Esconder

//

Guia 2021

Cadastre-se
anuncie
MENU

Cotação de Ingredientes

Guia de Fornecedores

CADASTRE SUA EMPRESA - CLIQUE AQUI


Feira para o setor de alimentos e bebidas destaca conceito de Indústria 4.0 no Brasil

Nesta semana, a FISPAL Tecnologia - Feira Internacional de Tecnologia para a Indústria de Alimentos e Bebidas chega à sua 33ª edição. Desta vez, o evento que é o maior do setor na América Latina destacou, além de questões de segurança alimentar e tendências do mercado, o conceito de Indústria 4.0 (a nova revolução industrial) em parceria com o Instituto Mauá de Tecnologia e de modo colaborativo com demais empresas do ramo, como a Thermo Fisher Scientific.

Durante os três dias de feira, que vai até o dia 30, os visitantes poderão verificar de perto como funciona o conceito de Indústria 4.0, em uma área de 300 m², que resulta instantaneamente em um produto alimentício personalizado. É literalmente uma reprodução do ambiente fabril em meio ao centro de convenções São Paulo Expo.

O processo de produção inicia-se pela solicitação personalizada do produto, que no caso é um sorvete de até três sabores. Por meio de tecnologias avançadas, como a internet das coisas e a integração que ela permite, o sistema de MES (Sistemas de Execução da Manufatura) dá a ordem aos maquinários da indústria, que por sua vez, seguem a cadeia até o resultado final.

Para o projeto colaborativo, que teve início cerca de um ano atrás, a Thermo Fisher contribui com a participação de seu revolucionário sistema de raio X Thermo Scientific™ NextGuard™, que assegura que nenhum material estranho tenha contaminado o produto na etapa final de produção - sendo um dos últimos pontos de garantia de qualidade antes do consumo do alimento.

"Para nós da Thermo Fisher Scientific, é de extrema importância fazer parte deste projeto por ser um novo conceito no mercado e ainda pela ligação que isso tem com a melhoria de questões relacionadas à segurança e qualidade na inspeção de produtos", afirma o Gerente de Inspeção de Produtos da Thermo Fisher Scientific para a América do Sul, Delson Ferraz.

O objetivo desta iniciativa é mostrar que, assim como em países como os Estados Unidos e Alemanha, o Brasil também é capaz de desenvolver um processo de manufatura automatizado, tanto para o setor de alimentos e bebidas, como para diversas indústrias, e que atualmente o país já conta com capacidade e conhecimento suficiente para tal.




Notícias relacionadas



Envie uma notícia



Telefones:

Comercial:

11 99834-5079

Newsletter:

© EDITORA INSUMOS LTDA.

001