MENU
Participe agora mesmo
Votações
COTAÇÃO DE INGREDIENTES
GUIA DE FORNECEDORES
CADASTRE SUA EMPRESA - CLIQUE AQUI


Voltar

Papel da nutrição nas funções cognitivas

A função cognitiva é um conjunto de habilidades complexas. Memória, raciocínio, atenção e coordenação psicomotora são apenas algumas das características que contribuem para a capacidade mental.

As principais funções cognitivas são percepção, atenção, memória, linguagem e funções executivas. É a partir da relação entre todas estas funções que entendemos a grande maioria dos comportamentos, desde os mais simples, até as situações de maior complexidade e que exigem atividades cerebrais mais elaboradas.

A percepção é uma função cognitiva constituída pelos processos que permitem reconhecer, organizar e dar significado a um estímulo vindo do ambiente através dos órgãos sensoriais.

A atenção é uma função cognitiva bem complexa e diversos comportamentos resultam de um nível adequado de atenção para serem bem sucedidos. É, também, um pré-requisito fundamental para o processo de memorização.

A memória é uma das funções cognitivas mais utilizadas pelo ser humano em seu cotidiano. Pode ser definida como a capacidade de armazenar informações, lembrar delas e utilizá-las no presente.

A linguagem é uma função cognitiva usada todos os dias, durante a maior parte do tempo, seja através da linguagem oral (em uma conversa) ou da escrita (ao ler ou escrever um texto).

O conhecimento sobre o cérebro e suas funções intensificou-se na última década com os avanços nas técnicas de neuroimagem. Da mesma forma, a nutrição vem demonstrando desempenhar um papel importante no desempenho cognitivo, permitindo desenvolver plenamente o potencial físico e intelectual, sendo especialmente importante no desenvolvimento das diferentes fases da vida, desde a infância até a velhice.

A nutrição vem demonstrando desempenhar um papel importante no desempenho cognitivo, permitindo desenvolver plenamente o potencial físico e intelectual, sendo especialmente importante no desenvolvimento das diferentes fases da vida, desde a infância até a velhice.

O cérebro precisa de nutrientes para a sua formação, desenvolvimento e manutenção de suas funções. As diferentes células que o compõem precisam ser alimentadas para cumprir essas funções e algumas delas precisam de nutrientes específicos para cumprir seu papel dentro da estrutura complexa do cérebro.

O conhecimento já acumulado, aliado às recentes descobertas, permite identificar vários mecanismos que associam a saúde do cérebro com a alimentação e a nutrição.

A nutrição é um processo que ocorre desde o início da vida e dela depende a sobrevivência da espécie humana e o desenvolvimento de seu potencial, estando intimamente relacionada com o cérebro e o desenvolvimento cognitivo do ser humano.

A nutrição é possivelmente o fator ambiental que pode determinar uma ampla gama de efeitos no desenvolvimento do cérebro. Os nutrientes podem influenciar as macroestruturas e microestruturas cerebrais e a função dos neurotransmissores e, tudo isso, como um todo, terá um impacto no desenvolvimento cognitivo. Os macronutrientes também são uma fonte de energia que o cérebro requer para o seu funcionamento adequado.

O conhecimento já acumulado, aliado às recentes descobertas, permitiram identificar vários mecanismos que associam a saúde do cérebro com a alimentação e a nutrição. Entre os principais aspectos nutricionais mais claramente relacionados com o desempenho cognitivo, estão o fornecimento de energia para o cérebro (especificamente a implementação de determinados alimentos ou ingestão de carboidratos), o consumo de proteínas e ácidos graxos, especialmente ômega-3, e de micronutrientes, como ferro, vitaminas do complexo B e antioxidantes.

Uma dieta variada que inclua alimentos ricos em nutrientes, com uma repartição adequada dos mesmos, tem mostrado ser a melhor estratégia nutricional para assegurar o melhor funcionamento cognitivo, tanto em crianças como em adolescentes e adultos.




Galeria de Imagens:



Downloads:







Artigos relacionados



Envie um artigo



Telefone:

11 5524-6931       11 99834-5079

Newsletter:

Fique conectado:

© EDITORA INSUMOS LTDA.

Av. Sargento Geraldo Santana,
567 – 1º andar
CEP 04674-225
São Paulo, SP - Brasil

001