Vote
Vote
Vote
Vote
Vote
Vote
Vote
Vote
Vote
Vote
Vote
Vote
Vote
Vote
Vote

Esconder

Guia 2021

Cadastre-se
anuncie
MENU

Cotação de Ingredientes

Guia de Fornecedores

CADASTRE SUA EMPRESA - CLIQUE AQUI


Ciência alimentar e tecnologia alimentar: Como aplicar esses conceitos no desenvolvimento de produtos?

A ciência alimentar e a tecnologia alimentar desempenham papéis fundamentais no desenvolvimento de produtos alimentícios inovadores e seguros. A ciência alimentar engloba diversos campos, como a química de alimentos, microbiologia, engenharia de alimentos, nutrição e tecnologia de processamento de alimentos. Essa interdisciplinaridade permite uma compreensão abrangente dos alimentos, desde a sua composição até o seu processamento e efeitos na saúde humana.

A tecnologia alimentar, por sua vez, se concentra na aplicação prática dos princípios científicos para o processamento, conservação e embalagem de alimentos. Utilizando equipamentos avançados e técnicas sofisticadas, os profissionais da área são capazes de desenvolver produtos que atendam as demandas do mercado, ao mesmo tempo em que garantem a segurança e a qualidade dos alimentos.

No desenvolvimento de produtos alimentícios, a aplicação desses conceitos são complementares e ocorre em várias etapas do processo, desde a concepção da ideia até a comercialização do produto final.

A ciência alimentar fornece a base teórica para a P&D, ajudando a entender as propriedades dos ingredientes e como interagem durante o processamento, enquanto a tecnologia alimentar desenvolve e testa novos processos e técnicas de fabricação para criar produtos inovadores.

Com base nos conhecimentos da ciência alimentar sobre composição, propriedades físicas e químicas dos ingredientes, os formuladores de produtos podem criar receitas que atendam as demandas do mercado em termos de sabor, textura, valo nutricional e características funcionais.

A tecnologia alimentar é fundamental para determinar os métodos de processamento adequados para garantir a segurança e a qualidade dos alimentos, incluindo técnicas de aquecimento, resfriamento, secagem, fermentação, entre outras, que são selecionadas com base na natureza dos ingredientes e nos requisitos do produto final.

A ciência alimentar fornece métodos analíticos para avaliar a qualidade dos alimentos em todas as etapas do processo de produção, através de análises microbiológicas, físico-químicas, sensoriais e nutricionais, para garantir que os produtos atendam aos padrões regulatórios e as expectativas dos consumidores.

Ao integrar conhecimentos multidisciplinares e utilizar tecnologias avançadas, os profissionais da indústria de alimentos podem criar produtos que atendam as necessidades e expectativas do mercado atual, ao mesmo tempo em que promovem a saúde e o bem-estar dos consumidores.




Envie uma notícia



Telefones:

Comercial:

11 99834-5079

Newsletter:

© EDITORA INSUMOS LTDA.

001