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Sabores podem aumentar as ocasiões para consumo de queijo na América Latina

“As marcas de queijo na América Latina podem usar novos sabores para gerar novas oportunidades para o consumo de queijo.”

Desenvolver novos sabores é uma oportunidade inexplorada na América Latina

Os fabricantes de queijo na América Latina ainda não aproveitaram uma ótima oportunidade que os ajudaria a engajar os consumidores mais frequentemente e explorar novas ocasiões de consumo: novos sabores. Cerca de oito em cada dez consumidores no Brasil, por exemplo, concordam que gostariam de experimentar mais sabores nos queijos. Ainda assim, apesar do interesse, os lançamentos estão aquém da demanda. Apenas 12% dos lançamentos de queijo na América Latina entre janeiro de 2017 e abril de 2018 foram de queijos saborizados. Isto se compara a 22% dos lançamentos de novos produtos da mesma categoria na Europa e 25% na América do Norte, e sugere um amplo espectro para inovação. O benefício desta inovação poderia ser uma chance de aumentar o consumo de queijo na América Latina, onde as taxas de crescimento são moderadas, convencendo os consumidores a consumirem queijo com mais frequência.

Combinar inovação de sabor com texturas para um alcance maior

Apesar do interesse em explorar novos sabores em queijos, as opções ainda são limitadas. Além disso, para o consumidor brasileiro a textura seria o fator principal na hora de decidir pela compra de queijos. O sabor fica em segundo plano. Um terço dos compradores de queijo dizem que uma textura suave é um fator que influencia na escolha do queijo que compram. Queijos saborizados (por ex. com alho, ervas), por comparação, influenciam as decisões de compra de 17% dos consumidores. Consumidores mais jovens lideram o interesse em queijos saborizados – como de costume,. 21% dos brasileiros compradores de queijo entre 16-34 anos citam sabor como um fator para suas compras, em comparação a 13% daqueles acima de 35 anos.

A maneira como os consumidores consomem queijo também se adapta à inovação dos sabores, isso tem o potencial de alcançar aqueles que se interessam por sabor, mas que ainda não o priorizam. Outra forma de inovar seria explorar a combinação de sabores com a textura suave que muitos consumidores ja preferem. 24% dos lançamentos de queijos saborizados na América Latina desde janeiro de 2017 foram, de fato, queijos/cream cheese frescos de textura suave. Porém isso se compara a 35% dos lancamentos em queijos duros/semi-duros. Apenas 14% das introduções de sabores na América Latina foram variedades de queijo mole/semi-mole.

Mais opções de sabores podem multiplicar as formas como os consumidores consomem queijos

Os sabores mais comuns nas introduções de sabores na América Latina sao o defumado, picante e com ervas. No entanto, sabores doces, à base de nozes/sementes ou até sabores florais podem expandir as ocasiões de consumo para snacks e outros.

(Brasil: modos de comer queijo, set 2017. % de consumidores. Em um sanduíche (incluindo torradas); Para passar em biscoitos/pães saborosos; Como ingrediente para cozinhar pratos saborosos (ex. pão de queijo, massas); Como um snack por si mesmo; Como parte de um snack (ex. em uma salada); Como parte de uma tábua de queijos (ex. com biscoitos, frutas secas, nozes); Como um ingrediente para cozinhar pratos doces (ex. Cheesecake, Romeu & Julieta, bolos); Outro modo; Não comi queijo nos últimos três meses)

Novos sabores podem tornar os consumidores mais confiantes para cozinhar ou servir queijo

Enquanto os consumidores relatam usar queijos de diversos modos, o desejo de serem aconselhados em como usar os queijos sugere uma falta de confiança em explorar possibilidades de aumento de ocasião de consumo, o que dá aos fabricantes uma chance de criar sabores para usos específicos ou para combinar sabores com dicas sobre como usá-los.

77% dos consumidores no Brasil concordam que gostariam de mais sugestões sobre como usar diferentes tipos de queijo para cozinhar, e 75% gostariam de mais sugestões sobre qual queijo combinar com determinado alimento ou bebida.

Versões saborizadas de queijos comumente usados – como mozzarella, no Brasil – podem tornar os consumidores mais confiantes para cozinhar com queijo mais vezes. Espetinhos de queijo, por exemplo, são itens comuns em churrascos e podem ser melhorados com opções pré-temperadas ou saborizadas.

No México, a mozzarella de pesto de BelGioioso possui recomendações para servir com pão fresco, pizza, peito de frango ou massa.

Combinar o sabor com a ocasião de uso para dar aos consumidores alternativas para consumir queijos

Queijo recheado com frutas para snacks

Carulla Queijo recheado com Pêra e Goiaba. Da Colômbia, este produto é descrito como um queijo fresco, semi-duro recheado. Supostamente ideal para o café da manhã ou como um snack.

Recomendado para saladas, sanduíches e aperitivos

Allfood Queijo Gouda com Tomate & Azeitona. Queijo holandês suave e cremoso do Brasil, delicadamente temperado com azeitonas italianas e tomates. Bom para harmonizar com cervejas e perfeito para complementar saladas, sanduíches e aperitivos.

Sabor de cerveja e ervas para molhos e massas

Pomerode Kraeuterkaese Creme Parmesão com Cerveja & Ervas Finas. Do Brasil, este queijo é recomendado para servir com canapés, e molhos para carnes e massas.

Sabor oferece a oportunidade perfeita para novas ocasiões de snack

Fabricantes de queijos começaram a aproveitar as oportunidades relacionadas as ocasiões de snack. Contudo, no geral, poucas introduções de queijos mencionam especificamente “snack” no pacote, e a taxa é particularmente baixa na América Latina. Já que 43% dos consumidores brasileiros dizem que comem queijo como snack, esta é uma oportunidade excelente e que pode fazer as opções saborizadas brilharem.

O posicionamento como snack oferece uma ampla oportunidade para criatividade. Balanced Breaks da marca Sargento, nos Estados Unidos, combina queijo com outros alimentos de snack como nozes e frutas secas. Os pacotes de snack da marca Philadelphia combinam cream cheese saborizado com chips de bagel. E o Chutney de Cheddar e Abacaxi da marca Tesco, da Polônia, combina cubos de queijo com um molho chutney à parte – uma abordagem de molho para a inovação de sabor. No Japão, Natori embalou seus Snacks de Queijo com Avelã Doce & Amêndoas em porções individuais parecidas com doces.

Formulações saudáveis seriam beneficiadas com a adição de sabor

Além de novos formatos e ocasiões, sabores podem ser combinados com apelos saudáveis como a redução do teor de gordura e sódio, que ajuda os consumidores a escolherem queijos com mais frequência.

Os consumidores de queijo na América Latina, assim como em outras regiões, tentam encontrar um meio termo entre os atributos positivos e negativos relacionados a saude, quando compram queijos. No Brasil, por exemplo, 55% dos consumidores concordam que os benefícios saudáveis do queijo (ex. cálcio, proteína) contrapesam o alto conteúdo de gordura. No entanto, 26% dos brasileiros compradores de queijo fundamentam sua decisão de compra com afirmações de baixo teor de gordura ou gordura reduzida. Sete em dez consumidores dizem que estariam interessados em uma alternativa de baixo teor de sal para seus queijos favoritos.

O sabor pode ser combinado com a redução do teor de gordura/sódio para superar preocupações que os consumidores têm sobre saúdeparticularmente aqueles que relacionam a redução de gordura/sódio com redução de sabor.

Oportunidade

Fabricantes de queijo têm oportunidades inexploradas na América Latina para introduzir mais sabores na categoria. O sabor pode ser adicionado a quase qualquer queijo, mas as marcas podem explorar mais a oportunidade utilizando sabores em conjunto com um novo snack ou formato para servir, ou combinando sabores com sugestões que ajudem os consumidores a usarem queijo com maior confiança na cozinha ou em ocasiões especiais.




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