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Buscando imunidade em bebidas funcionais

As bebidas têm uma longa história de uso para tornar os medicamentos e ingredientes funcionais mais palatáveis, diluindo-os com água ou suco e mascarando o seu sabor. Hoje, as bebidas funcionais representam um sólido percentual do total de lançamentos de refrigerantes, bebidas quentes e lácteos.

Um sistema imunológico mais forte é altamente desejável. Na verdade, a pandemia da Covid-19 mudou a ênfase em bebidas funcionais de benefícios de desempenho, como alerta para benefícios do sistema imunológico. Os consumidores pesquisados pela Innova Market Insights em 2020 nomearam a imunidade como o recurso funcional mais desejado e relataram uma alta probabilidade de comprar produtos para imunidade. Os consumidores também estão cada vez mais preocupados com a imunidade e querem aprender sobre os possíveis benefícios de imunidade de certos alimentos, bebidas e suplementos. Em resposta, os fabricantes estão aprimorando os seus lançamentos de bebidas funcionais com ingredientes e alegações de saúde imunológica para ajudar a apoiar o interesse do consumidor.

O interesse do consumidor pela imunidade se estende por todo o mundo. Na Índia e na Indonésia, por exemplo, a imunidade é a propriedade funcional mais importante - quase metade dos consumidores pesquisados deseja comprar produtos por seus benefícios imunológicos. A imunidade é o segundo benefício de saúde mais desejado na Alemanha e está entre os cinco principais benefícios citados pelos consumidores em vários outros países. Os benefícios imunológicos atraem especialmente os consumidores da Geração Z e da geração do milênio. A ação, no entanto, fica atrás da intenção, com menores percentagens de consumidores relatando compras do que expressando o desejo de comprar.

A pandemia da Covid-19 elevou a importância das bebidas para ajudar a construir um sistema imunológico forte e as alegações de saúde imunológica são mais prevalentes nas embalagens. Uma alegação relacionada - probióticos - também está crescendo à medida que os cientistas entendem melhor a relação dos microorganismos no intestino com a saúde intestinal e um sistema imunológico robusto. As culturas probióticas são predominantes no iogurte bebível; a inovação em culturas de bactérias para bebidas não lácteas levou a um rápido crescimento de probióticos em bebidas como kombuchá e suco.

Os consumidores também procuram vitaminas e minerais para aumentar a imunidade. Os principais nutrientes associados a possíveis benefícios imunológicos incluem as vitaminas A, C, D e E, e o mineral zinco.

Os refrigerantes responderam por quase metade dos lançamentos de bebidas funcionais em 2020. Bebidas energéticas, sucos e néctares e chá gelado, incluindo kombuchá, são as principais subcategorias de refrigerantes. Produtos lácteos bebíveis, divididos quase igualmente entre iogurte líquido, leite lácteo e bebidas alternativas lácteas, representaram aproximadamente um quarto de todos os lançamentos de bebidas funcionais de 2020. Enquanto as bebidas energéticas, sucos e chá gelado estão crescendo, as subcategorias de lácteos mostraram um crescimento anual composto negativo entre 2018 e 2020.

Em alguns países, as alegações de saúde imunológica não são permitidas na embalagem, o que limita a sua proeminência.

Fonte: Innova Market Insider




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