Vote
Vote
Vote
Vote
Vote
Vote
Vote
Vote
Vote
Vote
Vote
Vote
Vote
Vote
Vote

Esconder

Guia 2021

Cadastre-se
anuncie
MENU

Cotação de Ingredientes

Guia de Fornecedores

CADASTRE SUA EMPRESA - CLIQUE AQUI


Nutrição ensina substituir açúcar no dia a dia

A necessidade de ser ter uma alimentação mais saudável, com menos gordura, açúcar e sal, é cada vez mais importante. Exemplo é que o Ministério da Saúde firmou acordo, dia 26, com as indústrias alimentícias para diminuição de açúcar nos produtos industrializados. O objetivo é reduzir 144 mil toneladas de açúcar nos produtos lácteos, misturas para bolos, achocolatados, bebidas e biscoitos recheados. Em 2014, o mesmo acordo foi feito para a diminuição do sódio e conseguiu reduzir 17 mil toneladas em quatro anos.

A medida do governo é por causa do aumento de doenças crônicas, como obesidade, diabetes e hipertensão entre a população. A medicina informa que existem outras formas de adoçar o paladar de maneira mais saudável e igualmente saborosa. De acordo com a nutricionista Valéria Arruda Machado, o primeiro passo para uma alimentação mais nutritiva e equilibrada é mesmo evitar os alimentos e bebidas que possuem alto teor de açúcar na sua composição. “Evite refrigerantes e sucos industrializados, prefira sucos naturais. Fazer isso é um bom início”, afirma.

Além do cuidado com o consumo de produtos industrializados, é importante observar o açúcar adicionado nos alimentos, aquele que se coloca no cafezinho, por exemplo. Neste caso, a dica é substituir o açúcar industrializado e refinado pelo mascavo ou demerara. “Quanto mais natural puder ser a nossa alimentação, melhor”, informa. O açúcar mascavo é a versão sem nenhum processo químico e o demerara é pouco processado, o que o torna uma boa opção para quem não gosta do sabor residual um pouco mais forte que o mascavo confere aos alimentos.

Nesta época de fim de ano, a nutricionista aconselha tomar cuidado com o produto mais popular e querido das mesas natalinas: o panetone. Isso porque o pão é rico em gorduras e açúcares, além de ser carboidrato que, em excesso, vira açúcar no corpo também. Já existem opções integrais do pão de Natal, disponíveis no mercado, mas, mesmo com essa versão a dica é maneirar na quantidade.

Entretanto, a nutricionista ressalta que o que faz mal é o exagero no consumo destes produtos e que, em pequenas quantidades, estão liberados. “Esses alimentos não são proibidos, é o excesso que faz mal. Você pode comer um doce em uma festa se remanejar o consumo de açúcar no dia a dia, se a saúde estiver em ordem”, acrescenta Valéria Machado, diretora da Nutrir Corphus, clínica especializada na área de nutrição em Mauá.




Notícias relacionadas



Envie uma notícia



Telefones:

Comercial:

11 99834-5079

Newsletter:

© EDITORA INSUMOS LTDA.

001