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Nutrição esportiva com "indulgência permissível"

À medida que a categoria de nutrição esportiva avança cada vez mais para o convencional e as ofertas de produtos se diversificam além das proteínas em pó básicas, as escolhas de sabores estão se tornando mais importantes para oferecer uma vantagem competitiva.

De acordo com um novo relatório da Innova Market Insights, 41% dos consumidores de nutrição esportiva ainda consideram o sabor um fator importante na escolha de alimentos e bebidas, embora fique em terceiro lugar, atrás de aspectos de saúde e custos.

Ao contrário da maioria dos setores de alimentos e bebidas, a nutrição esportiva tradicionalmente é comercializada pela eficácia, e não pelo sabor, sendo este, muitas vezes, considerado uma opção secundária.

Para Hector Parra, analista de tendências e inovação da Innova Market Insights, as marcas de nutrição esportiva estão adotando uma abordagem dominante em termos de formatos, sabores doces e salgados indulgentes e sabores familiares com inspiração em várias categorias. “Muitas vezes, definimos essa inovação de sabor indulgente como 'indulgência permissível', o que significa comer confortavelmente com benefícios adicionais ou sem muito impacto na saúde geral”.

A geração do milênio não é apenas o grupo de consumidores mais aventureiro quando se trata de sabor, mas também o grupo demográfico com maior probabilidade de incluir produtos de nutrição esportiva em uma cesta de supermercado típica.

No passado, o mercado de nutrição esportiva tendia a ser muito separado do mercado de alimentos e bebidas mais amplo, visando um grupo específico de atletas e apoiando um grupo muito distinto de empresas orientadas para a nutrição.

No entanto, à medida que uma gama mais ampla de consumidores adquire produtos de nutrição esportiva e partes da categoria se tornam mais populares, há sinais de que mais marcas conhecidas podem estar prontas para explorar oportunidades nesse campo. Um exemplo são os produtos enriquecidos com proteínas que, agora, estão amplamente disponíveis sob marcas conhecidas de lácteos.

Além disso, certos sabores podem melhorar os perfis de energização. O café, por exemplo, é apontado como o sabor mais energizante na consciência do consumidor, assim como frutas cítricas e tropicais também têm conotações de energia positiva. Frutas e nozes oferecem uma imagem saudável, mas também podem adicionar indulgência, além de atender à crescente demanda por produtos mais naturais, veganos e vegetais. Amêndoa sem gordura em pó, também conhecida como proteína em pó de amêndoa, por exemplo, é uma grande fonte de proteína vegetal e pode melhorar o perfil nutricional de um produto acabado, além de deixar um sabor limpo e uma sensação suave na boca.

A hibridização já é uma tendência principal e sua influência no uso de sabores na nutrição esportiva está aumentando. À medida que a categoria avança para o convencional, mais cruzamentos de marca são esperados.

A Innova Market Insights destaca que as marcas tradicionais estão fazendo mais do que lançar os seus próprios produtos de marca nessa categoria. Alguns estão optando por acordos de licenciamento que permitem o uso de seus sabores e marcas por rótulos de nutrição esportiva. A confiança e a familiaridade adquiridas com o uso de sabores de outras marcas reconhecidas tornam mais provável o uso de novas extensões de marca e cobranding. Enquanto isso, fórmulas híbridas feitas com proteínas de origem animal e alternativas se destacam como um caminho para trazer um nível extra de sofisticação no desenvolvimento de produtos.

Fonte: Food Ingredients First





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