Vote
Vote
Vote
Vote
Vote
Vote
Vote
Vote
Vote
Vote
Vote
Vote
Vote
Vote
Vote

Esconder

Guia 2021

Cadastre-se
anuncie
MENU

Cotação de Ingredientes

Guia de Fornecedores

CADASTRE SUA EMPRESA - CLIQUE AQUI


Cacau rico em flavonóides pode proteger dos efeitos do estresse

O estresse diário aumentou no ano passado e os consumidores de todo o mundo recorreram a qualquer indulgência que pudesse proporcionar uma fuga momentânea. Mas e se essa indulgência pudesse ajudar a lidar com o estresse em um nível fisiológico? De acordo com um estudo recente publicado na Nutrients, esse pode ser o caso quando se trata do cacau quente (chocolate quente), rico em flavanol.

O estudo, realizado por pesquisadores da Universidade de Birmingham, com 30 homens saudáveis, com idades entre 18 e 45 anos, revelou o cacau quente com alto teor de flavanol teve um efeito notável. “Os flavonóis do cacau impediram o declínio da dilatação mediada por fluxo (FMD) braquial 30 minutos após o estresse, permanecendo significativamente maior após o cacau com alto teor de flavanol, em comparação com o cacau com baixo teor de flavanol 90 minutos após o estresse. Além disso, o cacau com alto teor de flavanol aumentou o fluxo sanguíneo no antebraço (FBF) em repouso e durante o estresse em comparação com o cacau com baixo teor de flavanol”, concluíram os pesquisadores. Em outras palavras, a bebida de cacau com alto teor de flavanol melhorou o fluxo sanguíneo e a função dos vasos em momentos de estresse.

De acordo com Catarina Rendeiro, Ph.D., uma das principais autoras do estudo, beber cacau rico em flavonóis pode ser uma estratégia alimentar eficaz para reduzir deficiências temporárias na função endotelial após estresse mental e também melhorar o fluxo sanguíneo durante episódios estressantes. “Os flavonóis são extremamente comuns em uma ampla variedade de frutas e vegetais. Ao utilizar os benefícios cardiovasculares conhecidos desses compostos durante os períodos de vulnerabilidade vascular aguda (como o estresse), podemos oferecer orientação aprimorada às pessoas sobre como aproveitar ao máximo suas escolhas alimentares durante os períodos estressantes”.

O estudo exclusivamente masculino tem suas limitações, advertiram os autores, e estudos adicionais em homens e mulheres serão necessários. Mas, por enquanto, anime-se sabendo que uma mordida de chocolate ou um gole de cacau induzido pelo estresse pode ser bom não apenas para a alma, mas também para o corpo.

Fonte: Food Beverage Insider




Envie uma notícia



Telefones:

Comercial:

11 99834-5079

Newsletter:

© EDITORA INSUMOS LTDA.

001