Vote
Vote
Vote
Vote
Vote
Vote
Vote
Vote
Vote
Vote
Vote
Vote
Vote
Vote
Vote

Esconder

Guia 2021

Cadastre-se
anuncie
MENU

Cotação de Ingredientes

Guia de Fornecedores

CADASTRE SUA EMPRESA - CLIQUE AQUI


Senai Toledo inaugura Instituto de Alimentos com investimento de R$ 12 milhões

A manhã de sexta-feira (11) foi dedicada à inovação e ao desenvolvimento da região Oeste do Paraná. Foi inaugurado em Toledo, o Instituto Senai de Tecnologia em Alimentos – um espaço para promover soluções inovadoras aos segmentos de alimentos em todo o território nacional, com qualidade e competência técnica qualificada. “O Instituto é a porta de entrada para novas oportunidades e para o desenvolvimento de pesquisas das indústrias alimentícias da região e de todo o Brasil. É aqui nessa estrutura que as empresas vão encontrar condições para o crescimento aliado à segurança”, enfatizou o presidente da Federação das Indústrias do Paraná (Fiep) Edson Campagnolo.

O investimento total para o pleno funcionamento do Instituto Senai de Tecnologia em Alimentos será de R$ 12 milhões – recursos vindos do Sistema Fiep, financiamento do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), além da parceria do município de Toledo. “Já estamos a um ano trabalhando na prospecção de clientes, que são as indústrias de alimentos. Com a inauguração do Instituto esperamos ampliar os negócios e que a comunidade industrial reconheça o instituto como um polo de desenvolvimento e inovação”, comenta a gerente da unidade Sesi Senai IEL em Toledo Eliane Ritter.

O evento na manhã dessa sexta-feira também reuniu lideranças políticas e empresariais de Toledo e da região Oeste do estado. O sócio-fundador da Prati-Donaduzzi Luiz Donaduzzi foi um dos empresários que participou da cerimônia de inauguração e reforçou a importância de investimentos nessa área. “Estive recentemente no Canadá e pude perceber que estamos muitos anos atrás quando falamos em pesquisa, inovação e controle de qualidade. Precisamos avançar para agregar valor aos produtos da nossa região. É com investimentos como esse daqui que podemos chegar ao nível de expertise, conhecimento e excelência que eu conheci no Canadá”, comentou Donaduzzi.

A ESTRUTURA

São 1.240 metros distribuídos em três andares no prédio do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), que fica localizado na rua Júlio de Castilhos, bairro Industrial, em Toledo. “No primeiro andar estão os laboratórios para análises físico-químicas e microbiológicas, além das áreas para desenvolvimento de produtos, que chamamos de planta de processos industriais. É uma área voltada para a inovação, adequação e criação de novos produtos. Já no segundo andar está a área de uso comum, com auditórios e os nossos seis consultores ficam para prestar atendimento. Já no terceiro fica a área para gestão e logística, onde temos maquetes industriais que simulam tempos e movimentos das indústrias”, explica o coordenador de negócios do Senai em Toledo Alcides Junior Sperotto.

O estado do Paraná conta com 2.500 indústrias no ramo de alimentos, segundo informações levantadas pelo Senai, sendo que 600 delas se concentram na região Oeste. Essas indústrias estão distribuídas nos setores de frigoríficos, laticínios, biscoitos e bebidas e que poderão buscam soluções no Instituto Senai de Tecnologia em Alimentos. “Nosso atendimento é realizado em três grandes linhas de ação. Na primeira trabalhamos com a metrologia, onde são feitas as análises laboratoriais. Na segunda é realizada a consultoria, aonde vamos para dentro da indústria para solucionar um problema, seja a baixa produtividade, o custo produção alto ou a rentabilidade baixa, por exemplo. E na terceira linha de ação trabalhamos o desenvolvimento de novos produtos, criamos esse novo produto, entregamos a fórmula e o método de produção para a indústria atendida”, esclarece o coordenador de negócios.

A unidade Senai também oferece cursos profissionalizantes para a área da indústria de alimentos. “Oferecemos o curso de técnico em alimentos e cursos rápidos, de 40 até 60 horas, como boas práticas, análises de pontos de perigo, por exemplo, que são voltados para o setor industrial”, informou o Sperotto. A unidade de alimentos tem capacidade para profissionalizar 400 alunos – sendo que a unidade Senai chega a oferecer capacitação para 1.400 alunos.




Notícias relacionadas



Envie uma notícia



Telefones:

Comercial:

11 99834-5079

Newsletter:

© EDITORA INSUMOS LTDA.

001