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Vendas de panetone devem atingir 500 mil toneladas este ano

Nesta época do ano, os panetones começam a aparecer nas gôndolas dos supermercados, anunciando a chegada do Natal. O produto tradicional, com frutas cristalizadas ou gotas de chocolate, ganhou novas versões mais elaboradas: com ingredientes tipicamente brasileiros, ou com mousse, sorvete, trufas, doce de leite, goiabada, brigadeiro, entre outros. Com este leque variado de opções de recheio, os fabricantes apostam em inovação e no sabor marcante para atrair os consumidores.

De acordo com Cláudio Zanão, presidente executivo da Associação Brasileira das Indústrias de Biscoitos, Massas Alimentícias e Pães & Bolos Industrializados (ABIMAPI), o volume de vendas de panetones - produto que pertence à categoria de pães e bolos industrializados - deve repetir os números de 2015, cerca de 500 mil toneladas.

Segundo pesquisa da Kantar Worldpanel, apenas 44,5% dos lares brasileiros consumiu panetone entre novembro do ano passado e janeiro de 2016. Fatia que deve ser mantida neste final de ano.

Este é um produto sazonal que, a partir do momento em que está exposto no varejo, desperta nos consumidores a memória afetiva das festas de fim de ano. “As pessoas compram, inicialmente, por indulgência. Depois elas voltam a comprar outras vezes, principalmente para a última semana de dezembro, quando os panetones passam a fazer parte das ceias, ou até mesmo para presentear amigos e familiares”, comenta Zanão.

“As embalagens se sofisticaram e estão mais elaboradas e personalizadas, tornando-os um excelente presente. Esta estratégia dos fabricantes de tornar estes pães/bolos mais convidativos e criativos, com valores que cabem no orçamento do consumidor, promete bons resultados”, completa.




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