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Nestlé reduz sal para conquistar adeptos da alimentação saudável

A empresa suíça Nestlé planeja uma redução média de 10% do sal nos produtos Maggi até 2020 e adicionará mais vegetais e outros ingredientes ricos em nutrientes. As mudanças fazem parte de uma iniciativa que está sendo implementada em toda a empresa para reduzir o sódio, a gordura saturada e o açúcar.

A mudança surge no momento em que grandes empresas de alimentos, como a Mondelez International e a Unilever, tentam lançar produtos mais saudáveis e em que os governos introduzem impostos sobre o açúcar e tentam limitar os níveis de sódio. O setor luta contra a queda das vendas porque os consumidores evitam cada vez mais os alimentos embalados, que são vistos como pouco saudáveis e cheios de ingredientes artificiais. A geração Y, atraída pela produção orgânica e por alimentos de fontes locais, está acelerando a mudança.

As reduções de sal da Maggi estão em sintonia com as metas mais amplas da Nestlé, mas a mudança numa das suas maiores linhas, entre as que mais usam sal, amplia o compromisso da empresa em cumpri-las. A Maggi gerou uma receita entre três milhões de francos suíços (2,75 milhões de euros) e quatro milhões de francos no ano passado. As massas e os caldos em tabletes são os produtos mais vendidos da marca.

Na Suíça, uma porção de caldo de carne Maggi contém 3,1 gramas de sal. A Organização Mundial da Saúde recomenda um consumo diário de até 5 gramas, porque o consumo elevado aumenta o risco de derrame cerebral. A maioria das pessoas consome cerca de duas vezes essa quantidade.

As empresas de alimentos reformularam cerca de 180.000 produtos em todo o mundo em 2016, contra cerca de 23.000 em 2014, segundo um estudo do Consumer Goods Forum divulgado no ano passado. A Nestlé tem adaptado cerca de 8.000 produtos por ano.

Equilibrar as exigências por alimentos mais saudáveis com as preferências dos consumidores pode ser uma tarefa complicada.

A reformulação, que também inclui a venda de mais produtos Maggi com doses extras de iodo, ferro e vitamina A, provavelmente estimulará a procura. Com o lançamento de alguns itens já reformulados, as vendas da marca estão aumentando a um ritmo de mais de 3%. Para o futuro, a empresa espera um crescimento de até 5%.

Contudo, o setor poderá ser mais agressivo porque os clientes provavelmente aceitarão reduções ainda maiores no sal, segundo Leith Greenslade, CEO do JustActions, grupo que faz campanhas de saúde. Leith Greenslade citou um estudo que mostra que um corte de 70% na carne processada não gerou nenhuma reacção significativa dos consumidores.




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