Vote
Vote
Vote
Vote
Vote
Vote
Vote
Vote
Vote
Vote
Vote
Vote
Vote
Vote
Vote

Esconder

Guia 2021

Cadastre-se
anuncie
MENU

Cotação de Ingredientes

Guia de Fornecedores

CADASTRE SUA EMPRESA - CLIQUE AQUI


Aplicação de aromas naturais em alimentos embutidos

A aplicação de aromas naturais pode fazer parte do processo de industrialização de diversos alimentos em função da capacidade de agregarem valor ao produto final, tornando-o mais atraente sensorialmente.

Conforme pesquisa da Statista, o mercado de alimentos saudáveis e naturais movimentará mais de US$ 800 bilhões em 2021, o que corresponde a um crescimento de quase 15% em relação a 2016. Os aromas naturais consolidam-se como uma alternativa para os consumidores, atendendo uma demanda crescente de produtos obtidos exclusivamente a partir de matérias-primas e/ou ingredientes naturais.

Segundo a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA), as versões naturais dos aromas são obtidas exclusivamente por métodos físicos, microbiológicos ou enzimáticos, a partir de matérias-primas aromatizantes naturais.

Diante disso, a aplicação de aromas naturais na produção de alimentos embutidos torna-se uma grande oportunidade de manter as características desejadas do produto e contribuir para a harmonização do sabor.

A utilização dos aromas naturais de carne de frango e suíno em embutidos como salsichas, mortadelas e linguiças, além de enaltecer as características do produto, não apresentam prejuízo para a composição nutricional e ainda valorizam um aspecto mais natural do alimento, já que não possuem corantes.

Para Henry B. Heath, autor que possui livros e pesquisas sobre aroma e sabor, as características sensoriais são fundamentais na aceitação de um alimento. Por exemplo, na degustação de uma linguiça calabresa, o consumidor espera sentir os sabores defumados, de carne suína e da pimenta calabresa no produto. Caso contrário, as chances de ter um cliente frustrado aumentam muito.

Com a demanda dos consumidores por alimentos mais saudáveis, a indústria alimentícia busca desenvolver produtos que atendam essa exigência, mas sem deixar de apresentar as características sensoriais esperadas. A inclusão de aromas naturais de carne de frango e suíno proporciona uma sensação harmônica quando o alimento é degustado sem causar prejuízo nas propriedades nutricionais do alimento.

Fonte: Food Connection




Envie uma notícia



Telefones:

Comercial:

11 99834-5079

Newsletter:

© EDITORA INSUMOS LTDA.

001