Vote
Vote
Vote
Vote
Vote
Vote
Vote
Vote
Vote
Vote
Vote
Vote
Vote
Vote
Vote

Esconder

Guia 2021

Cadastre-se
anuncie
MENU

Cotação de Ingredientes

Guia de Fornecedores

CADASTRE SUA EMPRESA - CLIQUE AQUI


"A indústria tem o desafio de fazer parte da solução e não do problema da obesidade"

A afirmação foi do Dr. Adrián Saporiti durante a terceira edição do seminário Food & Prosperity", organizado pelo Grupo Saporiti, em frente a um auditório repleto de profissionais da indústria de saúde e de alimentos. Por sua vez, os médicos Monica Katz, Alberto Cormillot e Esteban Carmuega concordaram que a indústria está passando por uma crise de perda de confiança.

A empresa argentina que desenvolve ingredientes, sabores e soluções para a indústria de alimentos e bebidas, realizou com sucesso a terceira edição do seu seminário gratuito, o qual contou com a participação de mais de 400 profissionais de ciência e nutrição.

O encontro foi realizado no dia 9 de maio, no Auditório do Centro de Cultura do Polo Tecnológico do Ministério da Ciência e Tecnologia, no qual reconhecidos profissionais ministraram palestras durante a manhã com o objetivo de contribuir com seus conhecimentos para ajudar a gerar as bases de futuros projetos que agregarão valor à cadeia agroalimentar.

Preocupado com a situação atual da indústria de alimentos, Adrian Saporiti, presidente do Grupo Saporiti - foi moderador da mesa de debate da qual participaram a Dr. Monica Katz, o Dr. Alberto Cormillot e o Dr. Esteban Carmuega, para refletir sobre a nutrição e o papel da indústria. "As empresas alimentícias são as novas empresas de tabaco, a inimiga pública número um da sociedade", disse Saporiti e abriu a palestra para que os profissionais passassem a compartilhar suas opiniões. "A indústria de alimentos está passando por uma crise de perda de confiança por parte da sociedade, que é substituída por controle, regulamentação e até litígios. Eu me pergunto, os puristas podem entender que sem a indústria de alimentos nós morremos; os consumidores entenderão que sem aditivos, sem processos, não há alimentos seguros para todos. Você consegue entender que a indústria deve trabalhar para recuperar a confiança, que deve reformular e desenvolver produtos mais satisfatórios, e que deve aceitar limitações à liberdade que o século passado teve? ", começou o Dr. Katz.

Sem dúvida, o aumento de pessoas com obesidade e excesso de peso no mundo nos convida a concluir que algo está errado. E, nesse sentido, o Dr. Esteban Carmuega -Diretor do CESNI - explicou que nem todas as causas da obesidade são conhecidas, mesmo assim "o erro foi feito para focar na idéia de que é apenas o resultado de muitas calorias e pouco exercício; no entanto, esquecemos de levar em conta a importância do ciclo de vida ao longo do qual devemos ter ações saudáveis, desde o ventre até a velhice, para evitar o alcance dessa doença, que é evitável. Para explicar a magnitude do problema, indicou que dois terços dos adultos, metade das crianças em idade escolar, um quarto das crianças antes de entrar na escola, têm excesso de peso. "É necessária uma abordagem ampla em que a indústria de alimentos desempenha um papel fundamental. Sem as empresas de tabaco, certamente a história da humanidade teria sido melhor, sem a indústria de alimentos a história da humanidade certamente não teria sido melhor ".

Os três profissionais concordaram que devem buscar soluções abrangentes que sejam discutidas e colocadas em prática em todos os setores: "a escola informando alunos e pais; a família reunindo-se para poder decidir melhor; a indústria com mudanças na composição, no tamanho das porções, nos recipientes e na distribuição dos alimentos; e o Estado com políticas públicas", assegurou Cormillot. No entanto, ele lembrou que durante seu mandato de um ano como coordenador da área de Alimentação Saudável do Ministério da Saúde em 2016, ele não pôde fazer nada para regulamentar a Lei de Obesidade sancionada em 2008 e afirmou que para que secumpra as expectativas do presidente Mauricio Macri de que a Argentina deixe de ser o celeiro do mundo para ser o supermercado, "o Estado deve sim trabalhar em conjunto com a indústria para gerar valor agregado, algo que descarta a analogia com a indústria do cigarro."

Monica Katz argumentou que "estamos em um momento de união, porque assim como no passado houve um tom contencioso contra a indústria farmacêutica, agora o mesmo está acontecendo com a indústria alimentícia, mas ninguém fala sobre a tecnologia"; referindo-se ao excesso de dopamina, que provoca no cérebro o estímulo de estar tantas horas diante de telas de celulares, televisores e computadores. E acrescentou que "a grande falha da indústria e da ciência é que se concentraram na fome e na saciedade, mas a maioria de nós não decide ter fome por prazer". A esse respeito, lembrou a importância de "encontrar um equilíbrio entre necessidade e prazer (prazer saudável) porque, caso contrário, não seremos bem-sucedidos propondo quiosques que só tenham água e maçãs".

Para fechar o painel de debate, Adrian Saporiti disse que "como uma indústria, temos o desafio de ser parte da solução e não do problema e para conseguir isso temos que liderar a mudança, não resistir a ela; vê-la como uma oportunidade para fazer coisas antes que nos obriguem a fazê-las ".




Notícias relacionadas



Envie uma notícia



Telefones:

Comercial:

11 99834-5079

Newsletter:

© EDITORA INSUMOS LTDA.

001