação equilibrada. As bebidas têm ganhado bastante atenção: consumidores e nutricionistas querem produtos sem adição de açúcar, 100% fruta, sem adoçantes e, de preferência, em embalagens de vidro. Cada vez mais o sabor dos alimentos é valorizado mesmo nas propostas mais saudáveis.

Área de exposição:

Expositores como a CPKelco celebram boa visitação e prospeção de negócios na FiSA 2016

O bom clima para negócios tem chamado atenção dos expositores da Food ingredients South America, de modo que ainda no segundo dia de evento alguns participantes já esboçam um balanço positivo da feira, que acontece até 25 de agosto no Transamerica Expo Center.

"O primeiro dia foi surpreendente, com uma movimentação excelente, nosso estande não parou”, avalia a gerente de Marketing Marina Boldrini, da CPKelco. “Nós trouxemos 18 protótipos entre alimentos funcionais, proteínas e amostras de drinks trifásicos. Também pudemos sentir que o público que veio conversar estava focado em projetos e negócios".

Para a companhia, a FiSA é parte importante da sua pauta promocional. Segundo ela, a CPKelco já confirmou presença na próxima edição da Food ingredients, em 2017."Esta é também uma edição especial para nós porque ganhamos um prêmio de fornecedor parceiro do evento", completa Boldrini.

Nesta edição de 20 anos da FISA, a CP Kelco apresentará novidades em biopolímeros multifuncionais que podem ser utilizados em bebidas, alimentos e produtos de consumo, além de substituir gelatina e amido. Outras grandes novidades em produtos são: GENU® pectina B4F-200 – estabilização de proteína antes da fermentação e KELCOGEL® HPET goma gelana, para estabilização de meio ácido proteico animal ou vegetal via hot fill ou UHT, fat free. Além disso, a CP Kelco contará com um kit dermocosmético e nutracêutico com foco em texturas alimentícias para diferentes demografias e zero sintéticos. No estande, a empresa oferece degustação de novidades em drinks de mixologia.

Bring Solutions traz soluções para fortificar alimentos e bebidas

No estande da Bring Solutions na FiSA, o visitante encontra soluções para fortificação de alimentos e bebidas por meio de premixes de vitaminas e nutrientes; Edulcorante Natural Estévia, uma opção natural para dar dulçor aos alimentos, sem incorporar calorias e sem sabor residual; Enzima SOD (super óxido dismutase), um anti-oxidante que age nos radicais livres presentes no corpo. Será realizada também a degustação de bebidas com redução parcial de açúcar e adoçadas com estévia; de bolo zero glúten, lactose e açúcar, também adoçado com estévia; e de um polivitamínico em forma de comprimido mastigável.

Capsugel Brasil promove linha de cápsulas vegetarianas

A Capsugel Brasil, fornecedora de cápsulas duras e soluções em dosagem, promove na FiSA a sua linha de cápsulas vegetarianas e novas apresentações da tecnologia Licaps®, atendendo à crescente demanda por produtos naturais e necessidades técnicas avançadas de proteção e liberação de ativos. A Capsugel concorre ao título de produto inovador do ano no Fi Innovation Awards com o Kriam e Prest, fórmulas desenvolvidas em exclusividade no mercado brasileiro. Na feira a empresa ainda destaca a DRCaps®, cápsulas ácido-resistentes de dissolução lenta, ideais para ativos sensíveis à acidez do estômago e com maior potencial entérico; e a Tapiocaps®, cápsula lançada este ano no Brasil, derivada do processo orgânico de síntese da goma da tapioca, apresentando a maior barreira à oxidação já desenvolvida. Por fim, a empresa também consolida a Coni-Snap Sprinkle®, seu mais recente projeto de cápsulas para dispersão. Certificadas pelas maiores entidades e grupos internacionais, as soluções em dosagem da Capsugel aliam oportunidades inovadoras com a grande demanda por alimentos orgânicos e com certificação natural.

Indonésia Trade apresenta diferenciais de açúcar de coco orgânico

A Indonésia Trade apresenta na FiSA seu açúcar de coco orgânico, com o grande diferencial de não conter conservantes e químicos adicionados, além de não receber nenhuma modificação genética. O produto tem boas quantidades de potássio, magnésio, zinco e ferro, além de ser uma fonte natural de vitaminas B1, B2, B3, B6 e de aminoácidos. O Coco Sugar possui os certificados USDA, UE e padrões orgânicos internacionais JAS.

Seis Erre Alimentos traz soluções para fabricação de alimentos saudáveis

Nesta edição da FiSA, a Seis Erre Alimentos S.A. apresenta ingredientes para a fabricação de alimentos saudáveis: produtos naturais, com cor e sabor naturais, ricos em ômega 3 e 6, além de minerais e vitaminas. O visitante poderá conferir vegetais desidratados (espinafre, salsa, cebola e alho), especiarias (coentro, páprica, pimenta calabresa e orégano), purê de batatas instantâneo e grãos para uso na panificação (chia, quinoa, gergelim, amaranto e linhaça).

Tovani Benzaquen Ingredientes mostra substituto do sal com zero sódio

Um substituto do sal com zero sódio, o Neo Zero Sódio, produzido com o ingrediente NuTek, é o lançamento que a Tovani Benzaquen Ingredientes traz à FiSA. Outra novidade é o produto Revita Pleno® da empresa Hilê, que contém o ingrediente BODYBALANCETM, uma exclusividade da empresa Gelita, comercializado pela TB. Serão apresentadas ainda as inovações nas moléculas de Stevia para adoçamento de produtos de forma natural, além dos blends únicos de edulcorantes artificiais e naturais produzidos pela Pampa Creations, que proporcionam redução de custo de formulação, além da diminuição calórica e produtos nutricionalmente mais balanceados. No estande da empresa, haverá degustação de protótipos aplicados com as tecnologias, como biscoitos reduzidos em sódio, bebidas proteicas veganas e sem adição de açúcar e refrigerantes reduzidos em açúcar e adoçados naturalmente. Ainda com relação a insumos naturais, a empresa apresentará queijos naturais em pó da Lactosan e aromas naturais da Prova.

R&S Blumos apresenta soluções para tornar alimentos e bebidas mais saudáveis

A R&S Blumos inicia um novo ciclo durante a FiSA 2016. Pioneira no desenvolvimento de mercado com ingredientes ancestrais, como Quinoa, Amaranto, Chia, Espelta, Matcha e seus derivados para a indústria brasileira, a empresa apresentará sua nova fábrica “allergen friendly”, além de novas soluções em proteínas alternativas, grãos ancestrais germinados “sprouted”, novas tecnologias naturais para redução de calorias e diversos ingredientes naturais "clean label" para substituição de aditivos artificiais em alimentos e bebidas.

A R&S Blumos encerou o seu primeiro dia de FiSA com as principais expectativas atingidas. Foi oferecido um menu conceitual com os principais ingredientes e misturas desenvolvidos pela empresa, como um frozen de matchá, tapiocas com amaranto e bolachas com chia, em um ambiente descontraído e moderno. Por ser um dos mais importantes eventos do segmento, a R & S Blumos buscou discutir as tendências e inovações para o mercado de alimentos funcionais e, dentro do tema, apresentou a inauguração de sua nova fábrica. Com capacidade de produção de até 1.000 toneladas de produtos Allergy Friendly ao mês, a fábrica contará com uma moderna e completa planta piloto utilizada para desenvolvimento de protótipos que possibilitarão oferecer a seus clientes não só ingredientes, mas também serviços e soluções inovadoras. A empresa prevê dobrar seu faturamento até 2020. Outra novidade é a ampliação de seus mercados de atuação, concretizada por meio de importantes parcerias com as mundialmente famosas Eurogerm, So Pure e Lucid.

Uma das empresas que acompanham a FiSA desde a primeira edição, Vogler celebra boa participação na FiSA 2016

Oferecendo ao público visitante 17 protótipos para produtos como sorvetes, cupcakes sem glúten, e para redução de sódio, além de agentes aerantes e emulsificantes, a Vogler é uma das empresas que participam da FiSA desde sua primeira edição. Segundo o gerente de Marketing da companhia, Régis Inácio, “consideramos a FiSA uma importante feira de relacionamento, onde podemos buscar leads e receber um público bem diversificado. A visitação está surpreendendo, e já recebemos muitos clientes".

O que dizem os parceiros:

EUROMONITOR

Marcel Motta, diretor-geral da Euromonitor International no Brasil

A FiSA é um dos maiores eventos da América Latina no segmento de ingredientes e alimentos, reunindo as principais empresas e profissionais qualificados para discutir as tendências do setor. Para a Euromonitor, que fornece inteligência de negócios em âmbito internacional para empresas e distribuidores deste ramo, é muito gratificante participar e contribuir com o evento. Participamos da FiSA no ano passado com bons resultados e esperamos repetir a experiência neste ano com ainda mais frutos.

Instituto de Tecnologia de Alimentos (ITAL)
Luis Madi, diretor geral do ITAL - Instituto de Tecnologia de Alimentos

O Instituto de Tecnologia de Alimentos – ITAL, da APTA/SAA do Governo do Estado de São Paulo é parceiro da UBM há vários anos, apoiando a FiSA, maior feira de ingredientes da América do Sul.

O ITAL orgulha-se de apoiar a innovapack, realizada em paralelo à FiSA 2016. Não temos dúvidas que a innovapack é um acontecimento de muito destaque para empresas, entidades e demais instituições da área de embalagens de design.

Em 2016, destacamos também o projeto Brasil ProcessedFood 2020 que o ITAL realiza com o apoio da ABIA e de várias entidades setoriais e empresas, cujo objetivo é mostrar para a sociedade a importância dos alimentos processados e desmistificar ideias equivocadas amplamente propagadas na mídia. Como parte desse projeto, será lançado em agosto de 2016 o site, no qual jornalistas e consumidores poderão encontrar informações claras, objetivas e baseadas em conhecimentos técnicos e científicos sobre processamento, ingredientes, embalagens e outros assuntos relacionados ao tema.

É oportuno destacar que grandes avanços somente são conseguidos com o estabelecimento de parcerias estratégicas. O ITAL parabeniza a UBM por mais esta edição da FiSA e pela innovapack e deseja a todos os participantes um excelente evento.


20ª Food ingredients South America

De 23 a 25 de agosto de 2016, das 13h às 20h

Local: Transamerica Expo Center

Av. Dr. Mário Villas Boas Rodrigues, 387 – Santo Amaro – São Paulo (SP)

Site: fi-events.com.br

Sobre a FiSA

A Food ingredients South America, que está na 20ª edição, é o único evento focado em ingredientes alimentícios da América Latina. A Feira reúne a cada edição cerca de 10.500 profissionais qualificados, nacionais e internacionais, de 42 países.

Sobre a UBM

Líder global em mídia de negócios, a UBM é a 2ª maior organizadora de eventos no mundo. Com expertise em promover e incentivar o networking e os negócios entre empresas dos mais diversos segmentos de mercado, a empresa está presente em 20 países nos 5 continentes, e tem 5.000 funcionários atuando em dezenas de setores, que passam por alta tecnologia, moda e vão até o setor de saúde. Conecta profissionais de diversas indústrias, como Construção Civil, Transporte de Carga, Logística e Comércio Internacional, Portos, Terminais e Armazéns, Tecnologia e Eletrônica, Médica e Farmacêutica, Ingredientes Alimentícios, Metroferroviária e Naval.



Notícias relacionadas



Envie uma notícia



Telefones:

Comercial:

11 99834-5079

Newsletter:

© EDITORA INSUMOS LTDA.

001