Vote
Vote
Vote
Vote
Vote
Vote
Vote
Vote
Vote
Vote
Vote
Vote
Vote
Vote
Vote

Esconder

Guia 2021

Cadastre-se
anuncie
MENU

Cotação de Ingredientes

Guia de Fornecedores

CADASTRE SUA EMPRESA - CLIQUE AQUI


Consumidor dita as novas tendências do mercado de embalagens e rótulos

As relações de consumo têm evoluído consideravelmente nos últimos anos. Consumidores estão mais exigentes e atentos às ações desenvolvidas pelas empresas, tanto em relação à reputação quanto aos processos industriais, embalagens e apresentação dos produtos. Por outro lado, para atender essas expectativas, as organizações têm se dedicado ao desenvolvimento de alternativas que associam sustentabilidade, funcionalidade, inteligência, segurança e design, principalmente, no que diz respeito às embalagens, rótulos e etiquetas.

Entre as tendências que têm norteado o mercado e o posicionamento das marcas, o fator sustentável segue em alta. Embora seja um grande desafio aplicar a sustentabilidade do início ao fim da cadeia produtiva, as empresas buscam, cada vez mais, alternativas viáveis em termos de custo final e valor de produto, que atendam aos protocolos de cuidado com o meio ambiente. "Por se tratar de uma alternativa mais favorável pela disponibilidade de matéria-prima e agilidade de produção, o plástico ainda seguirá em alta nos próximos anos. O que precisamos desmistificar é a imagem de que o plástico é o vilão, pois o problema está no descarte desse material. Por isso, hoje, contamos com plásticos 100% recicláveis, bem diferente do cenário de alguns anos atrás", destacou Felipe Garcia, professor do curso de Design de Produtos e Serviços do Istituto Europeo di Design (IED).

Ainda de acordo com Garcia, o vidro e o alumínio são boas alternativas, mas, além do custo da embalagem, o processo logístico acaba encarecendo o produto ao consumidor final. "Para que as marcas adotem essas alternativas mais sustentáveis de embalagens, é preciso mostrar ao cliente a causa da empresa. É um processo que demanda tempo, algumas marcas se reposicionam para isso e outras seguem priorizando os preços", complementa.

Uma segunda tendência observada no setor de embalagens e rótulos diz respeito à funcionalidade. De acordo com pesquisas realizadas pelos institutos Mintel e Market Vision, 58% dos consumidores buscam por embalagens que podem ser resseláveis, com sistema "abre e fecha". Dotadas de lacres seguros, garantem maior durabilidade do produto e seu frescor, apontado como fator importante para 82% dos consumidores. Em termos de conveniência, 45% dos consumidores procuram por embalagens fornecidas em tamanhos únicos e 40% apreciam embalagens que possam ser levadas a todos os lugares.

Outro fator que deve ser levado em consideração para a escolha e desenvolvimento de embalagens e rótulos é o apelo em gôndola, ou shelf appeal. Com tantos produtos ao alcance do consumidor, soluções impactantes são a chave para o sucesso dos negócios. De acordo com estudos, o consumidor leva 2,5 segundos para decidir entre dois produtos no ponto de venda, então, a forma como são apresentados pode ser crucial para essa escolha.

Etiquetas e rótulos inteligentes também estão entre as tendências, tanto para a rastreabilidade e controle dos produtos pela empresa, em toda a cadeia - da linha de produção à chegada ao consumidor final -, quanto para facilitar a vida do consumidor no ato da compra.

Fonte: Agrolink




Envie uma notícia



Telefones:

Comercial:

11 99834-5079

Newsletter:

© EDITORA INSUMOS LTDA.

001