Esconder

//

Guia 2021

Cadastre-se
anuncie
MENU

Cotação de Ingredientes

Guia de Fornecedores

CADASTRE SUA EMPRESA - CLIQUE AQUI


M. Dias Branco espera melhora do desempenho na categoria de biscoitos

A fabricante de alimentos M. Dias Branco espera que a categoria de biscoitos tenha um desempenho melhor neste ano. Segundo Fábio Cefaly, diretor de novos negócios e de relações com investidores, as vendas em dezembro foram melhores, mas, em janeiro e fevereiro, corresponderam às expectativas, sendo tradicionalmente mais fracos.

O executivo explicou em teleconferência com analistas nesta terça-feira que a receita da companhia não foi uniforme durante o ano passado, com alguns meses de volume bons e outros fracos. "Mas para 2019, a perspectiva é de que biscoitos terá um ano melhor e a marca Piraquê vai contribuir positivamente."

As primeiras sinergias decorrentes da aquisição da marca carioca possibilitaram uma elevação da margem de lucro antes de juros, impostos, depreciação e amortização (Ebitda, na sigla em inglês) ajustada de 14% em 2017 para 15,3% entre maio e dezembro do ano passado.

"A Piraquê é a sétima maior marca do grupo, com faturamento anual acima de R$ 500 milhões. As integrações estão em andamento. Estamos no caminho certo", afirmou Geraldo Luciano Mattos Júnior, diretor vice-presidente de investimentos e controladoria e diretor de relações com investidores.

Para a M. Dias Branco, a melhora deverá acontecer efetivamente a partir do segundo trimestre. Durante o ano passado, as vendas de biscoitos no mercado registraram queda de 0,8%, puxadas pelo Nordeste e pela Grande São Paulo, o que deixou o ambiente mais "desafiador", segundo a fabricante.

A dona das marcas Adria, Isabela, Puro Sabor e Piraquê estuda realizar um eventual aumento nos preços dos produtos no segundo trimestre deste ano, disse Cefaly.

"Por enquanto, estamos observando uma redução gradual nos preços do trigo [importado] da Argentina. Precisamos acompanhar esse comportamento para tomar decisões relacionadas ao preço", afirmou Cefaly. A perspectiva é de que o preço da commodity possa recuar com mais força no segundo semestre, como tradicionalmente acontece.

No ano passado, a M. Dias Branco realizou três aumentos de preços, mas o último reajuste não foi bem recebido e a fabricante de massas e biscoitos precisou retirá-lo concedendo descontos. O executivo acrescentou que as boas notícias em relação ao comportamento do preço do trigo no hemisfério Norte pode indicar que os preços da commodity poderão seguir em queda já na primeira metade deste ano.

Profissionalização

A família controladora pretende acelerar o processo de profissionalização da companhia neste ano. Francisco Marcos Saraiva Leão Dias Branco, que ocupava o cargo de diretor vice-presidente comercial, deixou a M. Dias Branco para dedicar-se a outros negócios da família.

O filho do fundador da empresa, Francisco Ivens de Sá Dias Branco, renunciou ao cargo no mês passado.

Mattos Júnior reafirmou que seus planos também são deixar a maior fabricante de massas e biscoitos do país. A saída aconteceria no segundo trimestre, mas, a pedido da família Dias Branco, ele ficará até o fim do ano.

Mattos Júnior disse que a M. Dias Branco contratou uma empresa para iniciar o processo de seleção de um novo executivo para o posto de Francisco Marcos. "Será um profissional que conhece o mercado e experiente. [O escolhido] vai compor a diretoria estatutária. Será um avanço na governança da empresa."

No quarto trimestre de 2018, a fabricante obteve lucro líquido de R$ 139,8, uma queda de 30,8% na comparação com o mesmo período de 2017. No mesmo período, a receita líquida somou R$ 1,6 bilhão, um avanço anual de 15,8%.

Em 2018, a empresa reportou lucro de R$ 723,5 milhões, retração de 14,3% em base anual. A receita líquida subiu 11,3% na comparação anual, para R$ 6,025 bilhões. O lucro antes de juros, impostos, depreciação e amortização recuou 3,5% em 2018, para R$ 933 milhões.

Às 11h47, as ações da M. Dias Branco caíam 3,33%, cotadas a R$ 44,94.




Notícias relacionadas



Envie uma notícia



Telefones:

Comercial:

11 99834-5079

Newsletter:

© EDITORA INSUMOS LTDA.

001