Vote
Vote
Vote
Vote
Vote
Vote
Vote
Vote
Vote
Vote
Vote
Vote
Vote
Vote
Vote

Esconder

Guia 2021

Cadastre-se
anuncie
MENU

Cotação de Ingredientes

Guia de Fornecedores

CADASTRE SUA EMPRESA - CLIQUE AQUI


A relação entre ingestão de fibras e saciedade

A relação entre fibras e saciedade tem sido um tema de grande interesse no campo da nutrição e saúde. As fibras alimentares, encontradas em alimentos como grãos integrais, frutas, legumes e sementes, desempenham um papel crucial na regulação do apetite e na promoção da sensação de saciedade.

As fibras são categorizadas em dois tipos principais: solúveis e insolúveis. As solúveis, presentes em alimentos como aveia, maçãs e leguminosas, têm a capacidade de absorver água e formar um gel viscoso, que retarda o esvaziamento gástrico, prolongando a sensação de plenitude e reduzindo a velocidade com que os nutrientes são absorvidos no intestino.

Por outro lado, as fibras insolúveis, encontradas principalmente em vegetais folhosos, grãos integrais e sementes, contribuem para o aumento do volume das fezes e aceleram o trânsito intestinal. Embora não formem um gel como as solúveis, desempenham papel importante na promoção da saciedade, uma vez que o aumento do volume do bolo alimentar pode gerar sensações de plenitude e satisfação.

Além disso, as fibras têm a capacidade de regular os níveis de glicose no sangue. A absorção mais lenta de carboidratos devido a presença de fibras pode evitar picos e quedas abruptas nos níveis de açúcar no sangue, proporcionando uma liberação constante de energia, o que contribui para a manutenção da saciedade e é benéfico para indivíduos que buscam controlar o peso e prevenir condições como diabetes tipo 2.

A mastigação de alimentos ricos em fibras também desencadeia sinais de saciedade no cérebro. O ato de mastigar estimula a liberação de hormônios associados à saciedade, sinalizando ao organismo que está sendo alimentado, levando a uma redução na ingestão calórica total.




Envie uma notícia



Telefones:

Comercial:

11 99834-5079

Newsletter:

© EDITORA INSUMOS LTDA.

001