A cor natural em snacks e temperos tópicos
De acordo com os últimos relatórios de tendências da Mintel, está havendo um boom de consumo de snacks e salgadinhos salgados. Conveniência e portabilidade têm aquecido a inovação de produtos, principalmente na oferta desses itens. A variedade para esse tipo de produto é múltipla e a competição para se tornar parte das cestas de compras dos consumidores está aumentando.
Embora os consumidores gostem de novidades, ao mesmo tempo, gostam de sabores familiares; e ao comprarem novos produtos, estão mais inclinados a experimentar sabores conhecidos com um toque diferente, do que sabores altamente incomuns com os quais podem não estar familiarizados.
Nesse contexto, os temperos e a cor do salgadinho final desempenham papel crucial. Testes de consumo realizados para obter uma compreensão mais profunda da importância da coloração em aplicações saborosas, sinalizam que a cor é um fator importante para o apelo do produto e para associá-lo ao alimento. A intensidade da cor aumenta a impressão dos consumidores de um produto mais apetitoso e de qualidade superior, bem como é referência de um produto mais saboroso.
Esses fatores também se estendem aos temperos, onde o desenvolvimento de novos produtos não se refere apenas a temperos em pacotes, mas também a outras ofertas, como salgadinhos inflados e batatas fritas revestidas com temperos.
A cor desempenha papel crítico nos temperos, dando vida ao sabor por meio de tons exclusivos. Além disso, ajuda a criar a expectativa do apelo visual de sabor. Já que sabores com um toque exótico ou um toque aventureiro são um forte motivador para a categoria de snacks, a expectativa de ver tons de cores personalizadas aumenta. Esse interesse subjacente por um snack natural, mas visualmente atraente, pode ser uma grande oportunidade para os desenvolvedores de snacks e temperos. Certamente, há espaço para crescimento nessa categoria, especialmente aqueles que combinam conveniência, ingredientes naturais, como cor de origem vegetal, e inovação de sabor.
Ao formular com alimentos corantes ou soluções de corantes naturais, os formuladores devem levar alguns fatores em consideração, como o impacto direto do tamanho da partícula da solução de coloração sobre a distribuição do revestimento; o impacto no perfil de sabor do tempero com relação a taxa de uso requerida para atingir o tom desejado; a umidade, que pode afetar a estabilidade da solução de coloração, causando migração; e a sensibilidade do pH, que pode causar degradação da cor ou mudança de tonalidade, dependendo da fonte da solução de coloração natural.
A tecnologia Microfine™ é uma solução inovadora da Sensient desenvolvida exclusivamente para temperos tópicos ou aplicações de processamento de mistura a seco. Essa solução de cor natural avançada mistura-se uniformemente com os temperos tópicos e reveste os produtos secos com uma cor uniformemente distribuída. A capacidade de grau de galvanização da tecnologia Microfine™ oferece excelente apelo visual e tonalidades de cores intensas, reduzindo a necessidade de altas taxas de dosagem.
Fonte: Food Navigator






















