Esconder

//

Guia 2021

Cadastre-se
anuncie
MENU

Cotação de Ingredientes

Guia de Fornecedores

CADASTRE SUA EMPRESA - CLIQUE AQUI


PG é destaque nacional em investimentos em cervejarias

O número de cervejarias registradas no Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) cresceu 23% em 2018, totalizando 889 estabelecimentos e 16.968 produtos, conforme dados do Anuário da Cerveja no Brasil. No ano passado, foram registrados 6.800 produtos, entre cerveja e chope. Foram abertas 210 novas fábricas. Em média, a cada dois dias, uma cervejaria abriu as portas no Brasil. Atualmente, no país, 479 municípios possuem cervejarias, chegando perto de 10% dos 5.570 municípios brasileiros. O documento revela as cidades que mais receberam pedidos de registro de novas cervejarias no último ano e quais estão se destacando como pólos cervejeiros.

A cidade de Ponta Grossa se destacou no anuário, divulgado pelo Ministério, por conta dos investimentos que recebeu nos últimos anos nesse setor. A Mapa ressalta que a distribuição (espacialização) das empresas registradas mostra a forte concentração das cervejarias em cidades próximas a capitais.

No município, estão registradas as grandes fábricas como a Heineken e Ambev, além das microcervejarias: Oak Bier, Koch, Shultz, Palais e Strasburger, de acordo com a Associação das Microcervejarias dos Campos Gerais. Não são contabilizados, no total de estabelecimentos, as chamadas cervejarias “ciganas”, que são empresas legalmente constituídas, mas sem estrutura produtiva própria. Essas ciganas produzem em cervejarias terceirizadas devidamente registradas no ministério, cabendo a estas o registro dos produtos.

O gerente comercial da Oak Bier, Rodrigo de Arruda Darros, conta os motivos que fizeram a empresa investir na cidade. “Ponta Grossa é um pólo cervejeiro de longa data, isso com certeza foi um fator relevante no processo de decisão de produzir aqui. A existência de outras empresas do mesmo setor gera uma sinergia e fortalece o mercado cervejeiro na nossa cidade. E observamos que é uma cidade universitária que atrai muitos estudantes de fora e temos uma grande parceria com esse público”, explica.

Fábricas

A fábrica da cervejaria Heineken investe em Ponta Grossa desde o ano de 2010 e em 2016 passou por uma grande expansão, com investimentos que somaram mais de R$ 400 milhões e aumentaram em 40% a capacidade produtiva da unidade. Com isso, se tornou a 12ª maior cervejaria da marca no mundo, respondendo por 32% da produção no Brasil.

Já a Ambev foi inaugurada em maio de 2016 no município, com investimentos de R$ 848 milhões. A unidade emprega cerca de 430 pessoas diretamente e mais de 1.500 postos de trabalho foram gerados durante sua construção. Com uma área total de 2,6 milhões de m², a cervejaria de Ponta Grossa tem capacidade para produzir 380 mil hectolitros de bebidas por mês.

Empregos

De acordo com a Associação, as microcervejarias de Ponta Grossa geram em torno de 30 empregos diretos nas empresas. Ainda segundo dados da Associação Brasileira de Cerveja Artesanal (Abracerva), em 2018 foram criados 1,7 mil novos empregos nas cervejarias espalhadas por todo o país.




Notícias relacionadas



Envie uma notícia



Telefones:

Comercial:

11 99834-5079

Newsletter:

© EDITORA INSUMOS LTDA.

001