Page 47 - Aditivos | Ingredientes - Ed. 160
P. 47

  cognitivas mais utilizadas pelo ser humano em seu cotidiano. Pode ser definida como a capacidade de armazenar informações, lembrar delas e utilizá-las no presente. O bom funcionamento da memória depende, inicialmente, do nível de atenção. Para que o bom armazena- mento aconteça, outras atividades cognitivas, como a capacidade de percepção e associação, são impor- tantes para que as informações pos- sam ser armazenadas com sucesso. Não é só a idade que provoca pre- juízos na capacidade de memória; o estresse emocional, a depressão e problemas de ordem física são outros importantes fatores. Por outro lado, existem também fatores que favorecem a memória, como a motivação e as emoções. Quanto maior o interesse em aprender algo, melhor é o armazenamento das in- formações obtidas nesse processo, assim como quanto maior o número de emoções positivas ou negativas atribuídas a um evento, maior são as chances de permanecerem na me- mória para uma futura recuperação. A linguagem é uma função cogni- tiva usada todos os dias, durante a maior parte do tempo, seja através da linguagem oral (em uma conver- sa) ou da escrita (ao ler ou escrever um texto). O conceito de linguagem é definido pelo uso de um meio organizado de combinar as palavras a fim de se comunicar, embora a comunicação não se constitua uni- camente em um processo verbal. As formas não verbais, como gestos ou desenhos, também são capazes de transmitir ideias e sentimentos. O conhecimento sobre o cére- bro e suas funções intensificou-se na última década com os avanços nas técnicas de neuroimagem. Da mesma forma, a nutrição vem demonstrando desempenhar um papel importante no desempenho cognitivo, permitindo desenvolver plenamente o potencial físico e intelectual, sendo especialmente importante no desenvolvimento das diferentes fases da vida, desde a infância até a velhice. A IMPORTÂNCIA DA SAÚDE CEREBRAL O cérebro precisa de nutrientes para a sua formação, desenvolvimen- to e manutenção de suas funções. As diferentes células que o compõem precisam ser alimentadas para cum- prir essas funções e algumas delas precisam de nutrientes específicos para cumprir seu papel dentro da estrutura complexa do cérebro. A nutrição e fatores de cresci- mento regulam o desenvolvimento do cérebro durante os períodos fetal e pós-natal. Todos os nutrientes são importantes para o crescimen- to normal das células neuronais, embora alguns deles tenham uma importância mais proeminente no período fetal e neonatal. O cérebro em desenvolvimento durante as 24 a 42 semanas é particularmente vulnerável a déficits nutricionais de- vido a rápida evolução dos processos neurológicos, incluindo a formação de sinapses e mielinização, já que durante esse período ocorrem as mudanças estruturais funcionais mais importantes. A evolução do cérebro é muito rápida no período fetal e neonatal; um pouco mais lenta na infância e adolescência; e completada com a idade aproxima- da de 30 anos. O cérebro tem prioridade sobre os outros órgãos em termos de uso de nutrientes, sendo protegido pela barreira hematoencefálica, que atua, em alguns casos, como filtro seletivo na troca de nutrientes e na eliminação de produtos tóxicos resultantes do metabolismo celular. Um nutriente que estimula o desenvolvimento do cérebro em um período específico de evolução pode ser prejudicial em outro estágio mais avançado de desenvolvimen- to. Alguns nutrientes são regulados em intervalos de dosagem muito estreitos, o que significa que o excesso e o déficit (sobredosagem ou subdosagem) podem induzir alterações anormais no desenvolvi- mento do cérebro. Por outro lado, outros nutrientes podem ter maior tolerância em relação as doses a serem administradas. Os déficits nutricionais nos estágios iniciais podem ter efeitos importantes na proliferação de cé- lulas, reduzindo o número total de células. Em contraste, os déficits nutricionais nos estágios mais avan- çados do desenvolvimento podem afetar a diferenciação celular e, no caso específico dos neurônios, dimi- nuir suas ramificações dendríticas. A diferença entre o cérebro humano e o dos animais reside no desenvolvimento do córtex cere- bral, muito mais desenvolvido nos humanos. O córtex é formado pelos corpos celulares dos neurônios, que NUTRIÇÃO E FUNÇÕES COGNITIVAS                                47 ADITIVOS | INGREDIENTES 


































































































   45   46   47   48   49