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Embrapa e Lactalis estudam parceria

Em uma live com participação de gestores da Lactalis e pesquisadores e analistas da Embrapa, ambas as partes anunciaram interesse em uma parceria com o objetivo de enfrentar os principais gargalos da produção de leite no Brasil: produtividade, qualidade, sanidade e produção responsável.

De acordo com Armindo Neto, responsável pela captação de leite da Lactalis, a soma dos esforços das empresas pode fazer com que o Brasil se torne exportador de lácteos. “A Lactalis tem a pretensão de transformar o Brasil em hub de exportação para toda a América Latina”, ressaltou Neto.

Para Paulo do Carmo Martins, chefe-geral da Embrapa Gado de Leite, a Lactalis, responsável pela captação de 20,1 bilhões de leites no mundo, está se tornando rapidamente um dos maiores conglomerados de produção de lácteos do Brasil. “Embora o nome 'Lactalis' seja pouco conhecido pelo consumidor, a empresa é responsável por marcas tradicionais como Itambé, Parmalat, Cotochês, Batavo, Elegê, Poços de Caldas, Du Bom, Boa Nata e Presidente, possuindo grande capilaridade na pecuária de leite nacional”, disse.

Ainda de acordo com Martins, a parceria entre as instituições visa o treinamento de técnicos e a realização de palestras a produtores, além do desenvolvimento de conhecimento em conjunto. “Entre outros temas, iremos focar no bem-estar animal e em questões ambientais, sob a ótica do ‘ESG’, garantindo as boas práticas de produção que assegurem cuidados com o meio ambiente e com a sociedade”, pontuou Martins.

“ESG” é a sigla em inglês para Environmental, Social and Corporate Governance. Traduzida como governança ambiental, social e corporativa, refere-se aos três fatores centrais na medição da sustentabilidade e do impacto social de um investimento ou negócio. A análise desses critérios auxilia na determinação de um melhor desempenho futuro das empresas.

Neto apresentou aos pesquisadores e analistas da Embrapa alguns projetos de incentivo ao produtor adotados na empresa, cuja participação da Embrapa seria oportuna, sendo eles: Pro Leite, programa de acompanhamento do custo de produção nas fazendas; Pro Quali, pagamento do leite por qualidade, com visitas a campo para melhoria dos resultados; Mais Leite, programa de incentivo ao aumento da produção via bonificação extra do leite; Meio Ambiente, produção com redução na emissão de CO2; Bem-estar Animal, adoção de boas práticas e programas de certificação nas propriedades; e Reciclagem, logística reversa de embalagens.

Maior grupo de laticínio mundial, a Lactalis tem 47% de participação no mercado europeu, 24% nas Américas, 13% na África e 16% na Oceania. No entanto, é definida por Neto como uma empresa “glocal” (global + local). “Somos um grupo internacional que leva em conta as realidades locais”, afirmou. Um exemplo disso é que não existe nenhuma marca de lácteos com o nome Lactalis. Quando o Grupo adquire um laticínio, preserva sua marca, como aconteceu com a Itambé, Poços de Caldas, Cotochês etc., no Brasil.

Neto conclui afirmando que a ambição da Lactalis é desenvolver a vocação exportadora para os lácteos brasileiros, aproveitando o potencial do parque fabril nacional, o amplo portfólio e a força das marcas.

Fonte: Milk Point




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