Vote
Vote
Vote
Vote
Vote
Vote
Vote
Vote
Vote
Vote
Vote
Vote
Vote
Vote
Vote

Esconder

Guia 2021

Cadastre-se
anuncie
MENU

Cotação de Ingredientes

Guia de Fornecedores

CADASTRE SUA EMPRESA - CLIQUE AQUI


Preparando-se para a rotulagem OGM em 2022

Organismos geneticamente modificados (OGM) são entidades vivas que foram manipulados artificialmente, permitindo a criação de plantas, animais e microrganismos que não ocorrem na natureza ou por meio de métodos tradicionais de cruzamento. A técnica de desenvolvimento de ingredientes tornou-se controversa à medida que narrativas concorrentes surgiram sobre a segurança dos ingredientes e produtos finais contendo OGM. A polêmica levou a um segmento de consumidores que não deseja esses produtos em sua dieta. Os comerciantes de bebidas estão ajudando, chamando a atenção para a exclusão dos OGM. A Blue Sky Beverage, marca de bebidas da The Coca-Cola Co., é um exemplo ao sinalizar nos rótulos frontais que os seus refrigerantes são adoçados com açúcar de cana e aromatizados pela natureza; as latas apresentam o selo verificado do Non-GMO Project.

Mas, como acontece com todas as reivindicações, existem riscos e protocolos para melhor comunicar a ausência de ingredientes e, em breve, haverá uma lei exigindo a declaração da presença de OGM.

Muitos países exigem que os alimentos geneticamente modificados sejam rotulados. O National Bioengineered Food Disclosure Standard (NBFDS), publicado no Federal Register em dezembro de 2018, marcou o início da rotulagem obrigatória de OGM nos Estados Unidos. Os fabricantes serão obrigados a rotular os produtos que contêm OGM até 2022. O padrão exige o uso do termo “bioengenharia”, ao invés de “OGM” nas divulgações. Também permite um limite de 5% de ingrediente para contaminação por OGM. Para fins de contexto, a União Europeia usa um limite de 0,9% para a maioria dos alimentos. O Non-GMO Project tem o mesmo valor máximo de 0,9% para obter a certificação.

A lei NBFDS se aplica à maioria dos fabricantes e importadores de alimentos nos Estados Unidos. Atualmente, existe uma isenção para aqueles que geram menos de US$ 2,5 milhões em vendas anuais.

Não-OGM não deve ser confundido com orgânico. Orgânico é não-OGM, mas não-OGM não é necessariamente orgânico. A rotulagem sem OGM é atraente para os profissionais de marketing que não podem produzir alimentos e bebidas orgânicos por uma série de razões, incluindo fornecimento e custo, mas desejam atrair compradores em busca de formulações "mais limpas".

De acordo com Jacqueline Kuler, conselheira sênior da Amin Talati, o uso de OGM é um método excluído e é proibido na produção e manuseio de produtos orgânicos. “Isso significa que os fazendeiros não têm permissão para cultivar sementes transgênicas. Os animais não podem comer alimentos OGM. Os produtores não podem usar ingredientes OGM ”, acrescenta.

Isso se estende a todas as categorias orgânicas, incluindo aquelas rotuladas como “100% orgânicas”, “orgânicas” e "feitas com (ingredientes) orgânicos". Também abrange todos os ingredientes, orgânicos e não orgânicos, nos produtos. “Para ficar claro, todos os ingredientes não orgânicos permitidos na porção não orgânica de 5% ou 30% dos produtos orgânicos certificados devem ser não-OGM”, disse Kuler.

O NBFDS declara que a certificação orgânica recebida sob o NOP é considerada suficiente para fazer uma reclamação sobre a ausência de bioengenharia nos alimentos. Os produtos podem ser rotulados como não OGM. “Uma vez que a certificação orgânica é baseada em processos, se todos os aspectos de um plano de sistema de produção e manejo orgânico forem seguidos, a presença de resíduo OGM detectável por si só não constitui uma violação dos regulamentos do NOP”, afirma Kuler, que advertiu que a Lista Nacional de Substâncias Permitidas e Proibidas, que identifica as substâncias sintéticas que podem ser usadas e as substâncias não sintéticas que não podem ser usadas na produção agrícola e pecuária orgânica, inclui alguns ingredientes alimentícios de alto risco produzidos a partir de plantações comumente cultivadas com tecnologia OGM, incluindo derivados e transportadores frequentemente usados em formulações de bebidas, como amido, proteína, fibra e lecitina.

Qualquer coisa que venha do milho, como xarope de milho com alto teor de frutose, provavelmente não será OGM. Álcool etílico, que muitas vezes é usado como solvente para fazer sabores, pode ser derivado do milho. Existem outras fontes de álcool etílico que não são provenientes de culturas OGM, mas são mais caras. A soja é outro ingrediente que geralmente vem de plantações geneticamente modificadas”, disse Holly McHugh, associada de marketing da Imbibe.

Os OGM podem infiltrar-se nas bebidas de muitas formas diferentes. Vitaminas, minerais e outros fortificantes podem depender de transportadores ou materiais encapsulantes feitos com tecnologia OGM. As culturas microbianas podem ser cultivadas em um meio feito de uma safra geneticamente modificada, já que o açúcar e os aminoácidos são frequentemente necessários para a fermentação.

O mel, que os fabricantes de bebidas estão adotando cada vez mais como um adoçante natural, é um exemplo de ingrediente “limite”. Em seu estado natural, o mel é um alimento não geneticamente modificado, porque as abelhas não são geneticamente modificadas; no entanto, o mel é produzido a partir do néctar das plantas. Os grãos de pólen são o único componente do mel em que proteínas geneticamente modificadas podem ser encontradas. No entanto, a quantidade de pólen no mel é em média de 0,2%, o que está bem abaixo do limite permitido estabelecido no NBFDS, bem como pelo Non-GMO Project.

Embora o novo rótulo NBFDS obrigatório identifique produtos que contêm material de bioengenharia, os comerciantes ainda podem achar que o rótulo não-OGM é uma ferramenta útil para se comunicar com os clientes. Mas é preciso ter cautela, não há muitos regulamentos específicos para rotulagem de não-OGM. Mas as alegações de não-OGM, como quaisquer outras alegações, estão sujeitas à rotulagem federal e estadual e às leis e regulamentos de publicidade. “Como resultado, quando alguém faz uma alegação de não-OGM, fica sujeita a supervisão e revisão em potencial pelos reguladores federais e estaduais apropriados, bem como por advogados focados em fazer reivindicações por publicidade falsa e enganosa”, disse Bruce Copeland, sócio e colíder de alimentos, bebidas e agronegócio da Nixon Peabody, LLP. “O segredo é fazer declarações em rótulos ou outros materiais de propaganda ou marketing que não sejam falsos e enganosos”, observa Copeland.




Notícias relacionadas



Envie uma notícia



Telefones:

Comercial:

11 99834-5079

Newsletter:

© EDITORA INSUMOS LTDA.

001