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Pesquisa da Takasago confirma tendências no mercado de bolos no Brasil

Uma pesquisa inédita da Takasago, uma das cinco maiores empresas mundiais de aromas e fragrâncias, com operação em 26 países, incluindo o Brasil, sobre o mercado de bolos no país traz um novo panorama sobre o comportamento da população no consumo dessas iguarias. O levantamento, realizado no final de 2020, com homens e mulheres entre 18 e 55 anos de idade, aponta para duas tendências tradicionais e uma novidade: na hora de comprar um bolo, as pessoas buscam, antes de qualquer coisa, o sabor; o meio da tarde é o período em que são mais consumidos; e há uma procura crescente por bolos saudáveis.

Segundo a pesquisa, 78% dos brasileiros consomem algum tipo de bolo de uma a três vezes por mês e, ao todo, 91% priorizam o sabor na hora da compra. A qualidade dos ingredientes (45%) e o preço (40%) são o segundo e o terceiro fatores de decisão. A marca (32%), a textura (31%) e os ingredientes naturais (22%) completam a lista. O momento de consumo do alimento para os brasileiros é, principalmente, como lanche: 83% consomem no meio da tarde e 61% no café da manhã. Ao todo, 96% dos entrevistados afirmaram que costumam comer bolo em casa.

Percebemos que o bolo tem relação direta com demonstração de afeto. Servir um pedaço de bolo é sinônimo de amizade, preparar uma receita remete a momentos em família e se deliciar com um pedaço, independente do sabor, traz conforto e satisfação a quem consome”, detalha Rafaela Bedone, head Marketing e Consumer Insights da Takasago.

Os sabores favoritos apontados pelo levantamento são laranja (44%), chocolate (43%), gotas de chocolate (30%), brownie (30%), cenoura (29%) e cenoura com chocolate (27%).

Componente principal de festas, os bolos estão cada vez mais artísticos, trazendo ingredientes de qualidade e combinações de sabores indulgentes para agradar cada vez mais ao consumidor. Porém, uma tendência global na procura por alimentos saudáveis também foi observada no estudo da Takasago: ao todo, 65% dos participantes afirmaram que procuram por bolos com baixo teor de açúcar. Outros 47%, por ingredientes naturais. Bolos de baixa caloria (40%), com pedaços de ingredientes reais (40%), feitos com farinha integral (28%) ou fibras (28%) também estão entre as novas opções na mesa dos brasileiros.

Nós, da Takasago, estamos atentos às oportunidades de mercado para poder oferecer às empresas e, claro, ao consumidor final, a melhor experiência. E este tipo de levantamento norteia bastante o nosso trabalho e traz uma base clara daquilo que está ao nosso alcance fazer para ajudar a indústria a traduzir expectativas e motivações em conceitos para produtos”, conclui Rafaela.

Fonte: WGO Comunicação




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