Vote
Vote
Vote
Vote
Vote
Vote
Vote
Vote
Vote
Vote
Vote
Vote
Vote
Vote
Vote

Esconder

Guia 2021

Cadastre-se
anuncie
MENU

Cotação de Ingredientes

Guia de Fornecedores

CADASTRE SUA EMPRESA - CLIQUE AQUI


Como usar o agar-agar na sua formulação

O agar-agar é um hidrocolóide extraído de diversas espécies de algas marinhas vermelhas, muito usado na indústria alimentícia devido a sua capacidade de formar géis rígidos e estáveis em temperatura ambiente.

Insolúvel em água fria, este ingrediente consegue absorver uma quantidade de água 20 vezes maior que o seu próprio peso, se expandindo e formando um gel não absorvível, não fermentável e atóxico. Já a sua dissolução em água quente é rápida.

Este componente tem em sua composição, principalmente, fibras e sais minerais, celulose, anidrogalactose e proteínas, este último em pequena quantidade.

Usado já há muitos anos, devido sua origem natural e de fonte não animal, é cada vez mais avaliado como uma possibilidade para rotulagem mais amigável, atendendo as tendências do mercado plant-based e de produtos naturais.

Aplicações

Para ser ativado para aplicação em uma formulação, o agar-agar necessita de aquecimento. Recomenda-se que seja aquecido em meio aquoso a 85°C, pelo menos, e resfriado até a temperatura ambiente.

Bastante útil como ingrediente aditivo pela indústria alimentícia, pode ser usado em produtos lácteos, doces e confeitaria, produtos cárneos, bebidas e panificação.

Outras aplicações que vão além dos alimentos e bebidas são na indústria médica e farmacêutica, utilizado como substrato, agente terapêutico, retardador e de suspensão de sulfato como estabilizador, agente gelificante, entre outros.

Curiosidade

Na Ásia, este ingrediente é bastante comum em dietas. Por conta do corpo em que o agar-agar toma quando ingerido, devido à absorção de água, o consumidor sente que o seu apetite já está saciado e tende a ingerir menor quantidade de outros alimentos. A ausência de valor nutricional do agar-agar e o fato de ser composto por cerca de 80% de fibras, contribui para o controle do peso.

A Vogler possui uma equipe técnica à disposição de seus clientes para orientar a forma correta de usar o agar-agar, seja de maneira isolada ou em combinação com outros hidrocolóides.

Para saber mais, entre em contato com os nossos consultores técnicos.

Ana Lúcia Barbosa Quiroga
Gerente de P&D

Fonte: Blog Vogler




Envie uma notícia



Telefones:

Comercial:

11 99834-5079

Newsletter:

© EDITORA INSUMOS LTDA.

001