Vote
Vote
Vote
Vote
Vote
Vote
Vote
Vote
Vote
Vote
Vote
Vote
Vote
Vote
Vote

Esconder

Guia 2021

Cadastre-se
anuncie
MENU

Cotação de Ingredientes

Guia de Fornecedores

CADASTRE SUA EMPRESA - CLIQUE AQUI


Reduzindo o açúcar sem comprometer o sabor

A demanda crescente por produtos alimentícios mais saudáveis tem desafiado a indústria a reformular suas formulações sem sacrificar o sabor. Um dos principais desafios enfrentados é a redução do teor de açúcar, sem prejudicar a aceitação do consumidor.

A substituição parcial ou total do açúcar por edulcorantes não nutritivos é uma alternativa comum. Acessulfame-k, aspartame, sucralose e estévia são exemplos de edulcorantes amplamente utilizados. Contudo, é preciso encontrar a combinação ideal para manter o perfil sensorial desejado, uma vez que cada edulcorante possui características específicas.

A presença de certos ingredientes, como extratos de frutas, especiarias ou aromas naturais, pode ajudar a mascarar a redução de açúcar. Essas técnicas são essenciais para preservar a complexidade sensorial dos produtos finais, oferecendo uma experiência de sabor semelhante à versão tradicional.

A textura e a viscosidade são componentes-chave na percepção do sabor. Ao ajustar a composição de ingredientes como amidos modificados, gomas e espessantes, é possível compensar a falta de açúcar, mantendo a sensação de suculência e prazer na boca.

A pesquisa e desenvolvimento focados na criação de perfis de sabor mais complexos podem ser uma abordagem inovadora. A utilização de técnicas como fermentação controlada e manipulação enzimática pode realçar os sabores naturais dos ingredientes, compensando a diminuição do açúcar.

A transição para formulações com menor teor de açúcar deve ser gradual. Monitorar o feedback do consumidor ao longo do tempo é crucial para ajustar as formulações de acordo com as preferências do mercado; a compreensão contínua das mudanças nas percepções de sabor permite uma adaptação eficaz.




Envie uma notícia



Telefones:

Comercial:

11 99834-5079

Newsletter:

© EDITORA INSUMOS LTDA.

001