Vote
Vote
Vote
Vote
Vote
Vote
Vote
Vote
Vote
Vote
Vote
Vote
Vote
Vote
Vote

Esconder

Guia 2021

Cadastre-se
anuncie
MENU

Cotação de Ingredientes

Guia de Fornecedores

CADASTRE SUA EMPRESA - CLIQUE AQUI


Especialistas questionam a estigmatização dos alimentos processados

A discussão em torno dos alimentos processados está ganhando destaque novamente, à medida que especialistas do setor desafiam a noção de que esses produtos devem ser universalmente evitados.

Em um contexto onde os consumidores estão cada vez mais preocupados com a saúde e a qualidade dos alimentos, surge o debate sobre a validade de rotular os alimentos apenas pelo grau de processamento. Segundo especialistas, a qualidade nutricional geral de um alimento é mais importante do que a sua classificação de processamento.

De acordo com o sistema de classificação NOVA, todos os alimentos podem ser categorizados em quatro grupos distintos, desde alimentos não processados ou minimamente processados até alimentos ultraprocessados. No entanto, os especialistas destacam que rotular os alimentos como "ultraprocessados" pode não ser tão esclarecedor quanto parece, já que os consumidores, em sua maioria, não compreendem completamente o que constitui um alimento processado, conforme uma pesquisa do Conselho Internacional de Informação Alimentar (IFIC).

Os especialistas também ressaltam que a definição de alimentos processados é ampla e inclui uma variedade de produtos, desde frutas frescas até alimentos embalados, portanto, rotular todos os alimentos processados como prejudiciais é um equívoco, já que muitos deles são essenciais para uma dieta equilibrada.

Outro ponto de controvérsia é a identificação de sinais de alerta, como o número de ingredientes ou a presença de aditivos, como indicadores de alimentos não saudáveis. Isso é contestado pelos cientistas de alimentos ao destacarem que muitos alimentos, embora processados, podem ser nutritivos e benéficos para a saúde.

A discussão sobre alimentos processados ressalta a complexidade do debate nutricional e destaca a necessidade de uma abordagem mais holística para a alimentação. Enquanto alguns indicadores podem ajudar os consumidores em escolhas informadas, rotular os alimentos de forma binária como "bons" ou "ruins" com base apenas no processamento pode ser enganoso e simplista.

Em última análise, a qualidade nutricional e a diversidade da dieta são elementos-chave a serem considerados na busca por uma alimentação saudável e equilibrada.




Envie uma notícia



Telefones:

Comercial:

11 99834-5079

Newsletter:

© EDITORA INSUMOS LTDA.

001