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Coca-Cola continua sendo a marca mais escolhida do mundo

Os mercados emergentes representam agora 51% dos gastos globais com bens de consumo rápido (FMCG), crescendo 48% em apenas três anos. Esta é a principal descoberta do último relatório da Brand Footprint da Kantar Worldpanel, que lança hoje seu ranking com as top 50 marcas de FMCG (sigla do Inglês Fast-moving consumer goods ou bens de grande consumo) mais escolhidas do mundo.

A análise da Kantar Worldpanel também mostra que, com os mercados desenvolvidos mal registrando crescimento, os países emergentes foram os responsáveis por todo o crescimento do valor do FMCG em 2016, somando US$ 34 bilhões à indústria global ao longo do ano. Os países que mais contribuíram para este crescimento do valor incluem a Rússia (14%), o Sri Lanka (9%) a Indonésia (6%) e as Filipinas (6%).

O valor da escolha

Neste ano, a Kantar Worldpanel quantificou o valor médio da decisão de marca do consumidor: isto é, o custo médio pago pelos compradores cada vez que escolhem uma marca.A decisão de marca média na prateleira custa ao consumidor US$ 1,92, com o valor dessa decisão variando amplamente por categoria. Decisões para comprar marcas de alimentos geralmente valem menos do que produtos de saúde e beleza, mas são comprados com mais frequência.

Marcas locais e marcas globais

O estudo também mostra que as marcas locais cresceram 3,9% em 2016, enquanto que as globais registraram aumento de 2,6%. As marcas locais são particularmente fortes nas categorias de alimentos e bebidas, sendo escolhidas em 74% e 67% das compras, respectivamente. As marcas locais ganharam 1,1% de participação nos dois trilhões de dólares do mercado global de bens de consumo nos últimos três anos.

Em 2016, a diferença de preços entre as marcas globais e locais se reduziu ao ponto de desaparecer. Uma marca global não comanda mais automaticamente um preço premium. Os donos de marcas desse tipo estão tendo de trabalhar mais para convencer os consumidores de que uma escolha global oferece garantia adicional de qualidade e confere prestígio.




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