Vote
Vote
Vote
Vote
Vote
Vote
Vote
Vote
Vote
Vote
Vote
Vote
Vote
Vote
Vote

Esconder

Guia 2021

Cadastre-se
anuncie
MENU

Cotação de Ingredientes

Guia de Fornecedores

CADASTRE SUA EMPRESA - CLIQUE AQUI


Os aspectos que definem a qualidade dos alimentos

A garantia da qualidade dos alimentos é essencial para a segurança do consumidor. Em todo o processo produtivo, existem aspectos considerados por análises que guiam os procedimentos de indústrias e fabricantes em geral.

Qualidade pode parecer um conceito relativo, mas em acordo com as diretrizes e normas regulamentadas para o processamento de alimentos, todos os agentes envolvidos na cadeia produtiva de alimentos podem conquistar um controle de qualidade efetivo e com aceitação no mercado. Tendo em vista a importância dessa indústria para a sociedade, é necessário garantir, por meio de análises e procedimentos em todas as etapas, desde a armazenagem de matérias-primas até a entrega ao consumidor, que todos esses sejam preservados.

Garantir a qualidade de alimentos significa também preservar as suas características de composição físico-química, além de evitar a sua contaminação. Para isso, é necessário contar com o controle de qualidade rígido, que considere o uso de máquinas e equipamentos adequados, controle de temperatura e umidade, higiene de instalações e utensílios, análises sobre limites em fórmulas de preparos, dentre outros aspectos. Esses procedimentos têm como foco principal a integridade do alimento em suas propriedades nutricionais, e para que este chegue até a outra ponta com a máxima qualidade para consumo e padronização exigida pelas normas de segurança alimentar.

Durante as análises físico-químicas, também são considerados aspectos nutricionais de cada alimento, seja processado, vegetal ou animal, para determinar a presença e mensurar a quantidade de nutrientes, carboidratos, fibras e outros componentes em cada um. Essas informações são obrigatórias e utilizadas na rotulagem de produtos alimentícios, e servem para orientar o consumidor final sobre as propriedades específicas ou a presença de componentes, como por exemplo, que representam agentes alérgenos como o glúten e a lactose.

Também parte das análises de alimentos, os aspectos sensoriais, ou seja, aqueles que podem ser percebidos pelos sentidos, estão relacionados a qualidade do produto e aceitação pelo consumidor. Neste caso, são analisados o aroma, a textura, a cor e até o barulho ao se mastigar um alimento. Esses pontos ajudam a identificar parâmetros e também seus desvios que podem comprometer a comercialização e, claro, colocar em risco a saúde e segurança de quem possa vir a consumi-lo.

Quando pensamos na complexidade do ciclo de produção e comercialização de um alimento pela indústria, inevitavelmente consideramos que esses produtos passam por diversas etapas até serem efetivamente consumidos. Nesse ponto, é importante que todos os envolvidos na cadeia produtiva estejam em acordo com as normas através da padronização de procedimentos de análise. Esses procedimentos são estabelecidos pelas próprias normas e podem ser garantidos através da aplicação da gestão da qualidade.

Para isso, são utilizados instrumentos de suporte para os profissionais como pesquisas e fichas técnicas para orientação sobre as características de cada produto e, ainda durante a produção, equipamentos que ajudam a mensurar e fornecer dados sobre cada um desses aspectos.




Notícias relacionadas



Envie uma notícia



Telefones:

Comercial:

11 99834-5079

Newsletter:

© EDITORA INSUMOS LTDA.

001