Vote
Vote
Vote
Vote
Vote
Vote
Vote
Vote
Vote
Vote
Vote
Vote
Vote
Vote
Vote

Esconder

Guia 2021

Cadastre-se
anuncie
MENU

Cotação de Ingredientes

Guia de Fornecedores

CADASTRE SUA EMPRESA - CLIQUE AQUI


Promovendo a circularidade na indústria alimentícia

A economia circular é um modelo econômico que visa minimizar o desperdício e promover a utilização eficiente dos recursos, mantendo-os em uso pelo maior tempo possível e regenerando sistemas naturais.

Na indústria de alimentos e bebidas, a aplicação desse conceito envolve diversas práticas e estratégias voltadas para a redução do desperdício, a otimização do uso de matérias-primas e a maximização da reutilização de subprodutos e resíduos.

Uma das principais abordagens da economia circular é a adoção de processos de produção mais eficientes, que visam minimizar as perdas ao longo de toda a cadeia produtiva, como por exemplo, a implementação de tecnologias avançadas de monitoramento e controle de processos, a fim de reduzir as falhas e maximizar o aproveitamento dos insumos.

Além disso, têm sido buscadas formas de reaproveitar subprodutos e resíduos gerados durante o processo produtivo. Isso pode envolver a utilização de cascas, sementes e outras partes de alimentos que tradicionalmente seriam descartadas como ingredientes em novos produtos, como sucos, farinhas e snacks saudáveis. Da mesma forma, resíduos orgânicos podem ser transformados em compostagem para fertilização de solos agrícolas, fechando o ciclo de nutrientes e contribuindo para a sustentabilidade ambiental.

Outra estratégia importante na economia circular é o design de embalagens ecoeficientes e facilmente recicláveis, através da utilização de materiais biodegradáveis, recicláveis e de origem renovável, bem como a redução do uso de embalagens desnecessárias e o incentivo ao retorno das embalagens para reciclagem ou reutilização.

Ao adotar práticas e estratégias alinhadas com esse conceito, as empresas do setor podem não apenas reduzir seu impacto ambiental, mas também impulsionar sua competitividade e resiliência a longo prazo.




Envie uma notícia



Telefones:

Comercial:

11 99834-5079

Newsletter:

© EDITORA INSUMOS LTDA.

001