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A fibra mantém a popularidade ao longo dos anos

Embora seja emocionante acompanhar os altos e baixos das dietas especiais, inovações de sustentabilidade e ingredientes exóticos, há algo especial sobre os ingredientes que resistem ao teste do tempo. A fibra é um desses ingredientes, entregue de forma confiável para marcas e consumidores ano após ano.

De acordo com oFood & Health Survey 2020, do International Food Information Council (IFIC), a fibra tem a melhor reputação entre os ingredientes saudáveis, superando as percepções de saúde de grãos inteiros, proteínas vegetais, probióticos e ácidos graxos ômega 3. Não deve ser surpresa, então, que a pesquisa também tenha revelado que a fibra é o ingrediente mais procurado, com mais da metade dos entrevistados afirmando que procuram aumentar o seu consumo.

Quando se trata de vendas, os números refletem essa preferência. Os dados proprietários da SPINS indicaram que as vendas de produtos com fibra funcional cresceram quase 7% e os produtos com alto teor de fibra (mais de 5g) cresceram quase 12%, entre os canais naturais e convencionais.

A pandemia da Covid-19 também gerou interesse em fibras, com um estudo indicando que a composição do microbioma intestinal pode influenciar a gravidade da Covid-19, bem como a magnitude da resposta do sistema imunológico à infecção. Além disso, os pesquisadores descobriram que desequilíbrios no microbioma também podem contribuir para os sintomas inflamatórios contínuos pós-infecção. As fibras dietéticas e prebióticos são os precursores de um sistema saudável e funcionando bem, e com todos os olhos concentrados em fortalecer a imunidade por meio dos alimentos, não é de se admirar ver um crescimento constante nesse mercado.

Uma grande parte do mercado de fibras ainda é composto de ingredientes testados pelo tempo e categorias de produtos estabelecidas. De acordo com o relatório da Mintel, os cereais matinais continuam importantes para a categoria de fibras, apresentando a maior porcentagem de lançamentos de produtos com alto teor de fibra e com adição de fibras. Na prateleira, as fortes vendas refletem essa tendência. De acordo a SPINS,as vendas de cereais com alto teor de fibra e estabilidade de prateleira aumentaram 7% no decorrer do ano passado.

Os snacks também continuam sendo uma área importante para a fibra, já que 55% dos consumidores consideram o alto teor de fibras um atributo importante ao comprar um snack saudável. Segundo a SPINS, as vendas de produtos com alto teor de fibra nesse segmento cresceram cerca de 30% no ano passado.

Em termos de ingredientes, a Mintel identificou a inulina como a fibra mais popular usada em alimentos e bebidas, bem como a escolha mais popular para o lançamento de produtos com alto teor ou adição de fibras.

Fonte: Food Beverage Insider




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