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Symrise foca em plataformas naturais e de sustentabilidade

A Symrise, fornecedora de sabores, está de olho em novas oportunidades no setor de marcas privadas, que se diversifica rapidamente, à medida que procura atender às demandas dos consumidores e evoluir para um sabor ao invés de meras abordagens de sabor sob a plataforma “código da natureza”. Essa estratégia se baseia em quatro pilares: transparência, melhor naturalidade, tecnologia e valor para o consumidor.

Na feira internacional “World of Private Label” (PLMA), que se encerra hoje em Amsterdã, a Symrise apresentou suas ofertas naturais para os seus negócios de marca própria. Grandes, médias e pequenas marcas de varejistas seguem esta tendência e claramente se beneficiam disso. Os visitantes podem descobrir como conceitos como embalagens naturalmente deliciosas, ecologicamente corretas e redução de açúcar e sal funcionam na alimentação. Aplicações para o novo conceito Grillicious estavam presentes, uma solução que atende aos novos requisitos da regulamentação da CE sobre sabores de grelhados.

Os visitantes puderam experimentar bebidas, lanches e novos conceitos na estação do churrasco, enquanto aprendiam mais sobre as matérias-primas utilizadas. Por exemplo, uma pipoca com sabor de morango que combina o sabor da Symrise com uma pincelada de pedaços de morango. A Symrise atraiu os visitantes com uma variedade de bebidas e lanches exclusivos, como cola artesanal, cerveja sem álcool, salada para iogurte e batatas fritas "caseiras".

Tradicionalmente, o setor tem sido percebido como tendo uma imagem muito mais desenvolvida do que uma marca própria quando se trata de inovação, mas Alexander Lichter, vice-presidente de vendas da divisão de sabores EAME da Symrise, vê uma evolução.

“Eu vejo cada vez menos diferença entre a marca privada e o mundo da marca. É tudo sobre a velocidade de comercialização, a compreensão do consumidor e a satisfação dos requisitos do consumidor em um nível granular ”, disse ele no evento deste ano. “No passado, o setor de marca própria adotou uma abordagem mais ampla, com custo e qualidade razoáveis. Existem alguns setores em que isso ainda é o caso. Mas a marca privada agora também tem marcas de nível; com um segmento de orçamento, qualidade média e produtos premium, todos sob o rótulo privado. A diferenciação dos drivers de valor para todos os rótulos privados, assim como para os de marca, está se tornando menos nítida e diferente. Um requisito é o da agilidade, porque a velocidade de comercialização é realmente um diferencial importante ”.

Claro que o que ficou claro ao andar no salão de exposição no evento deste ano é que é necessária uma abordagem multifacetada para atingir a arena de marcas privadas altamente diversificada. “Nem todo varejista está conduzindo a mesma estratégia. Para ser útil, precisamos entender qual é a estratégia deles. Para alguns, é tudo sobre preço razoável e qualidade, mas precisamos ser rápidos em nossas ações. Para outros, é sobre ser natural. Queremos ter certeza de que fornecemos produtos aos consumidores de uma região muito específica e queremos rotular o que temos de maneira muito autêntica. Portanto, temos que ser muito diferenciados em nosso apoio a empresas de marca própria para ter sucesso com seus clientes de varejo ”, diz Lichter.

A empresa está procurando entender melhor quais são as demandas atuais no mercado. “No Reino Unido, por exemplo, tivemos que ajudar a desenvolver produtos que atendam as expectativas dos consumidores em relação ao sabor, à proveniência e as matérias-primas. Temos realizado estudos para apoiar os fabricantes de snacks no Reino Unido, para ver que tipos de sabores estes snacks têm. Nós nos certificamos de que os insights desenvolvidos lá serão transformados em proposições convincentes dirigidas pelos fabricantes para cumprir isso. Em outros casos, trata-se de produtividade e ajudar nossos clientes a entrar em formulações e manter os requisitos regulatórios dos produtos intocados ”.

A consolidação recente no mercado de sabores como um todo levou vários players importantes a expandir sua base além da clássica arena de sabores, a fim de adotar uma abordagem mais holística. A Symrise adquiriu a Diana e, no início deste ano, a Givaudan anunciou a aquisição da Naturex e, mais recentemente, a IFF revelou planos de comprar a Frutarom.

“Esse impulso para a naturalidade e a alimentação versus sabor é um dos principais impulsionadores da nossa indústria, tanto para marcas quanto para marcas próprias. Fomos visionários quando adquirimos a Diana, pois isso está profundamente enraizado nas matérias-primas. É quase uma integração na natureza. Nós já estávamos fazendo isso no passado e agora está se tornando parte do nosso DNA ”, diz ele, observando o conceito da pipoca de morango como um exemplo de como isso pode funcionar.

Lichter observa como o mercado de sabores como um todo está indo mais nessa direção, procurando saborear ao invés do mero sabor. “Nossos concorrentes também estão nisso agora e descobrindo que esse é um passo importante. Givaudan e Naturex é um exemplo de entrar em sistemas alimentares mais naturais. Estamos muito bem posicionados. Já tomamos a decisão há vários anos de destacar "o melhor da natureza, o melhor da ciência", porque acredito que a ciência dos alimentos é um componente essencial para gerar valor para o cliente e o mercado ", diz Lichter.

“Trata-se de uma compreensão clara do mercado, enquanto a utilização de tecnologia é, penso eu, a fórmula mágica para ser o melhor suporte para nossos clientes. O que quer que façamos, tentamos gerar valor distinto para o mercado sem ter um segundo pensamento. Trata-se de ser um bom parceiro de pensamento para nossos clientes ”, conclui.




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