A goma acácia na formulação de alimentos e bebidas com e sem açúcar
A mudança de atitude em relação ao açúcar é uma das mais importantes evoluções alimentares dos últimos anos. Eliminar ou reduzir o seu teor é obrigatório para atender os problemas de saúde enfrentados pela população mundial.
A indústria de alimentos contribui para essa redução por meio da reformulação de produtos e da promoção de dietas saudáveis, o que permitiu o surgimento de produtos “sem açúcar”, “com teor reduzido de açúcar” e “adoçantes alternativos”. Agora, o desafio para os fabricantes de produtos de consumo é encontrar uma solução para reduzir o teor de açúcar sem diminuir o sabor de seus produtos. E é aí que a goma acácia pode contribuir.
A empresa francesa Alland & Robert, líder em gomas naturais, pesquisou o papel que a goma acácia pode desempenhar em produtos sem açúcar e anunciou que pode ajudar a compensar a perda de volume, textura e mouthfeel, induzida pela redução do teor de açúcar.
A goma acácia é um exsudato seco proveniente de duas variedades de árvores de acácia. Há muito tempo é utilizado com segurança em produtos alimentícios em todo o mundo e hoje é encontrada em milhares de produtos do dia a dia, graças as suas diversas propriedades funcionais. É particularmente apreciada por ser 100% natural e vegetal e pela versatilidade de suas aplicações.
De acordo com a diretora de P&D da Alland & Robert, Dra. Isabelle Jaouen, formular produtos sem açúcar ou com baixo teor de açúcar para atingir um perfil organoléptico satisfatório e conteúdo de baixa caloria envolve uma nova formulação e pode ser um desafio. “Como um agente de texturização que traz baixa viscosidade, a goma acácia pode ser uma solução”, ressalta. Além de realmente ajudar a compensar a perda de volume, textura e mouthfeel em produtos com teor reduzido de açúcar, a goma acácia também é conhecida por fornecer estabilidade, reduzindo a atividade da água, e melhorar a maciez e mouthfeel graças ao aumento da retenção de água. Além disso, pode ser usada em combinação com adoçantes; por exemplo, a perda de cremosidade e amargor pode ser compensada por uma mistura de polióis, como a sucralose e a goma de acácia.
Por fim, a goma acácia é uma fibra e, devido as suas propriedades físicas e funcionais, é um bom ingrediente para aumentar o teor de fibra de produtos alimentícios sem comprometer a aparência, textura ou sabor, e também ajuda na resposta glicêmica de alimentos e bebidas. Os benefícios da goma acácia também podem ser observados em áreas como função intestinal, saúde intestinal, imunidade, controle de glicose no sangue e índice glicêmico.
Fonte: Ingredients Network






















