Vote
Vote
Vote
Vote
Vote
Vote
Vote
Vote
Vote
Vote
Vote
Vote
Vote
Vote
Vote

Esconder

Guia 2021

Cadastre-se
anuncie
MENU

Cotação de Ingredientes

Guia de Fornecedores

CADASTRE SUA EMPRESA - CLIQUE AQUI


Food 2040 - Desenvolvendo uma estratégia para os sistemas alimentares

Os sistemas alimentares precisarão evoluir durante os próximos 20 anos para alimentar mais de 10 bilhões de pessoas e, ao mesmo tempo, proteger os recursos naturais e os ecossistemas. “Resetting the Food System from Farm to Fork”, um evento virtual global realizado em 1º de dezembro e organizado pela Barilla Foundation, Parma, na Itália, e Food Tank, Chicago, Estados Unidos, apresentou soluções para repensar os sistemas alimentares durante a próxima década.

Especialistas em agricultura, alimentação e nutrição, juntamente com formuladores de políticas, autoridades do setor privado e defensores da sociedade civil, discutiram como realinhar os sistemas alimentares com as necessidades humanas e as fronteiras planetárias para se tornarem mais resilientes, inclusivos e sustentáveis após e além da pandemia.

Precisamos de um movimento positivo para acelerar, capacitar, refinar e projetar um futuro mais sustentável e conscientizar as pessoas - empresas, cidadãos, instituições - de que outro futuro é possível”, disse Guido Barilla, presidente do Grupo Barilla e da Barilla Foundation. “O futuro da alimentação está em nossas mãos. Vamos fazer o futuro crescer”.

O evento foi organizado para preparar o cenário para a Cúpula dos Sistemas Alimentares das Nações Unidas para 2021 e fornecer ao Secretário-Geral uma lista de esforços viáveis para "mudar as coisas". A cúpula acontecerá no quarto trimestre de 2021.

O setor de alimentos, visto de forma ampla, é um dos contribuintes mais importantes para os nossos problemas ambientais”, disse Jeffrey Sachs, professor e diretor do Centro para o Desenvolvimento Sustentável da Universidade de Columbia, Nova York, e diretor da Rede de Soluções de Desenvolvimento Sustentável da ONU. “A produção de alimentos faz mais para mudar o planeta por meios humanos do que qualquer outro setor”, afirmou.

Segundo Sachs, estima-se que cerca de 30% de todas as emissões de gases de efeito estufa venham da produção e distribuição de alimentos.

Chris Barrett, professor e co-editor-chefe de Política Alimentar da Cornell University, de Nova York, disse que é importante ter em mente os sucessos e descobrir como aproveitá-los e, ao mesmo tempo, abordar os problemas que estão causando. Ele observou que 2020, apesar da pandemia, foi uma colheita de cereais de recorde histórico. Além disso, neste ano, o sistema alimentar atual forneceu dietas saudáveis e adequadas a cerca de cinco bilhões de pessoas. “Esse é o truque. Temos que manter dois pensamentos diferentes e atraentes em mente ao mesmo tempo, o sistema alimentar global e a variedade de sistemas alimentares locais que o compõem. Temos mais sucesso do que nunca com os termos para os quais projetamos os nossos sistemas alimentares, e ainda, ao mesmo tempo, totalmente insustentáveis”, disse Barrett.

Uma chave é a inovação, não apenas tecnológica, mas também institucional e política. Segundo Barrett, é necessário inovar de forma eficaz e incentivar as inovações certas. “Nas décadas de 1960 e 1970, a indústria conseguiu maximizar a produtividade por unidade de área cultivada de alimentos básicos amiláceos para evitar a fome em face do crescimento populacional”, explicou. “Mas os problemas de amanhã são diferentes. Precisamos redesenhar o sistema coordenando as atividades dos indivíduos que compõem o complexo sistema alimentar. É uma rede de bilhões de agentes descentralizados de consumidores individuais, agricultores, processadores, fabricantes, varejistas, chefs, cada um tomando decisões por conta própria. Precisamos coordenar atividades para induzir coletivamente uma resposta massiva na direção de sistemas alimentares saudáveis, equitativos, resilientes e sustentáveis”, disse Barrett.

O futuro do sistema alimentar está realmente em nossas mãos e estamos entusiasmados com as importantes discussões que ocorreram e que continuarão a acontecer na preparação para a Cúpula de Sistemas Alimentares das Nações Unidas de 2021”, disse Danielle Nierenberg, presidente da Food Tank.

Três recomendações foram transmitidas ao Enviado Especial da Cúpula de Sistemas Alimentares da ONU: o alinhamento em torno de um senso comum de propósito que permite que as partes interessadas elaborem visões diversas para um sistema alimentar mais saudável, inclusivo, sustentável e resiliente; conectar, mobilizar e convidar todos os atores do sistema alimentar para uma jornada coletiva que leva a um sistema alimentar transformado; e aumentar a conscientização e capacitar os consumidores a fazerem escolhas sustentáveis de forma adequada, alimentando uma discussão pública cientificamente fundamentada e orientada para a ação.

O consenso entre os apresentadores foi que o mundo precisa de uma ação urgente nos sistemas agrícolas e alimentares. Quando todos os players trabalham juntos, será possível redefinir o futuro do alimento, disse Nierenberg. Ao alavancar as relações entre como produzimos, compramos, vendemos e comemos alimentos, é possível apoiar vidas mais saudáveis, prósperas e gratificantes.

Fonte: Food Business NewsFood 2040,




Envie uma notícia



Telefones:

Comercial:

11 99834-5079

Newsletter:

© EDITORA INSUMOS LTDA.

001