Vote
Vote
Vote
Vote
Vote
Vote
Vote
Vote
Vote
Vote
Vote
Vote
Vote
Vote
Vote

Esconder

Guia 2021

Cadastre-se
anuncie
MENU

Cotação de Ingredientes

Guia de Fornecedores

CADASTRE SUA EMPRESA - CLIQUE AQUI


Aposte no cacau! Alimento funcional reduz riscos de doenças no coração

O cacau, produto derivado dos grãos da planta Theobroma cacao, é consumido desde aproximadamente 600 a.c, e de acordo com historiadores, por civilizações antigas como os Maias e os Astecas. Já na Europa, o consumo se iniciou a partir do século XVI, quando foi introduzido na península Ibérica.

A composição do cacau em pó é rica em fibras (26-40%), proteínas (15-20%), carboidratos (15%) e lipídeos (10-12%), além de vitaminas e minerais. Em nutrição, esse alimento passou a despertar interesse maior quando foi constatado que ele possui uma grande quantidade de antioxidantes, principalmente os flavonoides (nutrientes encontrados em alimentos de origem vegetal com alta capacidade antioxidante).

Uma porção de cacau pode conter uma quantidade maior de antioxidantes que algumas frutas como o mirtilo e o chá que são conhecidos como alimentos funcionais por suas propriedades antioxidantes.

E por que o cacau é um alimento importante para a saúde?

Coração

O cacau possui a propriedade de melhorar nossas defesas contra o estresse oxidativo e um dos órgãos que mais se beneficia é o coração. A inclusão do cacau na dieta diminui o risco de doenças cardiovasculares através de diversos mecanismos.

Cérebro

Diversos estudos sinalizam os benefícios do cacau para a saúde cerebral. O processo oxidativo está associado com diversas doenças neurodegenerativas como Alzheimer e Parkinson. O cacau apresenta uma proteção contra os danos oxidativos cerebrais, prevenindo doenças e o envelhecimento.

Sistema Imunológico

Estudos demonstram que o cacau possui um efeito imuno-modulador, ou seja, ajuda a regular e equilibrar o sistema imunológico. O extrato de cacau inibe a expressão de genes pró-inflamatórios e ativa células reguladoras do sistema imune.

DNA

Fatores de estresse, inflamação crônica, obesidade, exposição à poluição, agrotóxicos entre outros favorecem o processo oxidativo que pode atingir o DNA. Nesse processo o dano causado ao DNA pode até afetar a produção de proteínas essenciais para o bom funcionamento do organismo. O cacau é rico em substâncias que ?protegem? o DNA desses fatores de agressão, diminuindo assim o risco de envelhecimento precoce e de desenvolvimento de doenças.

Além de tudo um bom chocolate rico em cacau e de boa procedência é muito saboroso e harmoniza bem com diversas receitas e um estilo de vida saudável.




Notícias relacionadas



Envie uma notícia



Telefones:

Comercial:

11 99834-5079

Newsletter:

© EDITORA INSUMOS LTDA.

001